Canteiro

 

Movimento reivindica melhores condições de trabalho e revogação de MP
No Dia Mundial em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, 28 de abril, entidades representantes de trabalhadores, incluindo o SEESP, organizaram uma passeata no Centro de São Paulo para pedir a implantação de programas de condições de meio ambiente de trabalho nas indústrias e a revogação da Medida Provisória 242. Essa aumenta a carência do auxílio-doença e, segundo Celso Atienza, vice-presidente desse sindicato, que participou do movimento, não é solução para reduzir gastos do INSS. O pedido foi de ingresso de ação regressiva à MP. Cerca de 300 pessoas compareceram ao ato, que alertou, ainda, para a situação preocupante da saúde e segurança do trabalhador, pedindo a aplicação das leis que as garantem. A manifestação serviu ainda para pleitear o fim da jornada excessiva, a garantia do seguro de acidente de trabalho público e igualdade de oportunidades e trabalho digno a homens e mulheres, entre outros pontos.

 

Coordenador da Câmara de Elétrica é referendado pelo TRF
Eleito em 28 de janeiro último coordenador da Câmara Especial de Engenharia Elétrica do Crea-SP, o presidente da Delegacia do SEESP em Barretos, Luiz Antonio Moreira Salata, teve seu nome referendado para o cargo pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região em 11 de maio. Nessa data, a juíza Alda Basto deferiu o pedido de tutela antecipada a esse representante do sindicato, garantindo sua posse e sustando pleito posterior até o julgamento da ação.

 

Diretor do SEESP assume Subprefeitura em Araraquara
Em cerimônia no dia 7 de maio, João Luiz Braguini, presidente da Delegacia Sindical do SEESP no município, foi empossado subprefeito do Distrito da Vila Xavier em Araraquara.

 

Como vencer o medo de falar em público
Esse é o tema de palestra gratuita a ser realizada no dia 31 de maio, das 19h às 22h, na sede do SEESP. Proferida pelo engenheiro Antônio Fernandez Ozores, diretor desse sindicato na Baixada Santista, aborda, entre outros tópicos, as dificuldades de uma apresentação, o branco na comunicação, a postura do bom orador, como discursar de forma clara e eficaz, a linguagem corporal e os gestos, bem como cuidados básicos com a voz. Maiores informações e inscrições pelo telefone (11) 3113-2640, e-mail sindical@seesp.org.br ou fax (11) 3242-2368, com Antonio.

 

Engenheiro lança livro que poderá auxiliar trabalho de peritos
“Contrafação de patentes – Violação de direitos de propriedade industrial” é o título da obra escrita por Balmes Vega Garcia, diretor do sindicato, e lançada no dia 27 de abril, na Livraria Cultura, na Capital paulista. Publicado pela Editora LTR, em suas 112 páginas, o livro trata especificamente da pirataria de patentes e poderá auxiliar sobretudo o trabalho do profissional que atua com perícias. Segundo o autor, fornece um roteiro que permite a esse identificar se um processo industrial, dispositivo elétrico ou mecânico infringem ou não uma patente em vigor. A publicação pode ser encontrada nas principais livrarias da cidade ou ser adquirida via Internet pelos sites www.ltr.com.br e www.livrariasaraiva.com.br. Custa R$ 20,00.

 

Reforma sindical é discutida na Baixada Santista
O tema foi debatido em evento realizado no Sindicato dos Petroleiros de Santos, no dia 15 de abril último. Intitulado “PEC 369/05 – Reforma sindical – Organização, Mobilização e Estratégias de Ação”, contou com a presença de deputados da região. Em atendimento à solicitação desses parlamentares, os sindicalistas participantes ficaram de apresentar a eles proposta alternativa à reforma, o que fizeram em 4 de maio, quando levaram o documento contendo suas sugestões à Delegacia Regional do Trabalho na localidade. Entre os integrantes desse grupo, o representante do SEESP, Newton Guenaga Filho, presidente da Delegacia da entidade na Baixada Santista. Durante o evento, ele rechaçou as mudanças pretendidas pelo Governo na estrutura sindical e pediu aos deputados presentes que votem pela rejeição da PEC 369, que altera artigos da Carta Magna e abre caminho a tais alterações.

 

Plano diretor participativo
No dia 17 de maio, simultaneamente ao lançamento nacional da Campanha pelo Plano Diretor Participativo, em Brasília – no qual a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) estará presente, na pessoa do seu presidente, Murilo Celso de Campos Pinheiro –, ocorrerá o estadual, na Assembléia Legislativa de São Paulo. No evento paulista, o SEESP estará representado.

 

Assembléias nas energéticas
De 11 a 13 de maio estavam marcadas as assembléias gerais extraordinárias para deliberação sobre a pauta de reivindicações dos engenheiros que atuam nas energéticas. Essa inclui, entre outro itens, estabilidade no emprego a todos os engenheiros durante a vigência do acordo, reposição da inflação pelo maior índice mais aumento real de 5% e piso de R$ 3.200,00 a partir da data-base (1º de junho).

 

V Encontro Estadual de Saneamento Ambiental
O Pólo Lins da Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) promoverá o V Encontro Estadual de Saneamento Ambiental nos dias 1º e 2 de junho, no Quality Resort de Lins. O evento tem o propósito de proporcionar o conhecimento de novas tecnologias e promover o intercâmbio de informações relativas ao saneamento. Detalhes pelo telefone (14) 3522-4933, ramais 264 ou 311

 

Texto anterior

JE 255