JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 181 – 16 de dezembro de 2001 a 15 de janeiro de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

Clique na imagem para ampliá-la

CAPA

Personalidade da Tecnologia marca Dia do Engenheiro
A comemoração aconteceu no SEESP no dia 14 de dezembro, quando foram homenageados nomes que se destacaram durante o ano em suas áreas de atuação. Na data, o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa proferiu palestra aos engenheiros sobre comércio mundial.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

EDITORIAL
2001 foi um ano de lutas e conquistas

OPINIÃO
Desejemos um feliz ano novo, mas lembremo-nos de construí-lo

REPORTAGENS
Engenheiro de Minas pode minimizar danos ambientais

Esse profissional desenvolve trabalho voltado à indústria do setor. Sua atuação inclui pesquisa – prospecção em busca de uma jazida –, desenvolvimento e operação da mina.

SEESP pede providências contra tarifaço
Sob pressão, o Governo admite sacrificar mais uma vez a população, presenteando-a com um reajuste extraordinário na sua conta de luz. O Sindicato dos Engenheiros entrou com representação no Ministério Público Federal solicitando que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Festa no Interior
Saiba como foram as solenidades de posse das Delegacias Sindicais em Piracicaba, Baixada Santista, Botucatu, Araçatuba e Grande ABC, realizadas em novembro e dezembro.

Engenheiro XXI
USP democratiza o conhecimento

BENEFÍCIOS
SEESP investe em programa de benefícios
O diretor Flávio Brízida, responsável por essa área, avalia o trabalho desenvolvido pelo Sindicato. Proposta é ampliar o leque ao associado, de modo que ele encontre na entidade todo tipo de serviço, a preços vantajosos.

CANTEIRO

Delegados sindicais no Metrô
No dia 14 de dezembro, foram empossados, em solenidade realizada na sede do SEESP, seus 22 delegados sindicais no Metrô. O mandato vai até 2003.

SEESP no Fórum Social Mundial
Acreditando que um outro mundo é possível, o SEESP estará novamente presente ao Fórum Social Mundial, que no próximo ano se realizará entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, em Porto Alegre. Além de enviar delegação, o Sindicato promoverá diversas oficinas, sobre os temas: “Globalização e contaminação ambiental”, “Novos rumos para o setor elétrico”, “Regularização fundiária e urbanização de favelas” e “Transporte e inclusão social”.

Negociação com a Ferroban
Com vistas ao acordo cole­tivo 2002, aconteceram em dezembro duas reuniões de negociação entre os sindicatos dos trabalhadores, incluindo o SEESP, e a Ferroban, a qual garantiu a data-base em 1º de janeiro. No segundo encontro, no dia 12, as entidades encaminharam a pauta de reivindicações econômica, que inclui reajuste salarial de 27,1% e abono para recomposição de perdas. Além disso, foi elaborado o calendário das próximas reuniões, todas em janeiro.
Com relação ao dissídio coletivo 2001, julgado no dia 13 no TST, foi definido o repasse aos engenheiros de pagamento de abono de R$ 1.200,00 a partir deste mês, em três parcelas a quem ganha mais de R$ 1.000,00.

Câmara aprova projeto lesivo ao trabalhador
De autoria do deputado Ney Lopes (PFL-RN), o substitutivo ao PL 5.483/01, que altera o artigo 618 da CLT e permite a flexibilização de direitos, foi aprovado no dia 4 de dezembro pela Câmara dos Deputados. Apesar de lesivo aos trabalhadores, foram contabilizados 264 votos favoráveis ao projeto, 213 contrários e duas abstenções. O PL agora segue para ser apreciado no Senado Federal, provavelmente em março de 2002. O movimento sindical promete reforçar a luta para impedir que tal projeto passe por aquela casa.

FNE faz assembléia geral
Aconteceu, nos dias 17 e 18 de dezembro, a assembléia geral da  FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) em Brasília. No ensejo, foi definido o programa de trabalho da entidade para 2002.

Aquecedor solar de baixo custo
Resultado de pesquisas desenvolvidas no Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP), materializou-se uma tecnologia 100% nacional para que a própria população fabrique seus aquecedores solares de água. O equipamento, para uma família de quatro a sete integrantes, pré-aquece a água, que pode ser temperada pelo chuveiro elétrico em dias sem irradiação solar, economizando cerca de 75 a 90% de sua energia. Dependendo do modelo, seu valor varia de R$ 90,00 a R$ 150,00.
Seus componentes podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção. Detalhes teóricos, práticos e manuais encontram-se à disposição gratuitamente no site www.sunpower.com.br. A todos que queiram montar ou industrializar o novo aquecedor, é fornecido apoio técnico permanente, via e-mail.

Diretor do SEESP recebe título
A Aeasv (Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Vicente) conferiu a Newton Guenaga Filho, presidente da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, o título de sócio benemérito da entidade, outorgado em evento realizado no dia 7 de dezembro. A homenagem é dada a profissionais pertencentes ao quadro de filiados da Aeasv que se distinguem por relevantes serviços prestados à associação.

CURSOS

Campos do Jordão
Fundação Assefaz
www.boehme.com.br/inscrever.htm
Inscrições e reservas: reserva@boehme.com.br inscrever@boehme.com.br

Curso ISO 9000 – Leitura e interpretação da NBR ISO 9001:2000. Dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2002. Objetivo: capacitar os participantes a compreenderem a estrutura e os requisitos do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), conforme a NBR ISO 9001:2000. Carga 16h/aula. Horário: 8h30 às 12h e 13h às 17h30. Preço: R$ 350,00.

Piracicaba
Esalq - USP – Departamento de Solos e Nutrição de Plantas
Fealq (Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz”)

Telefones: (19) 3429-4171/4295 e 3422-9197 – Fax: (19) 3434-5354
E-mail: lrfalleo@esalq.usp.br

Curso de especialização em manejo do solo. Início em 15 de fevereiro de 2002, com inscrições abertas. Aulas: sextas-feiras (19h30 às 22h30) e sábados (8h às 12h e 13h30 às 17h30), em finais de semana alternados.

SÃO PAULO
BICSI Brasil

E-mail: bicsibrasil@bicsi.com.br

Palestra BICSI Brasil 2002
. A entidade está à procura de associados interessados na apresentação de palestras e estudos de casos, no congresso que faz parte da Feira Netshow South America 2002, em abril próximo. Os temas devem ser ligados às áreas de cabeamento, automação predial e residencial, networking e infra-estrutura para telecomunicações. O resumo dos trabalhos e o currículo devem ser encaminhados até 21 de dezembro por e-mail, citando no assunto “Palestra BICSI Brasil 2002”.

Telecon
www.telecon.com.br
Telefone: 0800-135058
E-mail: telecon@telecon.com.br

Telecomunicações e Internetworking.
Há diversos treinamentos de especia­li­zação programados. Infor­me-se e confira.

Impacta
www.impacta.com.br
E-mail: impacta@impacta.com.br

Vários treinamentos na área de calling e telecomunicações nos meses de dezembro e janeiro.

Senac Vila Nova
www.sp.senac.br/networking
Telefone: (11) 3236-2095
E-mail: networking@sp.senac.br

Durante os meses de férias, haverá vários treinamentos na área de rede estruturada, cabeamento, telefonia, networking e telecomunicações. O Senac fica na Rua Dr.Vila Nova, 228 – 5º andar – Sta. Cecília.

MSM
Telefones: (11) 5083-1232 e 9207-4475
E-mail: msmenglish@bol.com.br

Inovador sistema de ensino da língua inglesa por telefone, com ênfase em pronúncia e conversação para alunos com nível mínimo pré-intermediário.

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901