JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação quizenal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 155 – 16 a 31 de outubro de 2000 - Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

EDITORIAL
Cesp: um instrumento essencial 
da política energética paulista



OPINIÃO
Acidente na CPTM: quem tem poder 
de decisão deve ser responsabilizado


CARTAS
Gratidão


REPORTAGENS
Eleições municipais
Em entrevista ao Jornal do Engenheiro, os candidatos à Prefeitura da Capital abordam pontos fundamentais na gestão da cidade. E mais: as propostas de concorrentes em Santos e Campinas, onde também foi realizado o Fórum de Debates "A Engenharia e a Cidade" e vai haver segundo turno.


Acordo assinado na Sabesp
Para João Carlos Gonçalves Bibbo, diretor do SEESP, quando se considera a postura intransigente do Governo Covas e da sua área econômica, o resultado dessa campanha salarial na companhia foi positivo e representou o reinício das negociações com a empresa.


ENGENHEIRO XXI
Entrevista
Cursos
Eventos
CANTEIRO


EPTE pagará adicional de periculosidade
Em reunião na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) realizada no dia 8 último, a EPTE informou que implantará imediatamente na folha de pagamento o adicional de periculosidade, conforme parecer do Ministério do Trabalho. Assumiu ainda o compromisso de estudar juntamente com o SEESP como efetuar o pagamento dos valores atrasados. Com isso, a companhia aceitou o laudo final apresentado pela Divisão de Segurança e Saúde do Trabalhador da DRT, que analisou o impacto sobre a integridade física decorrente de exposição à condição de periculosidade dos postos de trabalho em questão. Cabe informar que o parecer da DRT foi embasado também na análise feita pelo SEESP dos laudos elaborados pela EPTE. Os técnicos do Sindicato detalharam em relatório as divergências neles encontradas e formularam nova proposta para caracterização da periculosidade.


Golpe duro no Metrô
O corte do adicional de periculosidade para alguns cargos no Metrô foi tratado em audiência no Ministério Público do Trabalho dia 5 último, quando o Metrô criou um impasse, tornando inviável a continuidade das negociações. Após sucessivos debates, a empresa declarou que somente autoriza o reexame do laudo feito pela Disegno Engenharia se for feito por técnico da Fundacentro, com acompanhamento de peritos das partes. A companhia afirmou ainda que continuará aplicando o resultado do laudo atual até o final das negociações, comprometendo-se a pagar retroativos e implementar tal benefício caso haja conclusões contrárias.
Outro problema é o fato de o Metrô somente aceitar continuar as negociações se um eventual laudo acordado entre as partes prevalecer para todas as situações, independentemente da existência de processos judiciais, mesmo com sentenças já tramitadas em julgado. Já os sindicatos concordam com as negociações apenas nos casos de trabalhadores que não têm processos em curso e para os que propuseram reclamação após 21 de agosto último. Além disso, solicitam o pagamento imediato do adicional retroativo a 1º de agosto. O assunto seria discutido pela categoria em reuniões setoriais nos dias 17, 18 e 19 deste mês.


Iniciada campanha salarial na Ferroban
As assembléias realizadas nos dias 9 e 10 últimos aprovaram a pauta de reivindicações da categoria para o ano 2001, com o objetivo de dar início às negociações da data-base em 1º de janeiro. Enquanto isso, é aguardado julgamento do dissídio coletivo 2000 no TST (Tribunal Superior do Trabalho), cuja data ainda não foi definida.


Rejeitada proposta da CDHU
A assembléia dos trabalhadores da CDHU rejeitou, no dia 10 último, a contraproposta apresentada pela companhia em audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) no dia 4. A empresa propôs reajuste zero e alterações em benefícios como auxílio-creche, cesta básica e plano de assistência médica, entre outros. A assembléia deliberou pelo ingresso junto ao TRT de dissídio coletivo de trabalho contra a CDHU.


Telefônica quer data-base em setembro
Em ofício enviado ao SEESP, a Telefônica propôs mudar a data-base dos engenheiros de 1º de dezembro para 1º de setembro. O assunto foi tratado em reunião no dia 6 último entre representantes do SEESP e da empresa. O encontro resultou também numa proposta de acordo coletivo de trabalho para 2000-2001, com 3% de reajuste mais vantagens pessoais, participação nos lucros e resultados, manutenção dos benefícios, entre outras.


Engenheiros aprovam proposta da Cesp
No dia 9 último, engenheiros em assembléia aprovaram proposta da Cesp apresentada dia 5 em reunião de negociação. Destacam-se, entre outros itens: prorrogação do acordo coletivo até 31 de maio de 2003, com vigência da cláusula de gerenciamento de pessoal até 31 de dezembro daquele ano, reajuste salarial de 4%, abono de R$ 440,00 (a ser pago no próximo dia 30, mais uma parcela variável de 35% do salário no dia 29 de novembro), mais quatro abonos, calculados sobre o salário nominal e distribuídos da seguinte forma: 28% (21% em setembro, mais 7% em 2 de outubro), 15% em 30 de janeiro, 15% em 23 de fevereiro e 10% em 29 de março.


Programa Engenheiro Empreendedor
O Balcão de Negócios do Sebrae continua disponível aos engenheiros autônomos, pequenos empresários e empreendedores na Sala do Empreendedor no SEESP. A idéia é dar suporte maior a esses profissionais, prestando informações sobre abertura de empresas, linhas de crédito, palestras e planos de negócios. Informações pelo telefone (11) 3113-2638.


Indique os premiados da tecnologia
O SEESP receberá até 30 de outubro indicações das personalidades da tecnologia de 2000. Participe, sugerindo profissionais que considere merecedores do prêmio. Basta responder ao questionário nesta página. As propostas serão selecionadas pela Comissão Julgadora, composta por membros do SEESP e de outras entidades. Pelo 14º ano consecutivo, o Prêmio da Tecnologia será entregue aos escolhidos durante as comemorações do Dia do Engenheiro.

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais,  Fernando Bueno. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01316-901 - Telefone: (11) 3113-2600 - Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Tiragem: 20.000 exemplares. Fotolito e Impressão: Mogi News. Edição: 16 a 30 de agosto 2000. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br