Canteiro

 

3ª Conferência das Cidades


Em 5 e 6 de junho último, a Comissão Executiva da 3ª Conferência Nacional das Cidades reuniu-se em Brasília com o objetivo de discutir e aprovar material orientativo aos municípios e estados para auxiliá-los na preparação dos seus eventos, os quais antecedem a conferência de âmbito federal. Segundo destaca Laerte Conceição Mathias de Oliveira, diretor do SEESP e representante da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) junto à Comissão Executiva Nacional, neste ano o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e seus impactos nas localidades onde haverá investimentos será um dos temas tratados.

A 3ª Conferência Nacional das Cidades acontece em 25 de novembro, com a pretensão de realizar balanço das duas iniciativas anteriores e continuar a trabalhar na construção da política nacional de desenvolvimento urbano. Além de eleger os novos membros do Conselho Nacional das Cidades, terá entre os desafios conferir a ele caráter deliberativo. Sob o lema “Avançando na gestão democrática das cidades” e tendo como tema “Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social”, o evento terá como subtemas principais a capacidade e forma de gestão nas cidades e a política de desenvolvimento urbano e as intervenções nas localidades.

No Estado, a Conferência acontecerá na última semana de setembro e tem como representante do SEESP na Comissão Preparatória o engenheiro José Istenes Eses Filho.


Concluído curso de formação política para dirigentes do SEESP

No dia 11 de junho houve, na sede do SEESP, na Capital paulista, a cerimônia de encerramento do curso sobre Estado e política no Brasil, ministrado às lideranças da entidade. A iniciativa foi uma parceria entre esse sindicato e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Ao oferecer estudos sobre sociedade, economia e instituições políticas brasileiras em perspectiva histórica e teórica, o curso propiciou a reflexão sobre aspectos fundamentais acerca dos temas em questão.

Entre as disciplinas apresentadas, formação da sociedade brasileira; Estado e política no Brasil; planejamento e desenvolvimento econômico no País; e globalização e política. Além disso, outros temas correlatos foram abordados, como iberismo e americanismo, revolução burguesa, modernização econômica, Estado e sociedade, sindicatos e partidos políticos.


Copa SEESP de Xadrez

Realizou-se em 27 de maio último o 2o Torneio Aberto de Xadrez de Santa Cruz das Palmeiras, válido como 4ª etapa da IV Copa SEESP de Xadrez. O evento contou com 118 participantes e foi disputado em sete rodadas de 16 minutos para cada jogador. O grande campeão foi o enxadrista de Rio Claro, Ricardo Wilson Salvi, que terminou a competição invicto. Em 2º e 3º lugares ficaram Wendel de Assis, de Mogi Guaçu, e Amalio Coelho Brienza, de Rio Claro. Prestigiaram essa etapa delegações de Américo Brasiliense, Araraquara, Americana, Campinas, Limeira, Iracemápolis, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e Cordeirópolis, essa última levando o maior número de participantes – 27 atletas.

A próxima etapa da IV Copa SEESP de Xadrez – organizada pelo sindicato por intermédio de sua delegacia em Rio Claro – acontecerá no dia 24 de junho na cidade de Araras. Maiores informações no site www.xadrezrapido.com.

Engenheiros aprovam acordos

SPTrans – Os engenheiros da empresa, reunidos em assembléia no dia 31 de maio último, aprovaram a contraproposta da SPTrans para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2007. Essa inclui, entre outras conquistas, reajuste salarial de 3,44% e pagamento de R$ 2.571,80 por pessoa a título de participação nos resultados, mantidos os critérios do acordo anterior.

Metrô – Em assembléia que pôs fim à greve na companhia em 14 de junho, os engenheiros do Metrô-SP aprovaram proposta da empresa para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008. Destacam-se entre os seus principais itens reajuste de 4,35% sobre os salários de abril de 2007 e de 3,09% para os demais benefícios de caráter econômico, além de manutenção das cláusulas preexistentes.

Sabesp – O SEESP e a empresa assinaram em 15 de junho o Acordo Coletivo de Trabalho 2007, conforme aprovado pela categoria em assembléia no dia 24 de maio. Destacam-se entre os pontos principais: reajuste salarial de 3,37%; gratificação de férias com valor fixo de R$ 825,00 + parte variável aumentada de 33% para 40%; garantia de emprego para 98% do efetivo de pessoal durante a vigência do acordo; Programa de Participação nos Resultados; adicional de periculosidade abrangendo a manutenção de redes de água e esgoto; Plano de Remuneração por Competências; constituição de grupo de trabalho para revisão do plano médico; retomada do estudo do plano previdenciário e manutenção dos demais itens preexistentes.

Melhorando o trânsito e transporte em Rio Preto

Tendo assumido a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São José do Rio Preto em março, Amaury Hernandes, presidente da Delegacia Sindical do SEESP na cidade, vem atuando para garantir maior fluidez e segurança no trânsito. O primeiro passo foi planejar as ações para executar algumas obras. “Estamos colocando sinalização em toda a cidade, instalando rotatórias e providenciando a mudança no sentido de algumas ruas”, afirma Hernandes. E continua: “Estamos buscando a interação com a Universidade Estadual de São Carlos para ajuda em relação ao transporte público.”


 

Próximo texto

JE 301