Canteiro

 

Engenheiros receberão expurgos dos planos Collor e Verão
Os associados quites com o SEESP poderão ser reembolsados das perdas que tiveram referentes aos planos Verão (janeiro de 1989) e Collor (abril de 1990), respectivamente de 42,72% e 44,80% no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). No dia 22 de fevereiro, o sindicato, na condição de litisconsorte ativo de ação civil pública relativa ao processo nº 9300023500, firmou acordo com a Caixa Econômica Federal que garantirá que seus representados recebam integralmente o que lhes cabe em uma única parcela e sem descontos. Para tanto, em breve, estarão disponíveis no site do SEESP (www.seesp.org.br) formulários que deverão ser preenchidos e entregues pessoalmente na sede dessa entidade.

 

Rumo às campanhas salariais
Os engenheiros da CDHU, Cosipa e Sabesp agendaram assembléias gerais extraordinárias de abertura da campanha salarial 2006 para 7 de março. No Metrô, estão marcadas para ocorrer no dia 15. O objetivo é definir suas pautas de reivindicações para iniciar as negociações da data-base da categoria (1º de maio).

 

Palestra em Franca aborda saneamento no Japão
Situações existentes naquele país asiático relativas a saneamento foram abordadas por Luciano Reami em palestra no dia 17 de fevereiro, ao relatar sua visita técnica ao Japão, onde nem todo o esgoto é tratado. Ele destacou que em Tóquio o índice de perdas físicas de água distribuída é da ordem de 4,9% (dado de 2003) como resultado de grandes investimentos. Na cidade, de acordo com sua preleção, cerca de 400m3 por dia de efluentes de uma estação de tratamento de esgotos são reutilizados em banheiros de 28 edifícios na região de Shinjuku. Em Yokohama, o reuso é feito no Nissan Stadium, principalmente no sistema de ar-condicionado. A realização foi da Associação dos Engenheiros da Sabesp – Pólo Franca, com patrocínio dessa companhia de saneamento e apoio da Delegacia Sindical do SEESP na localidade e de diversas outras entidades.

 

Em foco, o processo de privatização da Cteep
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, dirigentes do SEESP e do Sindicato dos Eletricitários participaram de audiência com a diretora da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Joísa Campanher, relatora do processo que dará anuência à privatização da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista). Na ocasião, foram questionados alguns procedimentos desse órgão, como os critérios da revisão tarifária, o cancelamento do atual contrato de concessão da Cteep, com vencimento em 2015, e substituição por um novo com vigência de 30 anos. Campanher justificou que a preocupação da Aneel era que o comprador encontrasse ambiente bem definido e pudesse planejar considerando um novo prazo de concessão e tarifas já enquadradas em normas atuais. Porém, ela não esclareceu os aspectos legais desses procedimentos, nem o fato de a revisão tarifária não ter sido acompanhada de audiência pública. Na seqüência, a Aneel convocou audiência pública documental que estava prevista para ocorrer entre 16 e 24 de fevereiro e foi prorrogada para até 3 de março, inviabilizando a aprovação no dia 20 do processo que permitiria a privatização da Cteep. Tal fato, para Alberto Pereira Luz, diretor da Delegacia do SEESP em Bauru, presente à reunião, atrasará a realização do leilão da empresa, anunciado para 15 de março.

Os dirigentes sindicais aproveitaram a viagem a Brasília para pedir apoio aos parlamentares para evitar que a transmissora paulista seja desestatizada. Também se dirigiram ao Ministério de Minas e Energia para cobrar responsabilidade sobre a competência delegada à Aneel para permitir um novo contrato de concessão. Foram ainda ao Tribunal de Contas da União pleitear fiscalização devido a irregularidades no processo.

 

Flávio Brízida assume a vice-presidência do Crea-SP
Durante plenária realizada no dia 12 de janeiro, no Hotel Jaraguá, Flávio Albergaria de Oliveira Brízida, diretor desse sindicato, foi homologado por unanimidade para a vice-presidência do Crea-SP, selando assim a união dessa entidade com o SEESP. Seu nome foi indicado pelo presidente do conselho, José Tadeu da Silva, e referendado pelo plenário, em conformidade com o que determina o artigo 96 do novo regimento desse órgão. No ensejo, Brízida destacou: “Consolidamos uma parceria histórica com o objetivo de fazer nascer um novo Crea-SP.” Ele complementou: “Vamos caminhar juntos e trabalhar para que os profissionais da área tecnológica tenham seu devido reconhecimento na sociedade.”

 

Manifestação em Santos por reajuste para os aposentados
No dia 22 de fevereiro, ocorreu ato no centro de Santos para reivindicar que os aposentados e pensionistas, a partir de 1º de abril, tenham um reajuste com percentual acima dos 16,67% aplicados na correção do salário mínimo. Esse foi promovido pelas centrais sindicais da região, as quais pretendem ainda negociar com o governo as perdas apuradas desde 1991, que atingem 42,8%. Na opinião do vereador José Antônio Marques Almeida, o Jama, diretor do SEESP, “no Brasil só usufruem da aposentadoria usuários de fundos de pensão. Os demais não têm esse privilegio”. Segundo Newton Guenaga Filho, presidente da delegacia desse sindicato na Baixada Santista, novas manifestações estão programadas para acontecer em diversos estados brasileiros. Além do SEESP, participaram do ato outras entidades, entre elas a Federação Nacional dos Engenheiros e a Central Brasileira de Profissionais.

 

Texto anterior

JE 272