Canteiro

 

José Tadeu toma posse no Crea-SP
Eleito presidente do conselho para o triênio 2006-2008, José Tadeu da Silva foi empossado em sessão plenária especial realizada no dia 22 de dezembro último, no Auditório Eng. Hélio de Caires, na unidade Nestor Pestana do Crea-SP, e assumiu o cargo em 1º de janeiro. Na cerimônia, ele lembrou que sua vitória não foi uma conquista individual, mas de todos que o apoiaram, principalmente do SEESP e da Faeasp (Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo). Na sua concepção, a parceria com essas organizações à nova gestão propiciará um salto de qualidade na atuação do órgão. Isso porque o programa de trabalho elaborado com seu auxílio, conforme destacou Silva, atende aos anseios da grande maioria das empresas e profissionais registrados no Crea, além de conselheiros, entidades de classe e instituições de ensino. À frente do órgão e com a colaboração das entidades que o apoiaram, ele garantiu que dará ênfase às ações de fiscalização do exercício ilegal da profissão, capacitação e disseminação da ética. Para tanto, contará ainda com a ajuda do vice-presidente do conselho, Flávio José Albergaria de Oliveira Brízida, que é também diretor do SEESP. Além de toda a nova diretoria, eleita no dia 12 de janeiro.

 

Bandeirante foi notificada a cumprir lei que exige ART
Mediante ofício datado de 29 de novembro, o Crea-SP solicitou que a concessionária colabore no cumprimento das leis que exigem ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos projetos e execução de todos os tipos de instalações elétricas. A notificação foi feita por iniciativa do conselheiro Mário Gonçalves Monteiro, diretor da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes.

 

Vagas para engenheiros
É o que oferece a Bolsa de Empregos do SEESP. Em 2005, foram encaminhados 2.235 candidatos, captadas 1.532 vagas ou oportunidades de trabalho e admitidos por empresas que utilizam o serviço 248 profissionais. O setor com maior número de ofertas aos engenheiros foi o industrial, seguido pela construção civil, comércio e serviços. A formação mais procurada foi engenharia mecânica e, em nível de pós-graduação, segurança do trabalho.

A Bolsa de Empregos é uma parceria entre o SEESP e a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. As vagas disponíveis podem ser consultadas no site www.seesp.org.br, link Apoio à Carreira. Ali, estão descritos os requisitos exigidos pelas empresas e o caminho para quem deseja se inscrever a uma vaga. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2670, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo e-mail emprego@seesp.org.br.

 

Campanha salarial na Ferroban
Em 10 de janeiro, foi realizada a primeira reunião de negociação entre a empresa e o SEESP, que representa seus mais de 100 engenheiros. No ensejo, a companhia consensuou a manutenção das cláusulas que têm sido renovadas desde 2001. Nas próximas rodadas, serão discutidas as reivindicações salariais e benefícios, entre elas a reposição conforme o INPC-IBGE apurado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2005, abono correspondente a um salário nominal a ser pago em fevereiro e março, a título de compensação, e aumento real de 5%. As próximas reuniões de negociação estão marcadas ainda para este mês, nos dias 17 e 24, em Campinas. A data-base da categoria é 1º de janeiro.

Produtividade
Segundo a Revista Ferroviária, a Ferroban fechará um contrato de transportes de açúcar e soja (grão e farelo) junto à Coopercitrus (Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo) no valor de R$ 2,3 bilhões para cinco anos, aumentando em mais de 1 milhão de toneladas/ano transportadas pela empresa, o que corresponde a um incremento anual de 55,6% nesse volume. Isso sem elevação considerável no número de empregados, o que comprova a produtividade na companhia.

 

Ato pelo emprego em Santos
Realizada no dia 7 de janeiro, no centro dessa cidade, a manifestação teve a participação do presidente da Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista, Newton Guenaga Filho, e o diretor dessa, José Antonio Marques Almeida, conhecido como Jama. O ato, que reuniu principalmente jovens entre 19 e 27 anos, foi organizado pela Juventude Socialista do PDT santista. Na ocasião, Guenaga enfatizou: “O Sindicato dos Engenheiros se faz presente porque entende que a saída do País é a geração de empregos de qualidade. Os três níveis de governo – municipal, estadual e federal – precisam discutir juntos alternativas para isso.” Já Jama acredita que o Brasil precisa investir na indústria nacional, no mercado interno e nas novas tecnologias como forma de garantir desenvolvimento e crescimento econômicos.

 

Café da manhã com o secretário
No dia 11 de janeiro, o secretário de Estado da Habitação, Emanuel Fernandes, participou de café da manhã no SEESP com seus dirigentes. Na oportunidade, falou sobre os programas habitacionais do governo paulista e discutiu o cenário político local e nacional.

 

Texto anterior

JE 270