Canteiro

 

SEESP busca alternativa à privatização da Cteep
O senador Eduardo Suplicy (PT/SP), o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, e o diretor dessa entidade, Carlos Augusto Ramos Kirchner, reuniram-se com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, e o diretor dessa instituição, Carlos Kawal Leal Ferreira, no dia 5 de dezembro, na tentativa de evitar a privatização da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

Na audiência, tanto Suplicy quanto Pinheiro apontaram as conseqüências para a sociedade da desestatização da transmissora, anunciada pelo Governo Estadual como única saída para saldar parcela da dívida da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), a qual gira em torno de R$ 11 bilhões. Eles lembraram que a privatização não representará solução definitiva à situação da geradora e propuseram a federalização da Cteep e Cesp ou sua gestão compartilhada entre as duas esferas de governo como alternativa viável para se resolver o imbróglio. Mantega frisou que essa decisão não compete ao BNDES e que um caminho seria tentar alinhavar alternativa para o impasse com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Acatando sua sugestão, o SEESP, com o apoio de Suplicy, pretende agora agendar essa conversa.

Como ressaltou Pinheiro, a venda da transmissora – altamente lucrativa, cujo desempenho é excelente e os índices de qualidade na prestação dos serviços são elevados – significará perda irreparável ao patrimônio paulista e brasileiro. Mantega asseverou que sua privatização não integra as negociações relativas à Cesp com o BNDES.

 

Protesto judicial
O SEESP ingressou com protesto judicial no dia 14 de dezembro para garantir a data-base dos engenheiros em 1º de janeiro nas empresas integrantes do grupo Brasil Ferrovias, na Ferrovia Centro Atlântica S/A e na Portofer Transportes Ferroviários Ltda. A pauta de reivindicações da categoria foi aprovada em assembléias no mês de novembro realizadas na sede do SEESP na Capital e nas suas delegacias sindicais em Araraquara, Ribeirão Preto, Sorocaba, Rio Claro, Santos, Bauru e Campinas.

 

Contra a unificação dos regimes de Previdência
Aproveitando a ida do secretário de Estado da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, à Assembléia Legislativa de São Paulo no dia 13 de dezembro, para participar de audiência, representantes de trabalhadores, entre os quais dirigentes do SEESP, compareceram ao local para se manifestar contra o Projeto de Lei Complementar 30/05. De autoria do governador Geraldo Alckmin, tramitando em regime de urgência, esse unifica os sistemas de aposentadoria do funcionalismo público estadual. Na prática, segundo o vice-presidente do SEESP, João Paulo Dutra, deve reduzir o benefício a esse pessoal.

 

Engenheiros no Conselho Nacional das Cidades
Em pleito ocorrido durante a Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília entre 30 de novembro e 3 de dezembro, o representante da Federação Nacional dos Engenheiros, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, foi eleito titular no Conselho Nacional das Cidades. Diretor do SEESP, ele atuou como suplente nesse fórum na gestão anterior. Essa tomará posse em abril de 2006. Seu mandato é de dois anos.

 

Final da 2ª Copa SEESP de Xadrez
Ocorreu no dia 11 de dezembro, em Limeira, a final da 2ª Copa SEESP de Xadrez. Os vencedores foram Edgar Rodrigues, da cidade de Cubatão (categoria absoluto); Evio Woigt, de Limeira (veteranos); Julia Cardoso (feminino), Douglas Sampaio Jr. (sub-18), Luiz Paulo Broeto (sub-16) e Gabriel Augusto das Neves (sub-14), todos do município de Cordeirópolis; Heitor de Almeida, de Limeira (sub-12); André Basso, de Hortolândia (sub-10); e Luiz Gustavo T. Barboza, de Campinas (sub-8). A 3ª Etapa da Copa SEESP está prevista para começar em março de 2006.

 

Delegação chinesa visita SEESP
No dia 1º de dezembro, diretores do sindicato receberam na sede da entidade a delegação do Departamento de Água do Instituto de Engenharia da China, comandada pelo seu vice-presidente, Wang Hong. A visita foi organizada por Li Weigang, da Universidade de Brasília. O objetivo foi conhecer a organização representativa da categoria no Brasil e como se dá a habilitação ao exercício profissional no País, para possível estabelecimento de canal de cooperação entre as instituições. Na oportunidade, José Soares Pimentel, diretor do SEESP, explanou sobre seu funcionamento e estrutura. Segundo ele, com 71 anos de idade, a entidade é exemplo de sindicalismo técnico qualificado. Presente ao encontro, Esdras Magalhães dos Santos Filho, também diretor do SEESP, lembrou que atualmente cerca de 15% dos profissionais do Estado são associados, o que perfaz em torno de 30 mil filiados.

 

Curso de gerenciamento ambiental
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em gerenciamento ambiental da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), que terá início em fevereiro de 2006. Maiores informações pelo telefone (19) 3417-6604 ou e-mail cdt@fealq.org.br.

 

ABC homenageia profissionais
Em ato solene na Câmara Municipal de Santo André, no dia 29 de novembro, que marcou as comemorações do Dia do Engenheiro – 11 de dezembro – na região, foram homenageados os engenheiros José Carlos Paulino da Silva e Paulo Sérgio Augustini, por relevantes serviços prestados à comunidade. O evento foi promovido pela Delegacia Sindical do SEESP no Grande ABC em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul.

 

Adeus a Romualdo Delmanto
O SEESP lamenta a morte do seu associado Romualdo Delmanto Junior, aos 72 anos, em 16 de novembro último. Engenheiro civil aposentado da antiga Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), participava ativamente das lutas sindicais. Delmanto fará falta e deixará saudades.

 

Texto anterior

JE 269