Economia

Inovação é saída ao desenvolvimento nacional

 

O País cresceu em 2005 apenas 2,3% e precisaria haver incremento anual constante no PIB (Produto Interno Bruto) entre 3% e 5%. A afirmação é do professor da Faculdade de Economia e Administração da USP (Universidade de São Paulo), José Eli da Veiga. Embora seja fundamental, ele aponta, contudo, que crescimento econômico não é o único pré-requisito para garantir a um país desenvolvimento.

Autor de várias publicações, entre as quais o livro intitulado “Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI”, Veiga afirma que essa relação entre ambos não é, portanto, linear. Há inúmeras outras variáveis que influenciam o desenvolvimento de uma nação. As principais são, segundo sua informação, a liberdade, a saúde, o conhecimento e a eficácia do sistema de C, T & I (ciência, tecnologia e inovação).

Veiga enfatiza a importância dessa última para a Nação se desenvolver: “Gerar cada vez mais inovações é a única coisa que pode tirar um país como o Brasil da pasmaceira em que se meteu.” No livro “Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI”, ele é categórico quanto a isso: “O principal vírus que dissemina a inviabilidade econômica da grande maioria dos países ‘em desenvolvimento’ atende pelo nome de miséria científico-tecnológica.” Na sua concepção, explicitada na obra, a saída para essas nações abrange modernizar sua produção para torná-la mais intensiva em tecnologia. “Esse processo vai ser complexo e provavelmente se estenderá por duas décadas, durante as quais será preciso sobreviver, evitando terremotos sociopolíticos.” Ele cita Oswaldo de Rivero, autor de “O mito do desenvolvimento – os países inviáveis no século XXI”, o qual diz que o caminho é alcançar urgentemente “equilíbrio entre o crescimento da população e o de recursos vitais como alimentos, energia e água”.

Para o professor, a formulação de uma verdadeira agenda estratégica de desenvolvimento só poderá resultar de uma síntese de esforços setoriais. Assim, considera muito importante a iniciativa da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) de elaborar um documento que reúna a contribuição dos engenheiros para tanto. Resultado do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, tais propostas serão apresentadas durante o VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), que acontece entre os dias 13 e 16 de setembro, no Novotel São Paulo Center Norte (Av. Zaki Narchi, 500, na Capital). O evento reúne profissionais de todo o País e, além de apresentar contribuições para setores cruciais da infra-estrutura, discutirá temas como a sustentabilidade da Amazônia e a inserção do Brasil na globalização. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site www.crescebrasil.com.br.

 

VI CONSE – PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 13 de setembro

20h Abertura (Salão Bandeirantes)
21h30 Coquetel (Salão Anhangüera e Foyer)
22h Show “Obrigado, Gente!”, do compositor e cantor João Bosco (Salão Anchieta)


Quinta-feira, 14 de setembro

8h30 Abertura (Salão Anhangüera)
9h30 Painel: Economia, por Marcio Pochmann, professor livre-docente e pesquisador do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
10h20 Proposta Cresce Brasil: Sistema Viário, por Márcio de Queiroz Ribeiro, consultor e ex-secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro
11h15 Coffee break
11h35 Proposta Cresce Brasil: Transportes, por Darc Antônio Costa, consultor de Planejamento e professor do Curso de Estratégia Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
12h30 Almoço
14h35 Proposta Cresce Brasil: Agricultura, por Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, coordenador científico do Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo)
15h30 Proposta Cresce Brasil: Comunicação, por Marcos Dantas, professor do Departamento de Comunicação da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
16h25 Coffee break
16h45 Painel: E eu com tudo isso?, pelo antropólogo Luiz Almeida Marins Filho

Sexta-feira, 15 de setembro

9h Abertura (Salão Anhangüera)
9h30 Proposta Cresce Brasil: Ciência e Tecnologia, por Marco Aurélio Cabral Pinto, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense
10h20 Proposta Cresce Brasil: Energia, por Carlos Monte, consultor e coordenador geral dos trabalhos técnicos desse projeto
11h15 Coffee break
11h35 Proposta Cresce Brasil: Saneamento, por Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e ex-secretário municipal de Obras do Rio de Janeiro
12h30 Almoço
14h30 Painel: O Brasil e a globalização, pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário geral do Ministério das Relações Exteriores
15h25 Painel: Desenvolvimento sustentável da Amazônia, por Jorge Viana, governador do Acre, e Cláudio Langone, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente
16h30 Coffee break
16h50 Painel: Sonhar ou fazer?, por Carlos Lessa, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
17h40 Encerramento

Sábado, 16 de setembro

9h às 13h VI Conse – Programação oficial
Reunião de diretores e delegados da FNE
Eleição

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 284