Canteiro

 

Ato em memória de Vlado
Os 30 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado sob tortura pela repressão militar em 25 de outubro de 1975, foram lembrados em uma série de atividades, abrangendo exibição de filmes que retratam a ditadura no Brasil, homenagem e shows, durante a segunda quinzena de outubro. A extensa programação incluiu ainda ato inter-religioso no dia 23 último na Catedral da Sé, mesmo local em que foi celebrada missa em homenagem a Vlado há 30 anos. Convocada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo à época, Audálio Dantas, também com caráter ecumênico, aquela serviu como protesto contra o assassinato do jornalista e o regime então instalado no País. Três décadas depois, o ato foi coordenado por Dom Paulo Evaristo Arns e pelo rabino Henry Sobel – a exemplo de 1975, quando o fizeram juntamente com o reverendo James Wright, já falecido. Teve a participação de representantes de 20 religiões e contou com apresentação do Coral de Mil Vozes, sob regência do maestro Martinho Lutero. Diversas autoridades prestigiaram o acontecimento, entre elas o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra.

Ainda para lembrar os 30 anos da morte de Vlado foi aberta em 22 de outubro exposição nas celas do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), na Estação Pinacoteca (Largo General Osório, 66). Em cartaz até 22 de novembro, das 10h às 18h, de terça-feira a domingo, é realizada pelo Sindicato dos Jornalistas em parceria com a Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo e tem o apoio da Pinacoteca e Arquivo do Estado. Reúne obras feitas em blocos de anotações utilizados por jornalistas. Com curadoria de Radah Abramo, tem a participação de mais de 30 artistas plásticos.

 

Lins realiza churrasco de confraternização
O evento foi efetuado em 21 de setembro pela Delegacia do SEESP na localidade. O objetivo foi apresentar à categoria na região as vantagens da sindicalização a essa entidade. Entre os que prestigiaram a iniciativa, a vice-prefeita do município, Keiko Obara Kurimori, e seu cônjuge, Francisco Yutaka Kurimori; Roberto Gradella Ferreira Pinto, presidente da Associação dos Engenheiros de Promissão e representante da Prefeitura daquela cidade; e Paulo Cesar Hernandez Parra, empresário da região.

 

Aprovado acordo coletivo na CPTM
Os engenheiros que atuam na empresa aprovaram, em assembléia no dia 24 de outubro, o acordo coletivo de trabalho 2005/2006. Esse inclui reajuste salarial de 4,95%; abono de R$ 750,00 pago em duas parcelas; manutenção do anuênio de 1% por ano trabalhado, limitado ao teto de 35%; auxílio materno de R$ 157,84 por filho natural ou legalmente adotado até os sete anos de idade; adicional noturno de 50%; horas extras pagas com acréscimo de 100%; e revisão do Plano de Cargos e Salários.

 

Audiência pública avalia resultados de conferência
Realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 19 de outubro, por iniciativa das comissões de Assuntos Metropolitanos dessa casa e Preparatória Estadual, audiência pública visou avaliar os resultados da 2ª Conferência Estadual das Cidades. Efetuada em 16 e 17 de setembro, essa teve a participação de 1.500 delegados. Na reunião no Legislativo, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, diretor do SEESP e coordenador do Núcleo Executivo de Validação das conferências, fez um balanço do trabalho desenvolvido durante o processo e apontou a necessidade de se avançar para o evento nacional, programado para 30 de novembro a 3 de dezembro. Ainda na oportunidade, foi solicitada audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para apresentação dos resultados do evento estadual, os quais serão levados a Brasília.

 

Texto anterior

JE 266