Canteiro

 

Vitória do SEESP: dirigentes sindicais são reintegrados à Ferroban
Liminar concedida no dia 9 de outubro, na 1ª Vara do Trabalho de Campinas, garantiu a quinze engenheiros, dirigentes do SEESP, a reintegração à Ferroban dois dias depois. A decisão favorável baseou-se em pedido do sindicato, fundamentado no direito à estabilidade assegurado aos representantes dos trabalhadores. Equivale a uma primeira grande vitória dessa entidade na luta para reverter dispensas ocorridas recentemente na companhia. Nos últimos meses, foram em torno de 90 engenheiros desligados dela. Afora os dirigentes, os demais esperam decisão de ação civil pública requerida pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria da 15ª Região, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas e SEESP para ter solucionados seus casos.

As demissões tiveram início após a ALL (América Latina Logística) adquirir em maio a Brasil Ferrovias – que engloba a Novoeste e a Ferronorte, além da Ferroban. Os cerca de 90 engenheiros se inserem numa lista de cortes formada por mais de 40% do efetivo dessa última empresa. Agravante é que a companhia se recusa a pagar a esses trabalhadores as indenizações previstas na cláusula 4.49 do acordo coletivo. Incluída nos anos 90, no auge das privatizações no setor, tal prevê compensações, em caso de demissão sem justa causa, aos empregados da Ferroban oriundos da antiga Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) admitidos até 31 de dezembro de 1994. Além das verbas rescisórias legais, as indenizações variam de um a 2,5 salários mensais por ano de trabalho, conforme o tempo de serviço. Abrangem ainda multa de 80% sobre os depósitos corrigidos do FGTS – afora os 40% definidos por lei. A cláusula 4.49 determina também que o montante deve ser pago em dez dias após as dispensas. Em caso de descumprimento do prazo, exige a reintegração imediata. Essa é a expectativa do SEESP, uma vez que até o momento a companhia efetuou o depósito em juízo apenas das verbas rescisórias normais, o que é questionado pelos sindicatos.

 

Eleição para delegados sindicais no Metrô
De 9 a 13 de novembro, por meio eletrônico, acontece o pleito para renovar os delegados do SEESP no Metrô. Correspondência informando o site para votação, a senha de acesso, relação dos candidatos, entre outros dados, será enviada a todos os engenheiros que atuam na companhia paulista. Quem não conseguir votar nesse período, por alguma eventualidade, poderá fazê-lo manualmente no dia 14 do mesmo mês, na sede do SEESP, na Rua Genebra, 25, 4º andar, na Gerência de Ação Sindical, em que estará disponível urna e cédula. O encerramento da eleição se dará às 17h30 desse dia.

Candidatos As inscrições para interessados em atuar como delegados sindicais estão abertas até o próximo dia 19 às 17h. Podem se candidatar os engenheiros empregados no Metrô associados ao SEESP e em dia com a anuidade na data da inscrição. Também é pré-requisito não estar cumprindo aviso prévio. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2605 (Istenes Eses), 9974-6945 (Laerte Mathias), 5519-8127 (Sérgio Henrique) e 9184-3005 (Luiz Felipe).

 

Guerra das elites (1930-32)
Esse é o título do livro de autoria do engenheiro civil João Brazílio Ramos Júnior, que procura dar novo enfoque sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Para elucidar o significado do acontecimento, o autor relembra o cenário nacional que o antecedeu. Entre os episódios que o compõem, a queda do Império e instalação da República e as várias revoltas ocorridas, como a de Canudos, da Chibata, a Guerra do Contestado, além da Coluna Prestes, as primeiras grandes greves e o movimento modernista.

Nascido em Buri, município no interior de São Paulo que viria a se tornar palco de confrontos entre tropas gaúchas e paulistas, Brazílio faz ainda uso da memória para retratar a revolução em questão.

FS Editora, 302 páginas. Contatos pelo e-mail j.brazilio@hotmail.com ou telefone (15) 3522-1019.

 

Estatuto da Cidade completa cinco anos
Em 10 de outubro, dia em que celebrou-se o quinto aniversário da entrada em vigor do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.527), encerrou-se o prazo para elaboração dos planos diretores participativos por municípios brasileiros. Do total, 1.683 estavam obrigados a fazê-lo, por terem mais de 20 mil habitantes, sendo 244 no Estado de São Paulo. A etapa seguinte abrangerá o monitoramento desses instrumentos de planejamento urbano. Para tanto, têm sido feitas pesquisas de avaliação, em âmbito nacional, com o auxílio dos Creas (Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Seu resultado deve se tornar público em 2 de dezembro, data prevista para a realização de encontro estadual dos núcleos regionais dos planos diretores participativos.

 

Texto anterior

JE 287