Canteiro

 

Eventos regionais começam a acontecer
Com o intuito de discutir os principais temas ligados ao desenvolvimento do Estado e do País, iniciaram-se neste mês os seminários regionais promovidos pelo SEESP, visando sua participação no VI Conse (Congresso da Federação Nacional dos Engenheiros) a se realizar em setembro, na capital paulista. O primeiro deles ocorreu em Bauru no dia 27 de março, quando foi abordado o tema Energia. O próximo será sobre Ciência, Tecnologia e Engenharia e está marcado para 17 de abril, em Campinas.

 

Seminário das Campanhas Salariais
No próximo dia 10 de abril, às 14h, ocorrerá na sede do SEESP, em São Paulo, o VI Seminário das Campanhas Salariais. O evento marca oficialmente a abertura das campanhas salariais 2006 nos diversos setores. Na oportunidade, os dirigentes do sindicato debaterão com os representantes das empresas e entidades patronais com que negociam as perspectivas para este ano.

 

Juíza ordena pagamento de piso profissional na Ferroban
Acolhendo em primeira instância ação trabalhista ajuizada pelo SEESP em nome de 18 engenheiros que atuam na empresa, a juíza Ana Lúcia Cogo Casari, da 4ª Vara do Trabalho de Campinas, sentenciou em 22 de março que seja pago à categoria o piso profissional equivalente a 8,5 salários mínimos por oito horas diárias, retroativo a 27 de fevereiro de 1999, extensivo a adicionais, horas extras e gratificações.

 

Defina sua representação no Crea-SP
A Comissão de Renovação do Terço da Plenária do conselho abriu consulta anual junto ao profissional para que defina sua representação no plenário do órgão. O prazo é até 14 de abril. Caso não receba correspondência relativa ao assunto nesse período e tenha dúvidas, entre em contato com a comissão pelo e-mail adelio.antunes@creasp.org.br. Vale lembrar que essa é sua oportunidade de fortalecer a atuação do SEESP no plenário do Crea-SP, em defesa dos seus interesses.

 

Diga não à privatização do Metrô
Com esse mote, foi lançada em audiência na Assembléia Legislativa de São Paulo em 23 de março campanha cujo intuito é barrar o processo de parceria público-privada da linha 4 do Metrô. Na data, o Tribunal de Justiça concedeu liminar que suspendeu licitação dessa concessão, a exemplo do que havia feito o Tribunal de Contas do Estado. Participaram diversos parlamentares e entidades, entre as quais o SEESP, representado pelo vice-presidente Laerte Mathias. Na reunião, compareceram sindicalistas da Argentina e Rio de Janeiro, os quais relataram os impactos da desestatização do metrô nesses locais, como demissões e queda na qualidade do serviço.

 

Mantido vale-transporte
O MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte), do qual o SEESP faz parte, obteve importante vitória: a manutenção pelo governo do vale-transporte em sua concepção original, proibindo sua utilização em dinheiro. As ações do MDT foram avaliadas pelo seu secretariado executivo durante café da manhã com a Frente Parlamentar do Transporte Público no dia 22 de março. Segundo Laerte Mathias, vice-presidente do sindicato, que esteve presente ao evento, o saldo foi positivo, devido aos vários projetos aprovados em comissões relativos ao tema e ao encampamento pelos parlamentares que compõem essa frente da tarifa cidadã. Lançada pelo MDT, visa, segundo explica ele, reduzir o valor a ser pago no transporte público e teve a adesão de mais de cem municípios.

 

Continua luta contra a privatização da Cteep
O sindicato conquistou importante aliado em sua luta contra a desestatização da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista): o senador Aloísio Mercadante (PT-SP). Em encontro no dia 13 de março com os diretores do SEESP, o parlamentar afirmou sua disposição de interferir no processo, de modo a tentar impedir a mudança no contrato de concessão da empresa – o qual vai até 2015, embora o governo tente antecipar seu vencimento para renová-lo por um período maior e mais atrativo ao leilão – e sua privatização. Assim, comprometeu-se a marcar audiência com o diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, para tratar do assunto. Na reunião, da qual participou o vereador Paulo Teixeira (PT), a comitiva do sindicato, encabeçada pelo seu presidente, Murilo Celso de Campos Pinheiro, apontou os riscos da desestatização da transmissora paulista, cujo caráter é estratégico, lembrando que as privatizações no setor elétrico, historicamente, não trouxeram benefícios aos trabalhadores do segmento e à população. Pelo contrário, tiveram como conseqüência aumentos tarifários extraordinários e queda na qualidade. O leilão de venda da Cteep, que seria em 15 de março, foi adiado e não há nova data marcada.

 

Texto anterior

JE 274