JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição nº 173 – 16 a 31 de Agosto de 2001
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE


Clique na imagem para ampliá-la 


CAPA

PEDÁGIO EM JACAREÍ É INAUGURADO 
CONTRA A VONTADE DA POPULAÇÃO

Novo posto de cobrança deve trazer prejuízos à cidade e provocar mobilização. Sem opção, Prefeitura local firmou acordo, na tentativa de recuperar eventuais danos.
 


Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

  EDITORIAL

HORA DA DESPEDIDA


OPINIÃO

O APAGÃO DOS TRANSPORTES


CARTAS

COMBUSTÍVEL ADULTERADO


REPORTAGENS

ENGENHARIA AGRÍCOLA x AGRÔMICA:
QUEM FAZ O QUÊ?

As diferenças são relevantes. Na primeira, o profissional cuida do que acontece antes e depois da colheita, enquanto na segunda, volta-se a preocupações como a relação solo-planta.


COSIPA FAZ PRIMEIRA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO DE ENGENHEIRO NO PAÍS
O instrumento evita a morosidade da Justiça do Trabalho, mas pode gerar perdas financeiras. Sindicato tem papel fundamental na defesa do empregado.


ENGENHEIRO XXI

ENTREVISTA: Márcio Wohlers

CURSOS

CANTEIRO

Pré-inscrições para o FSM iniciam este mês
Interessados em participar do Fórum Social Mundial 2002, que será realizado em Porto Alegre no final de janeiro próximo, poderão fazer as pré-inscrições no final deste mês, na página www.forumsocialmundial.org.br. Nela, estará disponível uma ficha cadastral destinada à delegação de cada entidade. As organizações poderão também  apresentar propostas de oficinas ou de atividade que almejam realizar durante o evento.


Marília promove Festa da Cumeeira
Realizada no dia 4 último, a Festa da Cumeeira já se tornou tradição na cidade de Marília, SP. Capitaneada pela Delegacia Sindical do SEESP no município, dirigida por seu presidente, Luiz Fernando Napoleone, a atividade hoje conta com a participação de diversas entidades.


Fórum São Paulo Século XXI
A Lei 10.765/01, que determinou a criação do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), o qual mede o progresso social e deve orientar as políticas públicas municipais do Estado, foi proposta pelo Fórum SP Século XXI - Pensando São Paulo, instituído pela Assembléia Legislativa de São Paulo. Por deliberação de seus conselheiros, as discussões centraram-se no desenvolvimento humano e não no estrutural ou econômico. Concebido sob a forma de conselho, ele foi composto por 64 personalidades representativas da população paulista. Outros 431 conselheiros e 33 parlamentares formaram 16 grupos temáticos. O resultado do trabalho foi condensado numa publicação que poderá ser adquirida na Assembléia Legislativa. Informações (11) 3885-5376, com  Fernando Menezes.


Campanhas Salariais 2001
CPFL   Em mesa-redonda realizada no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, dia 8 último, a companhia reiterou sua proposta. O SEESP recusou, lembrando que ela já havia sido rejeitada em assembléia. No dia seguinte, o Sindicato, através do seu Departamento Jurídico, ingressou com dissídio coletivo na Delegacia Regional do Trabalho.

CNEC — No dia 18 último, engenheiros em assembléia aprovaram proposta do Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores, empresa do grupo Camargo Corrêa, sobre a Participação nos Lucros e Resultados, que define metas para 2001 e 2002 e pagamento em maio de 2002 e 2003.

Dersa — Em audiência de conciliação realizada em 6 de agosto, no TRT, não houve avanço. Apenas foi reiterado que as cláusulas sociais já haviam sido acordadas. O TRT propôs 7% de reajuste de salário, bem como seu reflexo sobre os benefícios, o que não foi aceito pela empresa. Resta agora o julgamento do dissídio.

 

Nova diretoria do SEESP será empossada
No dia 21,  acontece a posse oficial da nova diretoria do SEESP para o triênio 2001-2004. A chapa Trabalho, Integração e Compromisso foi eleita em 28 de junho último, encabeçada por Murilo Celso de Campos Pinheiro. Segundo ele,  “todos os itens integrantes dos planos de trabalho, desde então, vêm sendo discutidos exaustivamente com os diretores num esforço de preparação da sua implantação nos próximos três anos”. Destacam-se entre eles: Ação Sindical, Mercado de Trabalho, Centro de Referência de Estudos e Política nas Áreas de Engenharia, Relações Institucionais e Políticas, Prestação de Serviços e Benefícios, Ações Administrativas e Recursos. A solenidade está marcada para as 17 horas, na sede do SEESP.


Eleição de delegados sindicais
No dia 7 último, engenheiros em assembléia geral extraordinária aprovaram o Regimento Eleitoral para escolha dos dele­gados sindicais na Ferroban. Na ocasião, também compuseram a Comissão Eleitoral, formada pelos engenheiros Ricardo José Coelho Lessa, Maxwell Wagner Colombini Martins e Nelson Corrêa Granja. A votação ocorrerá entre os dias 27 e 31 próximos, por correspondência, e a apuração, no dia 5 de setembro.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br