Preliminares de um grande ato

Fernando Palmezan Neto

Partindo da necessidade estatutária de a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) realizar seu congresso trienal, migrou-se para a realização de um evento que apresentasse como resultado final propostas a serem oferecidas especialmente aos candidatos a Presidente da República e a governadores. A estratégia é, debatendo temas da engenharia, chegar-se a alternativas ao atual quadro de estagnação vivido no País nos últimos 20 anos.

A meta é a retomada do crescimento de forma sustentável propiciando a multiplicação de postos de trabalho e ampliando significativamente a qualidade de vida do cidadão brasileiro.

Com essa idéia em mente e a clareza de que apenas e tão-somente a interferência da engenharia poderá alterar positivamente a trajetória atual do país, foi elaborado o projeto “Cresce Brasil”. Esse foi fruto de assembléias da FNE em que a grande maioria dos presentes, numa atitude madura e de visão de futuro, definiu as seguintes linhas mestras:

• O Congresso a ser realizado em São Paulo nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro será o evento culminante de uma série de seminários preparatórios que ocorrerão em tantas capitais de estado quantos forem os temas escolhidos para serem debatidos.
  • Esses eventos debaterão os temas organização profissional, política trabalhista e sindical (esses dois em todos os seminários), energia, transportes e comunicações, recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, sistema viário e transporte intermunicipal, ciência, tecnologia e engenharia. Recentemente foi incluído o tema agricultura.
  • Os estados estipulados para debater respectivamente tais temas foram Santa Catarina, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. Aqueles que tivessem interesse poderiam realizar seminários adicionais, relativos aos temas definidos. Dispuseram-se a realizar seminários adicionais Maranhão (Recursos hídricos, saneamento e meio ambiente), Mato Grosso (Agricultura) e São Paulo (todos os temas).

Quando da elaboração desse texto, já haviam ocorrido seminários em Florianópolis, Brasília, Belém, São Luís, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto e Santos. Em todos eles, qualidade tem sido a tônica, seja na apresentação dos temas ou nos debates. Tal afirmação é respaldada tanto pela crescente participação do público nos seminários quanto pelas solicitações de profissionais e entidades quanto à disponibilização dos materiais utilizados nos eventos.

Aproveitando o clima de Copa do Mundo em que vivemos, podemos afirmar que o crescimento sustentado sem engenharia é similar a futebol sem paixão. É estimulante e provocador saber que estamos apenas nas preliminares.

Fernando Palmezan Neto
É diretor do SEESP e coordenador dos eventos que compõem o projeto “Cresce Brasil”.

Texto anterior