JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição nº 175 – 16 a 30 de setembro de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na imagem para ampliá-la 


CAPA

Política Nacional de Saneamento: 
emenda sai pior que o soneto

Apresentado pelo relator da Comissão Especial que analisava os projetos de lei que previam institucionalização do setor, substitutivo difere conceitualmente das propostas originais e é criticado por especialistas.

 


Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL

Mobilização em defesa do 
serviço público de saneamento

OPINIÃO

A crise energética brasileira

Metrô de São Paulo vive 
pior acidente de sua história
 


REPORTAGEM

Engenharia de Tráfego exige criatividade
Para atuar nessa área, é fundamental ao profissional ter disposição para superar desafios e ser inventivo. Buscar alternativas, remover interferências e não deixar a cidade parar fazem parte da sua rotina diária.


ENGENHEIRO XXI

Semana de Engenharia 
da UniSantos enfoca profissionais


Cursos

CANTEIRO

CPTM: aguardando negociação
Visando a correção salarial dos engenheiros, correspondente ao período de janeiro de 2000 a agosto de 2001, o SEESP aguarda o início das negociações, previsto no Acordo Coletivo de Trabalho firmado em julho último, que estabeleceu data-base em 1º de setembro. Livreto com a íntegra do acordo vigente será enviado aos associados. Está também em fase de organização o processo eleitoral dos delegados sindicais do SEESP na companhia.  

Cesp e CTEEP:  eleição de representantes sindicais
Vão até o dia 24 de setembro as inscrições de chapas para a eleição de delegados sindicais na Cesp e na CTEEP. A escolha desses representantes acontecerá por correspondência e serão contados os votos que chegarem ao correio até o dia 10 de outubro, às 14 horas. A apuração será feita em seguida e a posse imediata, para mandato até 2004.  

Ferroban: delegados  serão empossados
Em 22 de setembro, serão empossados 13 delegados sindicais do SEESP na Ferroban, eleitos entre os dias 27 e 31 de agosto, para o mandato 2001-2004.  

Adeus a Toninho
A morte  do prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado a tiros em 10 de setembro último, deixa imensa lacuna na política estadual. “Foi uma grande perda. Toninho estava preparado para administrar a cidade e vinha cumprindo fielmente o seu programa de governo”, afirmou o presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas, Rubens Lansac Patrão Filho.  Segundo ele, outra marca do curto governo foi a proximidade com a população que o prefeito, que não utilizava carro oficial ou seguranças, fazia questão de manter. “Ele achava que se o povo não tinha escolta ele também não deveria ter.”  

Posse em Sorocaba
Acontece em 28 de setembro a posse solene da diretoria da Delegacia Sindical do SEESP em Sorocaba. O evento acontece às 20 horas, no Marcio´s Buffet, e contará com a participação dos associados, que deverão confirmar presença até o dia 21, pelo telefone (15) 231-0505.  

Cerimônia na Assembléia marca 20 anos da Conclat
Em 23 de agosto último, foram comemorados, na Assembléia Legislativa de São Paulo, os 20 anos da I Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), que, em agosto de 1981, reuniu 1.200 entidades e 5 mil delegados, lançando o embrião das atuais centrais sindicais. O evento, organizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos), contou com a presença de Luís Inácio Lula da Silva, presidente de honra do PT, da prefeita da Capital, Marta Suplicy, e diversos dirigentes sindicais, entre eles Hugo Perez, secretário de Relações Sindicais da CGT e diretor do Dieese. Para ele, a Conclat “representou um desafio à ditadura, tendo contribuído para a busca da democracia”.  

SEESP é homenageado em Araras
No dia 8 último, o SEESP e a AEAA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araras) receberam Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Araras, por iniciativa do vereador Benedito Aparecido Bordini. O objeto da homenagem foi a campanha “Ligue-se no racionamento”, realizada pelo Sindicato no dia 14 de julho naquele município e em diversos pontos do Estado e da cidade de São Paulo.

Engenheiro recebe troféu
O diretor do SEESP, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, recebeu o troféu “Ecolago” em agosto último, como presidente da Apreservita (Associação pela Preservação da Bacia do Rio Itararé). A premiação foi um reconhecimento da Associação dos Timburienses àquela entidade por seu trabalho em prol do Vale do Itararé.

Seguros com até 35% de desconto
O SEESP firmou convênio com a Liberty Paulista Seguros, com o objetivo de proporcionar, a preços vantajosos, seguros de automóveis e residenciais aos seus associados e funcionários. Os pagamentos podem ser feitos em até 12 vezes sem juros, com descontos que chegam a 35%, dependendo da região. Maiores informações pelo telefone (11) 6942-7383 ou 0800 77 00 720.

Congresso ambiental
No dia 3 último, aconteceu o Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais, com apoio do SEESP e de diversas entidades e organização do Núcleo de Pesquisas Ambientais da Baixada Santista. No evento, foram apresentados 20 trabalhos, desenvolvidos por pesquisadores renomados nessa área (www.lusiada.br/cbpa).

Volta

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br