Canteiro

 

Delegacia de Santos entrega “Cresce Brasil” a autoridades
Em reunião no Sindicato dos Trabalhadores da Administração Portuária de Santos, realizada em 20 de novembro, a Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista entregou o manifesto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” ao deputado federal recém-eleito Márcio França (PSB). O presidente da delegacia, Newton Güenaga Filho, fez um breve relato de como se deu todo o processo de elaboração do documento dos engenheiros. Ele explicou que os profissionais da categoria discutiram, ao longo do ano, problemas de fundo do País, como saneamento, energia, transporte, comunicação, infra-estrutura, entre outros. O resultado foi trabalho inédito, que aponta soluções viáveis aos problemas apontados. “Mostramos que o Brasil tem jeito, que pode ser melhor e pode promover a tão falada justiça social. Basta ter vontade política, porque o projeto já existe. É o Cresce Brasil.” França, que toma posse no próximo ano e foi por dois mandatos prefeito da cidade de São Vicente, no litoral sul de São Paulo, prometeu analisar o trabalho.

No dia 17 do mesmo mês, a Delegacia do SEESP na Baixada entregou o manifesto ao deputado estadual reeleito Fausto Figueira (PT) e ao diretor titular do Ciesp-Santos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Ronaldo de Souza Fortes. Na ocasião, esse passou às mãos dos dirigentes do sindicato na região o caderno da Fiesp (Federação das Indústrias) que trata de crescimento e desenvolvimento nacional.


Palestra – O presidente da delegacia, Güenaga, apresentou o “Cresce Brasil” aos formandos de engenharia civil e elétrica em palestra na Unisantos (Universidade Católica de Santos), realizada no dia 13 de novembro. Na oportunidade, o diretor do sindicato na região, Antonio Fernandez Ozores, falou sobre tipos de contratos de trabalho.

 

Novo plano da Sabesprev é abordado
O tema esteve na pauta de reunião organizada pelo SEESP, por intermédio de seus delegados sindicais na Sabesp, Antonio Mendes Baptista Neto e João Guedes Neto, e seus diretores na Baixada Santista, Ovanir Marchenta Filho e Nilson Roberto Ferreira. Realizada na Sabesp da região no dia 14 de novembro, teve a presença do seu superintendente da Unidade de Negócios, Paulo Queiroz, e de mais de cinqüenta funcionários da companhia. Na ocasião, o vice-presidente do SEESP, João Carlos Gonçalves Bibbo, falou sobre o novo plano beneficiário da Sabesprev proposto. Antes que esse seja iniciado, ele enfatizou a necessidade da companhia, que patrocina o plano atual, sanear integralmente o déficit atuarial desse. O sindicato é contrário a que seus funcionários arquem com metade desse valor, como vem sendo proposto pela Sabesp.

 

Encerradas campanhas na Fiesp e na Fecomércio
Após impasse nas negociações e instauração de dissídio coletivo, foram assinados no dia 10 de novembro último os acordos judiciais com a Fiesp (indústria) e a Fecomércio (comércio), encerrando a campanha salarial 2006 em ambos os setores. Esses incluem reajuste de 3,34%, piso de R$ 3.150,00 para jornada de 44 horas semanais e 12 dias por ano para reciclagem tecnológica, sem perda dos vencimentos.

 

Rodoanel e ferroanel em debate no SEESP
No dia 12 de dezembro, a partir das 14h, acontece no auditório do sindicato, na Rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, São Paulo/SP, palestra intitulada “Alternativas para a macrologística de transportes na Região Metropolitana de São Paulo”. Será proferida por Ivan Carlos Regina, da Secretaria de Transportes Metropolitanos, e Paulo Tromboni de Souza Nascimento, secretário adjunto de Estado dos Transportes. Esse último falará sobre rodoanel e ferroanel. A iniciativa é do sindicato, por intermédio do seu GTTM (Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade), e integra o ciclo SEESP Debate. Maiores informações pelos telefones (11) 3113-2618 ou 9974-6945, com Eng. Laerte Mathias.

 

3ª Conferência das Cidades em pauta
Em reunião no dia 23 de novembro, grupo de trabalho do Conselho Nacional das Cidades, do qual participa a FNE como representante do segmento dos trabalhadores, discutiu o projeto da 3ª Conferência Nacional das Cidades. O tema central proposto é “Construindo uma gestão democrática para as cidades” e deve abranger questões como as cidades e a desigualdade territorial; estruturação para planejamento e gestão; e financiamento. Será debatido em reunião do Conselho em 5 e 6 de dezembro.

Prevista para acontecer entre 25 e 29 de novembro de 2007, tal conferência será precedida dos eventos estaduais (de 1º de agosto a 2 de outubro) e municipais (15 de maio a 31 de julho), nos quais serão eleitos delegados e elencadas propostas a ser discutidas em âmbito nacional.

 

Texto anterior

JE 290