Canteiro

 

Seminário aborda assistência técnica à população
No dia 24 de setembro, aconteceu o seminário “Assistência técnica, um direito de todos: construindo uma política nacional”, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, em São Paulo. O objetivo foi reunir e avaliar experiências locais e discutir propostas sobre o tema dos deputados Clovis Ilgenfritz (PT-RS) e Zezéu Ribeiro (PT-BA), consolidadas no Projeto de Lei 889/2003, que tramita na Câmara dos Deputados. Experiências paulistas e de outros estados serão levadas ao seminário nacional, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Um trabalho bem-sucedido foi apresentado por Marcos Wanderley Ferreira, diretor da Delegacia Sindical do SEESP em Bauru. Trata-se do Promore (Programa de Moradia Econômica), que teve início em 1988 e já tem mais de 10 mil projetos executados ou em andamento na cidade. É destinado às famílias com renda de até cinco salários mínimos. “Além de beneficiar a população com menor poder aquisitivo, que tem acesso à assistência de engenheiros e arquitetos para construir adequadamente, a iniciativa dá oportunidade ao jovem profissional de ingressar no mercado de trabalho”, ressaltou Ferreira. O beneficiário do programa tem ainda isenção de diversas tarifas públicas, graças aos convênios mantidos com o Dae (Departamento de Água e Esgoto) e com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Rubens Lansac Patrão Filho, presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Campinas, falou sobre o processo de implantação do Promore na cidade há cerca de um ano. Também estava presente o diretor desse sindicato, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, representando Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do SEESP e da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), entidades que promoveram o evento, assim como a Federação Nacional dos Arquitetos, o Sindicato dos Arquitetos de São Paulo e o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAU-USP.

 

Campeonato de xadrez em Rio Claro
No dia 25 de setembro, 99 enxadristas participaram da sexta etapa da II Copa SEESP de Xadrez, em parceria com o Compre Bem Supermercados. O destaque do campeonato coube a Paulo Roberto S. Prata, de apenas 15 anos, que terminou invicto com 5,5 pontos – o melhor resultado possível era 6. Estavam presentes Candinha Demarchi, vice-prefeita de Rio Claro; Sérgio Chritofoletti, secretário municipal de Esportes; e o deputado Aldo Demarchi (PFL). A sétima etapa ocorrerá no dia 30 de outubro, na cidade de Limeira, no Nosso Clube. Maiores informações no site www.xadrezrapido.com.

 

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Esse foi o tema do evento realizado pela Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô) de 20 a 23 de setembro, no Centro de Convenções do Shopping Center Frei Caneca. Segundo Manuel da Silva Ferreira Filho, presidente da Aeamesp, o evento defendeu os direitos do cidadão, mostrando o dever do Estado de proporcionar transporte público, com uma rede de metrô e ferrovia com qualidade para todos e tarifas acessíveis. O diretor do SEESP, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, representando o presidente desse sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, propôs que sejam colhidas assinaturas para derrubar a tarifa horo-sazonal que tanto penaliza o sistema de transporte da metrópole, pois sobretaxa a utilização da energia elétrica no horário de pico. “É um desafio à Aeamesp, aos sindicatos dos engenheiros e dos metroviários de São Paulo e aos membros do Movimento pelo Direito ao Transporte Público”, declarou. Na ocasião, os ex-presidentes da entidade foram homenageados pelos 15 anos da Aeamesp. A iniciativa teve apoio do SEESP.

 

III Ecovale em Taubaté
Entre os dias 20 e 22 de outubro, acontecerá o III Encontro de Meio Ambiente do Vale do Paraíba, na Associação dos Empregados do Comércio de Taubaté. O evento é promovido pela Delegacia Sindical do SEESP no município. Para se inscrever, basta preencher a ficha no site www.ecovale.org.br/inscricao.php e pagar taxa de R$ 30,00. A programação está disponível no endereço www.ecovale.org.br/programacao.php. Informações pelos telefones (12) 3631-4047, (12) 3633-5411 ou (12) 3633-7371.

 

SEESP ajuíza ações contra a Cesp
No mês de agosto, o SEESP ajuizou duas ações contra a Cesp em nome dos engenheiros associados à entidade. Uma é relacionada ao não-pagamento de 10% da PRR (Política de Remuneração por Resultados) de 2003-2004. A outra, pelo pagamento retroativo aos últimos cinco anos do adicional de periculosidade calculado sobre o salário total.

 

Eleições de delegados sindicais na Cetesb
Os engenheiros filiados ao SEESP elegerão os delegados sindicais na Cetesb, através de voto por correspondência em todo o Estado de São Paulo, até o dia 5 de outubro. Serão eleitos dois titulares e dois suplentes, que se constituirão em mais um elo no fortalecimento do sindicato com a categoria na companhia. Informações pelo telefone (11) 3113-2615.

 

Fechado acordo com Telesp e Telefônica
Em assembléia geral extraordinária no dia 16 de setembro, os engenheiros da Telesp e da Telefônica Empresas aprovaram a assinatura do acordo coletivo de trabalho 2005-2006. Assim, eles têm garantido reajuste salarial de 5,2% e piso de R$ 2.700,00. Foi renovado o critério de pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para esse período. Em fevereiro de 2006, será quitada a parcela referente a 2005; em julho, será feita a antecipação de 2006. Essas parcelas semestrais corresponderão a até 130% dos salários.

 

Texto anterior

JE 264