Editorial

Nas páginas do JE, notícias de muito trabalho

 

Com esta primeira edição do Jornal do Engenheiro publicada em 2007, retoma-se o registro das ações do SEESP e debates concernentes aos engenheiros como profissionais e cidadãos. O veículo, já há décadas presente na vida da entidade, registra a própria história da instituição e acaba por apontar os rumos futuros a serem seguidos. Nas páginas do JE, estão as lutas, as vitórias, os obstáculos a serem superados e as grandes questões de cada fase de nossa história, do ponto de vista da categoria.

O esforço constante, assim como no conjunto da atuação do sindicato, tem sido pelo seu aprimoramento. Constituído há alguns anos, consolidou-se durante a gestão 2001-2005 o Conselho Editorial que se encarrega de pautar cada edição, criar novas seções, avaliar eventuais problemas. Formado por dirigentes e assessores, esse fórum reúne-se regularmente e faz o exercício de abrigar na publicação os temas mais fundamentais para o engenheiro de todas as partes do Estado, atuantes nas diversas modalidades e segmentos econômicos.

Outro empenho essencial é fazer com que o jornal, que obviamente não compete com publicações comerciais, trate os diversos assuntos da forma mais plural possível, levantando vários pontos de vista sobre um determinado tema. Assim, além de divulgar os serviços à disposição do engenheiro, com as seções voltadas aos benefícios oferecidos pela entidade e à requalificação profissional, as reportagens produzidas falam sobre tecnologia, infra-estrutura nacional, política, economia e mercado de trabalho.

Naturalmente, uma função primordial do JE é ser o porta-voz das reivindicações e anseios da categoria. Portanto, relata e repercute as grandes batalhas travadas pelo SEESP, como a luta contra a privatização das empresas públicas, como as do setor elétrico, por exemplo, cujas conseqüências aqui anunciadas lamentavelmente acabaram por se confirmar. Também podem ser acompanhadas pelo jornal as campanhas salariais que precedem a assinatura dos inúmeros acordos e convenções coletivas. Ao longo de 2006, como não poderia deixar de ser, trouxe coberturas detalhadas dos eventos relacionados ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” (www.crescebrasil.com.br), lançado pela FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) com total apoio do SEESP.

O JE é, portanto, importante instrumento de ação política e comunicação com a categoria, o conjunto dos movimentos sociais e a sociedade como um todo. Em 2007, a começar por esta edição, trará notícias de muito trabalho e ajudará a refletir as questões da profissão e do País.

 

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

 

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 292