Canteiro

 

O Cresce Brasil e o PAC
Em 14 de maio, a partir das 15h, acontece no auditório do SEESP (Rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, São Paulo/SP) o encontro “O Cresce Brasil e o PAC”. Realizado pela Federação Nacional dos Engenheiros, visa promover um diálogo entre o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – que reúne as contribuições da categoria a uma plataforma nacional de desenvolvimento com inclusão social – e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado pelo governo federal em 22 de janeiro. Terá a participação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. No ensejo, será lançado documento que compara ambas propostas. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2641.

 

Desenvolvimento em pauta
Evento realizado pelo Instituto Maurício Grabois no dia 20 de abril, no auditório do SEESP, também colocou em pauta o tema do desenvolvimento. Reunindo aproximadamente 500 pessoas, o evento, intitulado “PAC e o projeto nacional de desenvolvimento”, discutiu o programa do governo e abordou ainda o “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. Sobre esse último, tanto o deputado federal e ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), quanto o seu colega parlamentar e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) consideraram a iniciativa acertada, importante à retomada do desenvolvimento nacional. Além deles, participou o deputado Paulinho Pereira (PDT-SP). O economista Marcio Pochmann aproveitou a oportunidade para expressar sua preocupação com a financeirização da riqueza, que refuta o investimento produtivo, e com a gestão inadequada do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que colocaria em risco o seu desempenho.

 

Reunião dos núcleos dos planos diretores
Aconteceu em 31 de março, no Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), a “1ª Reunião Estadual dos Núcleos Regionais e Municipais”. O evento teve como objetivo central promover avaliação conjunta da Campanha Plano Diretor Participativo. Dos 31 núcleos existentes no Estado, estiveram presentes 20, das cidades de Bebedouro, São José do Rio Preto, Cristais Paulista, Franca, Votuporanga, Guarulhos, Marília, Fartura, São José dos Campos, Lorena, Ubatuba, São Paulo, Americana, Socorro, Araçatuba, Pirassununga, Presidente Venceslau, Assis, Sorocaba e Bauru. O SEESP integra o Núcleo Estadual.

Conferência das Cidades – Na abertura do evento, representando o presidente desse sindicato, Murilo Pinheiro, o vice-presidente Laerte Mathias apresentou a 3ª Conferência Nacional das Cidades, a se realizar entre 25 e 29 de novembro, em Brasília. Convocada por decreto do governador José Serra, a etapa estadual acontece de 1º de agosto a 30 de setembro, em São Paulo. As municipais e/ou regionais devem ocorrer nos meses de maio, junho e julho.

Sob o tema “Avançando na gestão democrática das cidades” e o lema “Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social”, a 3ª Conferência Nacional inclui entre suas propostas avançar na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e eleger as entidades membros do Conselho das Cidades. Atualmente, a FNE tem assento como titular.

 

Ricardo Zarattini recebe título de cidadão paulistano
Ex-deputado federal pelo PT, o engenheiro Ricardo Zarattini Filho foi homenageado em sessão solene realizada no dia 20 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Na ocasião, ele recebeu o título de cidadão paulistano. Iniciativa do vereador Donato (PT), a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e personalidades.
Nascido em Campinas, Zarattini militou contra a ditadura, chegando a ser preso e torturado inúmeras vezes. Um dos libertados na troca pelo embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick, viveu em diversos países. Regressando à Nação em 1973, novamente caiu nas garras da repressão cinco anos mais tarde, ficando detido até a anistia. Sua biografia consta do livro “Zarattini, a paixão revolucionária”, de autoria do seu companheiro de lutas, José Luiz Del Roio (Ícone Editora, 2006, 338 páginas, R$ 27,00).

 

Programa de TV em Marília aborda construção
Com o objetivo de orientar a população sobre a construção de sua casa, desde a aquisição do terreno até a obra e averbação, a TV Marília – Canal 4 veiculará semanalmente, todas as quintas-feiras, às 21h30, programa informativo. Esse contará com a participação de profissionais de diversos órgãos, incluindo o SEESP, por intermédio de sua delegacia sindical na cidade, o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), o Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

 

Dirigente do SEESP assume cargo na Sabesp em Lins
Vice-presidente da delegacia desse sindicato na cidade, Luiz Paulo de Almeida Neto assumiu em 3 de abril o cargo de superintendente da Unidade de Negócios Baixo Tietê e Grande da Sabesp. Funcionário da companhia há 28 anos, ele sucede Izaías Storch, que ocupará a Superintendência da Unidade de Negócios Baixo Paranapanema, em Presidente Prudente. Almeida Neto reuniu-se nos dias subseqüentes com os trabalhadores da empresa em Lins e afirmou sua disposição de dar ênfase à qualidade dos serviços prestados, bem como dar continuidade à renovação de contratos de concessão.

 

Texto anterior

JE 298