Canteiro

Engenheiros podem perder emprego em Santos
No dia 20 de junho, o trabalho de triagem e tratamento das embalagens de madeira, realizado por empresas credenciadas em parceria com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi interrompido unilateralmente através de comunicado da chefia desse órgão em Santos. Agora, elas só poderão fazer operação de fumigação (esterilizar contêineres com gás brometo de metila, que age como inseticida e fungicida) ou tratamento a calor. Para Jaime Caettano, da Survey Expurgos Ltda., com essa mudança, o comércio externo brasileiro terá prejuízos devido ao aumento de tempo para liberação das cargas, pois os 24 fiscais do Ministério deixaram de contar com cerca de 70 engenheiros agrônomos e florestais que auxiliavam no processo de triagem prévia à operação de fumigação. “O que põe em risco centenas de empregos nesse município.” Para reverter esse quadro, engenheiros se organizaram e enviaram moção de repúdio à Câmara Municipal de Santos solicitando apoio dos vereadores à regulamentação dessa atividade.

Eleição de delegados sindicais na Sabesp
Ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto a eleição dos delegados sindicais do SEESP na Sabesp, na Capital e Interior. Serão 18 titulares e 18 suplentes, cada um para uma área de atuação dentro da estrutura da companhia. Podem votar associados ao SEESP há mais de seis meses e quites com a anuidade.

Paulo Mendes fala sobre arquitetura em Bauru
“Arquitetura contemporânea no Brasil: principais obras” foi o tema da palestra apresentada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no dia 5 de julho, na sede da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru). Considerado um dos ícones da arquitetura brasileira, falou para cerca de 300 pessoas. O evento foi realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, núcleo Bauru, com apoio do SEESP, da Assenag e do Crea-SP. O patrocínio foi da Associação Brasileira de Cimento Portland, Bandeirantes Estruturas Metálicas, Buffet Comissária, Cad Copy Plotagens, Fademac, Jalovi Papelaria e Informática, Portobello Shop, Qualitysuites Garden Hotel, Saint Paul Residence, Tektron Sound e VR-Valoart.

Engenheiros da CPFL ganham dissídio de 2001 na Justiça
Os engenheiros que tinham contrato de trabalho com a CPFL em 1º de junho de 2001 receberão indenização correspondente a 6% de reajuste salarial, descontados os R$ 84,00 pagos a título de antecipação, abrangendo o período de 1º de junho de 2001 a 30 de abril de 2005. A vitória diz respeito à ação referente ao dissídio coletivo de 2001 que tramitava na Justiça do Trabalho. A empresa comunicou à 5 ª Vara do Trabalho que já aplicou o reajuste retroativo a 1º de maio de 2005 e que a diferença referente a esse último mês e ao de junho seria quitada até o dia 31 de julho. Informou ainda que os novos valores já estarão incorporados aos salários de agosto. Após a implementação do reajuste em folha, serão apuradas as diferenças desse período de cada engenheiro beneficiado pela ação. Para fazer esses cálculos, os profissionais devem enviar todos os holerites desse período, inclusive do 13º e férias, à Delegacia Sindical do SEESP em Campinas, que também disponibiliza a lista dos engenheiros que integram o processo. Informações pelo telefone (19) 3251-8455.

Errata – Nos cursos de idiomas Wizard, na região de Rio Claro, engenheiro, cônjuge, filho e pais têm 20% de desconto no primeiro módulo e 13% nos demais, diferentemente do que foi publicado na edição 259 do Jornal do Engenheiro. Interessados poderão optar por inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Rio Claro: telefone (19) 3524-1168; Araras: (19) 3541-5448; Leme: (19) 3554-1485; Limeira: (19) 3541-5490 e Pirassununga: (19) 3561-2638

Campanhas salariais

SPTrans assina acordo aos engenheiros
No dia 22 de julho, foi assinado o acordo com a SPTrans.Ficou assegurado reajuste de 2%, salário mínimo profissional previsto em lei, adiantamento quinzenal de 40% do vencimento, pagamento a título de Participação nos Resultados de até R$ 1.908,00, em duas parcelas iguais em novembro de 2005 e abril de 2006. Além de aceitação do delegado sindical, com possibilidade de o SEESP indicar quatro, para mandato de 24 meses; registro na carteira de trabalho como engenheiro, desde que exerça cargo ou função que exija graduação na área. A empresa fornecerá acervo técnico do engenheiro quando solicitado e se encarregará do preenchimento e recolhimento das Anotações de Responsabilidade Técnica.

Comgás fecha acordo
Com data-base em 1º de junho, os engenheiros da Comgás terão 8,5% de reajuste salarial, extensivo às cláusulas econômicas. “As negociações alcançaram as expectativas, pois foi reconhecida a importância do trabalho dos profissionais para o desenvolvimento da empresa”, informou Carlos Alberto Guimarães Garcez, vice-presidente do SEESP.

Paralisação na Cteep e Cesp
Devido à interrupção das negociações pela Cteep, as entidades sindicais deliberaram por um plano de ação unificado para pressionar a companhia e a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. Esse prevê paralisação de advertência em 1º de agosto, quando ocorrerão assembléias para ratificar a greve por tempo indeterminado, a partir do dia 8. Também decidiram cruzar os braços a partir da mesma data os engenheiros da Cesp, em assembléias no dia 26 de julho.

Risco de greve na Ferroban
Impasse nas negociações salariais com a Ferroban, que se arrasta há mais de seis meses, poderá levar os ferroviários a paralisarem suas atividades. Com data-base em 1º de janeiro, eles não tiveram avanço na mesa-redonda na DRT, realizada em 27 de julho. Assembléias estavam marcadas para essa mesma data e para o dia 28. O SEESP e o Sindicato da Mogiana reivindicam tratamento isonômico por parte da empresa às entidades, tendo em vista que ao Sindicato da Sorocabana já foi concedido 6,13% de reajuste salarial e abono de R$ 1.500,00.

Firmada convenção com a Fecomércio
Engenheiros das empresas do comércio já têm assinada convenção coletiva de trabalho 2005/2006. Eles terão, entre outros itens, reajuste de 6,61%, piso salarial de R$ 3.037,00, para jornada de 44 horas semanais; hora extra com adicional de 50% e 12 dias por ano livres à reciclagem tecnológica, sem perda dos vencimentos.

Aprovada pauta de reivindicações à Telefônica
No dia 27 de julho, engenheiros em assembléia geral extraordinária aprovaram pauta de reivindicações visando apenas a discussão das cláusulas econômicas, já que as outras existentes no acordo coletivo de trabalho têm vigência até 31 de agosto de 2006. A data-base é 1º de setembro.

Texto anterior