Canteiro

 

Café da manhã com dirigentes da Cteep
Em 9 de abril, o SEESP realizou em sua sede café da manhã com dirigentes da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista). Além de Sidnei Martini, presidente da empresa, estiveram presentes Pío Villarreal, diretor administrativo, Fernando Rojas, presidente da ISA Capital do Brasil – que arrematou a transmissora paulista no leilão de privatização em junho de 2006 –, bem como Orivaldo Marcuzzo e Sílvio Luiz de Souza, do Departamento de Recursos Humanos. Recebidos por vários diretores do SEESP, os representantes da Cteep afirmaram sua disposição de estabelecer parcerias e apresentar os planos para a companhia. O presidente desse sindicato e da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), Murilo Celso de Campos Pinheiro, entregou-lhes o manifesto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela entidade nacional – o qual reúne as proposições da engenharia a um plano de desenvolvimento para o País com inclusão social. No ensejo, ficou acertado a realização em breve de nova reunião para tratar de parceria à efetivação de programa de atualização aos profissionais da categoria que trabalham na Cteep.

 

Sindicato em Franca apóia evento esportivo
Preocupada com a preservação ambiental, a Delegacia do SEESP na localidade apoiou a realização da 6ª Cavalgada das Águas do Rio Canoas. Organizado pela Sabesp e Associação Ecológica Amigos do Rio Canoas na região, em 24 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 daquele mês –, o evento, que já se tornou tradição, reuniu mais de 200 cavaleiros de Franca e proximidades. Integra o programa “Verde Vida” da companhia de saneamento, que cuida da prevenção e recomposição das matas ciliares.

 

Encontro do meio ambiente em São Paulo
Em sua quinta edição, acontece de 7 a 10 de novembro próximo o Ecovale (Encontro do Meio Ambiente do Vale do Paraíba) Edição São Paulo. Em 2007, o evento promovido pelo SEESP, por intermédio de sua Delegacia Sindical em Taubaté, será sediado no Novotel Center Norte. Inscrições a partir de maio pelo site www.ecovale.org.br.

 

Entidade busca reintegrar ferroviários
No dia 12 de abril, o SEESP, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Mogiana, ingressou na 1ª Vara do Trabalho de Campinas com Ação Civil Pública pedindo a reintegração de aproximadamente 130 ferroviários, dos quais cerca de metade são engenheiros. Esses foram demitidos irregularmente pela ALL (América Latina Logística) a partir de junho do ano passado, uma vez que acordo firmado anteriormente garantia que não haveria dispensas involuntárias. Além de descumpri-lo, a empresa – que comprou a Brasil Ferrovias em maio de 2006 por R$ 1,4 bilhão em ações – sequer pagou à maioria deles as indenizações previstas na cláusula 4.49 do acordo coletivo. Incluída nos anos 90, período áureo das privatizações no setor, tal estabelece uma série de compensações, em caso de demissão sem justa causa, aos empregados oriundos da ex-Fepasa admitidos até 31 de dezembro de 1994. Caso o pagamento dessas não ocorra em até dez dias após o desligamento do funcionário, exige a reintegração imediata. Mediante liminar concedida na 1ª Vara do Trabalho de Campinas, em outubro último, 15 dirigentes sindicais do SEESP incluídos nos cortes tiveram garantido esse direito, face à estabilidade que lhes era devida enquanto representantes de sua categoria. A expectativa agora é de que se estenda aos demais ferroviários.

No setor, além do desmantelamento decorrente da desastrosa desestatização, a situação dos trabalhadores é emblemática. Denúncias de assédio moral e ataque a direitos e conquistas são corriqueiras e pululam ações contra a companhia.

 

SEESP participa de mobilização contra emenda 3
Por intermédio de sua Delegacia Sindical na Baixada Santista, o SEESP participou de mobilização contra a emenda 3 na região, realizada no dia 10 de abril – data em que ocorreram manifestações em diversos pontos do Estado e País, convocadas pelas centrais sindicais. Incluída no projeto de lei que cria a Super-Receita, a emenda 3 retira da fiscalização do trabalho a incumbência de reconhecer vínculo empregatício em caso de pessoa jurídica individual e determinar a imediata regularização da situação e pagamento de direitos trabalhistas. A medida constitui franco ataque a conquistas históricas, como o 13º salário e férias. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conferiu veto à emenda 3, mas o Parlamento ameaça derrubá-lo. Na tentativa de solucionar o impasse, o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, afirmou à imprensa que o Governo enviaria nova proposta, intermediária à emenda 3, permitindo contratação do gênero em casos específicos. Os sindicatos prometem novas manifestações ainda neste mês contra a medida que afronta direitos trabalhistas.

 

Lins homenageia superintendente da Sabesp
Em sessão solene na Câmara Municipal, realizada em 29 de março, os vereadores locais concederam a Izaías Storch, superintendente da Sabesp na localidade, o título de cidadão linense. A homenagem deveu-se às suas realizações e dedicação frente à companhia, em prol do saneamento na cidade. Prestigiou o evento o presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Lins, Milson César Pagliarini.

 

Texto anterior

JE 297