Cartas

Foco no ponto correto

 

Face ao acidente ocorrido na linha 4 do metrô de São Paulo, no dia 12 de janeiro, a imprensa falhou mais uma vez ao focar na direção errada. Convocou especialistas e oportunistas que debateram e opinaram sobre o assunto. Em momento algum, ouvimos qualquer opinião do profissional que de fato deveria ter sido ouvido, que é, no nosso entender, o maior responsável pela condução e gestão dos riscos em toda e qualquer obra: o engenheiro de segurança do trabalho. Certamente, toda essa tragédia teria sido evitada se ele tivesse sido de fato ouvido a tempo e, principalmente, respeitado em sua função. Como isso não ocorreu, agora temos o alto custo dos atrasos da obra, vidas perdidas prematuramente e a falta de credibilidade que cunha nossa engenharia.

Por isso, parabenizo o Jornal do Engenheiro, através do artigo do Eng. Celso Atienza publicado na edição 293, que, com muita propriedade, mostrou o caminho correto a ser seguido para que essa vergonha não torne a acontecer em nossa sociedade. Nossa engenharia nada deve aos avanços tecnológicos mundiais, principalmente quanto à engenharia de segurança do trabalho, na qual hoje somos, sem dúvida, uma das nações mais avançadas. O JE foi o único veículo que de fato soube colocar seus holofotes focados no ponto certo. Parabéns!

 

Gerson Viana da Silva
Engenheiro de segurança do trabalho e diretor de Comunicações da Apaest (Associação Paulista dos Engenheiros de Segurança do Trabalho)

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 295