Canteiro

 

SEESP sedia conferência da Região Metropolitana
Aconteceu em 21 de agosto a 2ª Conferência das Cidades da Região Metropolitana de São Paulo, que reúne 39 municípios, promovida pelo SEESP e pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A.). Na ocasião, foram apresentados painéis sobre o “Projeto de lei que reorganiza a RMSP”, por Luiz José Pedretti, assessor da Presidência da Emplasa; “Agenda para o desenvolvimento da RMSP”, por Eloisa Raymundo Holanda Rolim, diretora técnica da Emplasa; e “Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, por Erminia Maricato, ex-secretária executiva do Ministério das Cidades. Na abertura, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, representando o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, enalteceu a parceria e ressaltou a necessidade de planejamento. Marcos Campagnone, presidente da Emplasa e coordenador da comissão preparatória da 2ª Conferência Estadual das Cidades, destacou a contribuição do SEESP no processo e nas questões relacionadas ao tema. Ao falar sobre a importância desses painéis e dos debates, assegurou que as contribuições serão levadas à 2ª Conferência, nos dias 16 e 17 de setembro, no Memorial da América Latina. No encerramento, a deputada Ana Martins, presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, comprometeu-se a considerar as questões levantadas na hora de analisar o projeto de lei que reorganiza a RMSP.

 

Campinas proporá o Promore no encontro estadual
O Promore (Programa de Moradia Econômica) está entre as 12 propostas de Campinas que serão apresentadas na Conferência Estadual das Cidades, agendada para o início de setembro, na Capital. O programa foi apresentado como ferramenta para reduzir a carência habitacional pelos diretores da Delegacia Sindical do SEESP na localidade, Francisco Alvarenga Campos, Johny Eiji Okada e Celso Rodrigues, durante a 2ª Conferência da Cidade de Campinas, realizada em 29 e 30 de julho.

 

Cidade para todos em Marília
O município realizou a sua 2ª Conferência da Cidade nos dias 17 e 18 de agosto. O SEESP foi representado por Luiz Fernando Napoleone, presidente de sua Delegacia Sindical em Marília. Durante os trabalhos, foram apresentados os painéis “Participação e controle social”, “Política urbana e regional”, “Questão federativa” e “Financiamento do desenvolvimento urbano”. Também participou Laerte Otávio Rojo Rosseto, diretor do Escritório de Planejamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Marília.

 

Assenag comemora 39 anos
No dia 13 de agosto, foi comemorado o 39° aniversário da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) de Bauru, com a realização da 17ª Noite Alemã, no Bauru Tênis Clube. A festa reuniu mais de 600 convidados, com apoio do SEESP, informou Marcos Wanderley Ferreira, presidente da Assenag e diretor do sindicato.

 

SEESP é campeão de futsal em Taubaté
A Delegacia Sindical do SEESP em Taubaté participou, no dia 10 de agosto, do campeonato de futsal realizado pela OAB Subseção de Taubaté, em comemoração à Semana do Advogado. O campeão do torneio foi o time da delegacia, composto por Rafael e Fábio, estudantes de engenharia mecânica, Rogério, Ademar, Eduardo e Renato, engenheiros associados, e Leandro, funcionário da entidade.

 

Eleitos delegados sindicais na Sabesp
Nos dias 18 e 19 de agosto, os engenheiros elegeram os delegados sindicais do SEESP na Sabesp para o mandato que vai de 31 de dezembro de 2005 a 31 de dezembro de 2009. A seguir, as áreas de atuação e os titulares e suplentes eleitos, respectivamente: Capital: Sul – Luiz Gonzaga da Silva e Sérgio Luiz da Silva Rego; Norte – Paulo Wanderley da Silva e Cláudio Roberto Martin; Leste – Luciomar Santos Werneck e Francisco Porto de Souza; Oeste – Pedro Luis Bonanno e Aurelindo Rosa dos Santos; Costa Carvalho – José Eduardo Villar Nassar e Carlos Alberto de Carvalho; Sumidouro – Carlos Roberto Canecchio e José Eduardo Aun; Ipiranga – Jairo Kazunori Ito e Tomás Antônio Rocha de Abreu; Ponte Pequena (I) – Cid Barbosa Lima Junior e Luiz Henrique Peres; e Ponte Pequena (II) – Danilo Grimaldi e Walter Jorge Michaluate. Interior: Franca – Oswaldo Cabral de Vasconcellos Junior e Luiz Alberto de Camargo Cordón; Lins – Ivo Nicolielo Antunes Junior e Ramiro Hassem; Vale do Paraíba – Mário Pero Tinoco e Jorge Luiz Monteiro; Presidente Prudente – Gilmar José Peixoto e João Francisco Heitzmann Neto; Itapetininga – José Francisco Gomes Junior e Pedro Luiz Todesco Ferraz; e Botucatu – Layre Colino Junior e André Luiz Silva. Litoral: Vale do Ribeira – Eugênio José Peixoto e José Candido Macedo Filho; Baixada Santista – Antonio Mendes Baptista Neto e João Guedes Neto; e Litoral Norte – José Francisco de Carvalho e José Antônio Prado.

 

Programa Trabalho de Escola é lançado em Santos
No dia 22 de agosto, a Subdelegacia do Trabalho de Santos, dirigida por Rosângela Mendes Ribeiro Silva Cassaro, lançou o programa “Trabalho de Escola”, no Sindicato dos Petroleiros nessa cidade, com o objetivo de informar os adolescentes sobre direitos e segurança e saúde do trabalhador. Ele aborda temas como Constituição Federal, jornada de trabalho, descanso, férias, 13º, FGTS, seguro-desemprego, riscos do trabalho, medidas preventivas de segurança e associação sindical. Segundo Paulo Rogério Moreira de Oliveira, auditor fiscal, será implementado nas escolas municipais e estaduais e voltado aos alunos da 8ª série – inicialmente atenderá as localizadas em Santos e Registro. As palestras serão ministradas por estagiários do curso de Direito da Universidade Católica de Santos, auditores fiscais, técnicos do Ministério do Trabalho e sindicalistas. A Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista apóia o projeto, que contará com Newton Guenaga Filho e Antonio Fernandez Ozores, respectivamente presidente e diretor dessa delegacia, entre os palestrantes do programa.

 

Texto anterior

JE 262