Canteiro

 

Data-base em 1º de maio

  • Diversos setores – De 7 a 10 de março, em assembléias realizadas em todo o Estado, os engenheiros empregados na indústria, comércio, construção civil de grandes estruturas e pesada, consultoria, agricultura e no setor de serviços aprovaram as suas pautas de reivindicações. Tais incluem, entre outros pontos, reajuste com base no maior entre os índices de reposição da inflação (ICV-Dieese, IPC-Fipe e INPC-IBGE), no período de 1º de maio de 2005 a 31 de abril de 2006, 5% de produtividade, salário normativo de R$ 2.400,00 para jornada diária de seis horas e de R$ 3.600,00 para oito horas, além de 12 dias livres por ano, sem perda de vencimentos, para reciclagem tecnológica.
  • Estatais – Os engenheiros da Sabesp e CDHU também aprovaram suas pautas de reivindicações, em assembléias no dia 7 de março realizadas no SEESP, assim como os da Cetesb, nos dias 7, na sede da empresa em Sorocaba, e 10, em São Paulo. Entre os itens comuns às três estatais, está reajuste correspondente à variação integral do maior entre os índices de reposição da inflação, acumulado no período de 1º de maio de 2005 a 31 de abril de 2006, extensível aos demais itens de natureza econômica. Além disso, na Sabesp e Cetesb a categoria busca, entre outros, a adoção do piso equivalente a nove salários mínimos para jornada diária de oito horas e garantia de emprego para 100% do pessoal durante a vigência do acordo. Na CDHU, as reivindicações incluem 5% de aumento a título de produtividade e manutenção do piso equivalente a nove mínimos para jornada diária de oito horas. PLR, no caso da Sabesp, e Participação nos Resultados, das outras duas companhias, também são pleiteadas.
  • Cosipa – Em assembléia ocorrida no dia 7 de março na Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, os engenheiros da Cosipa também aprovaram a pauta de reivindicações. Essa inclui apenas itens econômicos, entre os quais reajuste pelo maior índice de reposição da inflação, 5% de aumento real e percentual igual relativo a produtividade, dois salários a título de recuperação de perdas e negociação em novembro visando a antecipação da PLR 2006 e reposição salarial do período de maio a novembro.

 

SEESP oferece serviço de coaching individual e corporativo
Em sintonia com as transformações no mundo do trabalho, além da intermediação de vagas e candidatos, o SEESP oferece aos profissionais um serviço especializado para os processos de transição na carreira. Denominado coaching, consiste em descobrir talentos e competências na pessoa e incentivá-la a conhecer suas habilidades, esclarecer e ficar alinhado com o que esse deseja alcançar, bem como trazer à tona as estratégias e soluções para que siga novos caminhos. Para atendimento individual, o engenheiro deve agendar horário pelo telefone (11) 3113-2670.

 

Seminário discutirá anteprojeto de lei de transportes
Promovido pela Secretaria Nacional dos Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e SEESP, acontecerá no auditório dessa entidade (Rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, São Paulo/SP), no dia 30 de março, das 9h às 17h30, o “Seminário Regional de Apresentação e Discussão do Anteprojeto de Lei de Transportes e da Mobilidade Urbana”. Maiores informações e inscrições pelo telefone (11) 3113-2641.

 

Associados podem aderir a convênio entre sindicato e CEF
Todos os engenheiros filiados ao SEESP podem utilizar o convênio firmado em fevereiro entre essa entidade e a CEF (Caixa Econômica Federal). Esse garantirá que sejam restituídos os valores relativos aos expurgos dos planos Collor e Verão, referentes respectivamente a janeiro de 1989 e abril de 1990, nas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Para usufruir o benefício, basta contatar o Departamento Jurídico do sindicato, em sua sede, na Rua Genebra, 25, 4º andar, Bela Vista, Capital/SP, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, pelo e-mail juridico@seesp.org.br ou através de uma de suas 25 delegacias no interior do Estado de São Paulo. O interessado deve estar munido de cópias simples do RG, CPF, PIS (comprovante de inscrição, anotação da Carteira Profissional ou Cartão do Trabalhador), Carteira Profissional (página com foto e da qualificação civil anotada no verso, registro das empresas com vínculo empregatício no período), além de termo de adesão preenchido e assinado (disponível no site www.seesp.org.br, link Departamento Jurídico e, posteriormente, Termo de Adesão).

 

Marília tem sete representantes no Crea
Entre eles, está o engenheiro químico Luiz Fernando Napoleone. Presidente da Delegacia do SEESP no município, ele representa junto ao conselho esse sindicato na região. A inspetoria do órgão em Marília atende 60 localidades e é dirigida pelo engenheiro eletricista Eugênio Oliveira. Tem registrados cinco mil profissionais e 1.500 empresas.

 

III Copa SEESP de Xadrez terá início este mês
Em 26 de março, será realizada em Limeira, interior de São Paulo, a primeira etapa da III Copa SEESP de Xadrez. O evento tem entre os promotores o sindicato, por intermédio de sua delegacia em Rio Claro, e acontece simultaneamente ao XXI Torneio Aberto de Xadrez do Nosso Clube Limeira. Inscrições pelo e-mail alessandro.batezelli@gmail.com, até as 18h do dia anterior ou no local dos jogos até 15 minutos antes do seu início. Detalhes pelo telefone (19) 3533-2271, com o Prof. Alessandro Batezelli.

 

Sindicato em Campinas participa da coordenação do subnúcleo do plano diretor
O presidente da Delegacia do Sindicato na cidade, Rubens Lansac Patrão Filho, temporariamente, está entre os coordenadores do recém-criado subnúcleo regional provisório do plano diretor participativo. O objetivo é a articulação com outras entidades que devem compor esse espaço.

 

Texto anterior

JE 273