Giro paulista

Bauru inaugura projeto “Cresce Brasil” em São Paulo

 

Realizado na sede da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru) em 27 de março último, o seminário “Um projeto energético para o Brasil” abriu a série de cinco eventos que o SEESP promoverá até agosto, debatendo temas considerados essenciais a um plano de desenvolvimento nacional.

A iniciativa representa o engajamento da entidade ao projeto “Cresce Brasil – Mais engenharia e desenvolvimento”, mote do VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros) – encontro trienal da federação da categoria – que acontecerá na capital paulista em setembro. Até lá, ocorrem discussões prévias em Florianópolis, Brasília, Belém, Teresina e Rio de Janeiro (veja no quadro programação estadual e nacional). “Na edição deste ano do nosso congresso, resolvemos voltar nossos esforços não só às questões sindicais e de organização da nossa profissão, que também estão presentes, mas sobretudo aos pontos vitais para a retomada do crescimento econômico brasileiro”, explicou o presidente do SEESP e da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), Murilo Celso de Campos Pinheiro, durante a abertura do evento.

Na primeira atividade preparatória paulista, organizada pelas delegacias sindicais do SEESP em Bauru, Lins, Marília, Botucatu, Araçatuba e Presidente Prudente, além de energia, estiveram em pauta os dois temas que serão constantes em todas as discussões: “Política trabalhista e sindical” e “Organização profissional”. Sobre o primeiro falou o consultor João Guilherme Vargas Netto, que apontou a necessidade de o movimento sindical dos engenheiros mobilizar-se pelo debate de idéias na campanha eleitoral que se aproxima. “Há duas linhas se confrontando: o povo brasileiro terá condições de discutir projeto ou entrará num sanguinolento exercício de falsa democracia”, alertou, referindo-se ao risco de que a troca de denúncias e acusações domine a agenda da disputa presidencial em 2006, não deixando espaço ao debate sobre um projeto nacional. “Nestas eleições, falaremos de política ou criminalidade, urna ou porta de cadeia?”, questionou. “Este seminário e o congresso da FNE fazem uma aposta no primeiro caminho”, afirmou.

 

Trabalho e profissão
Vargas Netto lembrou ainda que a reforma sindical anunciada pelo governo continua paralisada, mas deve voltar ao debate, independentemente de quem seja eleito, em 2007. Dessa vez acompanhada da discussão sobre a legislação trabalhista, outro cenário que exigirá mobilização e clareza sobre o que se quer para o País.

O presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), José Tadeu da Silva, traçou um panorama histórico do Sistema Confea/Creas, criado em 1933, e falou sobre a regulamentação da profissão, o que é preciso tendo em vista que “seu exercício indiscriminado representa risco à sociedade, em cuja defesa deve ser feita a fiscalização pelo Crea”.

Tadeu apontou ainda a necessidade de avanços em tal seara. Entre esses, está a correta representação junto ao Conselho Federal. “Hoje, temos 18 conselheiros, 15 dos quais pelos estados. É óbvio que todos ficam em algum período sem representação. É o caso atualmente de São Paulo.”

Outro nó a ser desatado, lembrou o presidente do Crea-SP, é a falha na Lei 5.194/66, que divide os papéis do conselho, dos sindicatos das categorias abrangidas por ele e das associações de classe. Segundo Tadeu, tal dificuldade deve ser superada pela união e abordagem conjunta das questões convergentes. “Por exemplo, para fiscalizar o cumprimento do salário mínimo profissional, o Crea tem um limite que passa pelo sindicato. Daí, a importância de uma ação conjunta em prol dos engenheiros”, explicou.

Tadeu, que se elegeu com o apoio do SEESP, entre outras entidades, com uma plataforma de aprimoramentos no Crea-SP e defendendo a eficiente e transparente aplicação dos seus recursos, voltou a afirmar a necessidade de destinar parte desses a cursos de atualização, como forma de promover a valorização profissional. Crucial na área tecnológica, o constante aprimoramento muitas vezes é inacessível por limitações financeiras. Uma saída para que o conselho possa cumprir esse papel de oferecer requalificação, na avaliação do seu presidente, seria reduzir a contribuição à Mútua de Assistência dos atuais 20% para 2% e aproveitar o dinheiro que ficaria em caixa, estimado em R$ 18 milhões. Para Tadeu, também é imprescindível garantir a qualidade do ensino de engenharia para formar indivíduos realmente aptos ao exercício da profissão. “Há cursos de engenharia civil que não ensinam cálculo estrutural”, denunciou.

 

Diversificação e conservação
Na segunda parte do evento, entraram em debate propostas para o setor energético. A discussão teve como base a nota técnica preparada pelo engenheiro Osório de Brito, diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética e superintendente da Associação Fluminense de Co-geração, apresentada por ele e pelo engenheiro Carlos Monte, também especialista no assunto e diretor da Profin Consultoria.

Em seu trabalho (ver íntegra no site www.crescebrasil.com.br), Brito traçou um panorama da situação atual. De base majoritariamente hidrelétrica, a matriz energética brasileira, inclusive por força das dificuldades ambientais de se explorarem novas grandes fontes, caminha para uma solução na qual as usinas térmicas passem a ter papel mais relevante, exigindo-se uso adequado do gás natural.

Outro ponto a se observar é o crescente custo da transmissão, devido às distâncias maiores entre a geração e os centros de consumo. Também falta melhor aproveitamento do álcool como combustível automotivo e da biomassa da cana, tendo em vista seu benefício ambiental e econômico e a vantagem estratégica do Brasil nessa área. No que diz respeito às fontes alternativas, como solar e eólica, o engenheiro destaca a necessidade de se avaliar as reais possibilidades de uso dessas, no caso nacional.

Com boas perspectivas no setor, até pelos resultados positivos da Petrobras, que neste ano deve alcançar a auto-suficiência, o País necessita ainda de uma política que preveja a eficiência, lançando mão da fonte mais adequada a cada caso, e a conservação energética efetiva, fomentando a criação das Escos (Empresas de Serviços de Conservação de Energia), a exemplo do que existe em países do Primeiro Mundo.

Diante desse quadro, o engenheiro recomenda reestruturação do uso dos combustíveis fósseis, incentivo às fontes térmicas renováveis, incluindo-se o biodiesel; estímulo à geração distribuída (produzida próxima aos consumidores) e co-geração; e impedir que as distribuidoras de energia elétrica possuam comercializadoras, o que prejudica a concorrência.

Coordenado pelo editor do Jornal da Cidade, João Jabbour, o debate contou com a participação dos engenheiros da Petrobras, Ricardo Mascarenhas e Lígia Marc Pinto; Francisco Alfredo Fernandes, diretor de operações da Elektro; e Celso Cerchiari, diretor técnico da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

 
Agenda
17 de abril
Campinas
Ciência, tecnologia e engenharia
15 de maio
São José do Rio Preto
Transporte e comunicações
19 de junho
Santos
Sistema viário e transporte intermunicipal

4 de agosto

Taubaté

Recursos hídricos, saneamento e meio ambiente

 

24 de abril Florianópolis

Energia

4 de maio

Brasília

Ciência, tecnologia e engenharia

22 de maio

Belém

Transporte e comunicações

29 de junho

Teresina

Recursos hídricos, saneamento e meio ambiente

17 de julho

Rio de Janeiro

Sistema viário e transporte intermunicipal

13,14 e 15 de setembro

São Paulo
VI Conse
 
 

Nova equipe assume delegacia sindical

Ao final do evento, aconteceu a solenidade de posse da diretoria da Delegacia Sindical em Bauru. Durante a cerimônia, o presidente estadual Murilo Celso de Campos Pinheiro lembrou que “falar da história do SEESP é falar de Bauru”, cidade que tem uma trajetória de luta política e pela cidadania.

Ao assumir, Luiz Roberto Pagani, que será o presidente local na gestão 2006-2009, sucedendo Paulo Eduardo Grava, lembrou a importância do trabalho em equipe. Juntamente com ele, compõem a diretoria os engenheiros Carlos Augusto Ramos Kirchner e Alberto Pereira Luz (1º e 2º vice-presidentes); Ricardo Ramos da Rocha e Delmar Batista dos Santos (1º e 2º tesoureiros); José Luiz Poles e José Heraldo Raymundo (1º e 2º secretários); Christopher Davies, Rogério Chini, Gilberto Gonçalves, Francisco Antonio Ramos de Oliveira, Sandra Cristina Prado Marques Alves de Sousa e Luiz Antonio Monteiro de Barros (diretores adjuntos).

 

Próximo texto

JE 275