Engenheiro XXI

Bioenergia: etanol e biodiesel

 

O IEA (Instituto de Estudos Avançados) da Universidade de São Paulo realiza o painel “Bioenergia: etanol e biodiesel”, evento que faz parte do ciclo “Civilização da Biomassa”. O encontro terá a participação de pesquisadores de várias universidades, representantes dos produtores de etanol e integrantes da indústria automobilística.

Serão abordados temas como a Revolução energética do século 21: das energias fósseis às energias renováveis; Tecnologias do etanol: Desenvolvimento, situação atual e perspectivas; Perspectivas do etanol no mundo; Estudo sobre as possibilidades e impactos da produção de grandes quantidades de etanol visando a substituição parcial de gasolina no mundo; Etanol: do Proálcool ao Flex Fuel; O papel do etanol no desenvolvimento de tecnologias amigas do clima; Cana-de-açúcar e alimentos; Diversificação de sistemas de produção de biocombustíveis no meio rural; A estratégia da Embrapa para o Programa de Água e Energia; Gestão descentralizada do biodiesel em contraste com o sistema centralizado proposto pela Petrobras; Biodiesel, desflorestamento e desequilíbrios regionais: Opções de política agroambiental e cadeia produtiva; e Consumidor: o que esperar do setor e do Governo no futuro.

No dia 9 de novembro de 2006, das 9h30 às 19h. Para quem não puder comparecer, existe a possibilidade de acompanhar todos os painéis, ao vivo, pela Internet: www.iea.usp.br/aovivo. O local é o Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, na Cidade Universitária. Participação gratuita e mais informações com Inês Iwashita, pelo e-mail: ineshita@usp.br, telefone (11) 3091-1685 ou no site da instituição: www.iea.usp.br/iea/bioenergia.html.

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 288