Canteiro

 

Campanha contra o trabalho infantil em Santos
No dia 8 de agosto, Newton Güenaga Filho e Antonio Fernandez Ozores, respectivamente presidente e diretor-secretário da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, fizeram uma palestra sobre segurança e medicina do trabalho para alunos de oitava série da Escola Estadual Suetônio Bittencourt Jr., em Santos. A apresentação foi iniciativa0 da Subdelegacia Regional do Trabalho na cidade e experiência inédita no País. Integra a Campanha de Ação Permanente contra o Trabalho Infantil, cujo título é “Brincadeira tem hora... Trabalho também”. Palestras como essa estão sendo proferidas a todos os estudantes de oitava série das redes municipal de Santos e estadual no local. Elas têm como objetivo levar informações sobre a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e sobre segurança e medicina do trabalho. “É importante investir na formação e informação dos direitos e deveres dos alunos que futuramente iniciarão a sua vida laboral”, observa Güenaga. Os participantes desse projeto são voluntários ou estagiários de universidades da região. Os alunos recebem uma cartilha de orientação com todo o material apresentado.

 

631 mil agasalhos em Lins
A Diretoria de Sistemas Regionais do Baixo Tietê e Grande, da Sabesp, arrecadou 631.373 peças durante a Campanha do Agasalho 2006, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Com isso, essa regional foi a campeã nessa empresa, que angariou em todas as suas unidades no interior e na Capital de São Paulo 5.026.856 – o que corresponde a quase 25% do recolhido em todo o Estado, que totalizou 19.240.204. Na Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, da qual a Sabesp faz parte, alcançaram 7.160.340. Segundo Milson César Pagliarini, presidente da Delegacia do SEESP em Lins e engenheiro na Superintendência da empresa na cidade, “a competição entre as unidades de negócio mobilizou e integrou todos os funcionários da companhia”. O segundo lugar coube à Regional do Alto Paranapanema e o terceiro à do Vale do Paraíba. Na Diretoria Metropolitana, ficou à frente a Norte, seguida pela Sul e Leste. O intento foi alcançado devido ao empenho dos empregados e uma série de atividades promovidas pela Sabesp, como carreatas, rifas, pedágios, bingos, festas, bazares, sorteios de prêmios, jantares, almoços etc.

 

Novos pagamentos relativos ao FGTS
O sexto lote de termo de adesão dos engenheiros para recuperação das perdas no FGTS geradas pelos Planos Collor e Verão foi enviado pelo SEESP no dia 28 de agosto à CEF (Caixa Econômica Federal). Deverá estar disponível aos associados em conta vinculada dentro de aproximadamente 30 dias. Têm direito ao recebimento os filiados que aderiram ao convênio firmado entre o SEESP e a CEF e não tenham assinado o termo de adesão com esse banco entre 2001 e 2003, tampouco ganho esses expurgos por força de sentença judicial. Já foram disponibilizados em torno de R$ 2 milhões para cerca de 400 profissionais. Maiores informações no Departamento Jurídico do SEESP pelo telefone (11) 3113-2660 ou e-mail juridico@seesp.org.br.

 

Garantida PLR no Metrô
O SEESP, conforme aprovação dos engenheiros em assembléia no dia 17 de agosto, negociou com a Companhia do Metrô a manutenção dos pagamentos da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) referente ao período de 1º de agosto de 2005 a 31 de julho de 2006. Também ficou acordado que, caso haja determinação judicial alterando a forma de distribuição da PLR, quitações já feitas serão consideradas adiantamentos.

 

Torneio de tênis em Bauru
No dia 12 de agosto, aconteceu na sede de campo do Bauru Tênis Clube o VII Torneio Integração de Tênis de Campo de Duplas. Participaram filiados da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru) e da Aecesp (Associação dos Engenheiros da Cesp). Segundo Marcos Wanderley Ferreira, presidente da Assenag e diretor do SEESP, a dupla vitoriosa foi integrada por Damião Izidoro da Silva e Paulo Siecolla. A vice-campeã por Natalino Lourenço Júnior e Hélio Lamonica. O terceiro lugar coube a José Carlos Bastos e Carlos Villas Boas. A disputa contou ainda com os torcedores José Roberto Segalla, José Manoel Lopes Filho, da Assenag, bem como Afonso Celso Pereira Fábio, que também é da Aecesp, e Renato Becker, entre outros.

 

Campeonato e torneio em Jacareí
Terá início no dia 12 de setembro o II Campeonato de Futebol Society entre dentistas, advogados, médicos, engenheiros, arquitetos e agrônomos. Os jogos ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 20h às 22h, no Trianon Clube de Jacareí, entidade que apóia o evento. Também está programado um torneio de pesca no dia 24, em local a ser definido. A iniciativa é da Delegacia Sindical do SEESP e da Aeaj (Associação dos Engenheiros e Arquitetos), em conjunto com a APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Casa do Médico, todas de Jacareí. Maiores informações e inscrições (até 5 de setembro para o futebol) pelos telefones (12) 3952-4840 e 3952-8732 ou pelos e-mails damejacarei2006@yahoo.com.br, jacarei@seesp.org.br, aeajacarei@uol.com.br.

 

Texto anterior

JE 284