Canteiro

 

Integração energética latino-americana
Esse é o tema de seminário que será realizado nos dias 9 e 10 de maio, no auditório Francisco Romeu Landi (antigo prédio da administração da Escola Politécnica da USP). Organizado pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia, o evento aprofundará os debates sobre energia nas relações do Brasil com os seus vizinhos. A inscrição tem um custo de R$30,00 e garante a retirada, no primeiro dia do seminário, de um exemplar do livro “Malogro no setor elétrico”, de autoria do engenheiro Carlos Augusto Ramos Kirchner. Pode ser feita pela web, no site www.iee.usp.br, onde consta número da conta para depósito da quantia, bem como procedimento para envio do comprovante. Nesse endereço, também é possível obter detalhes sobre o acontecimento, bem como ter acesso a sua programação.

 

Profissionais liberais discutem reforma
Está marcado para 5 de maio, das 9 às 17 horas, o “Seminário dos Profissionais Liberais”, na sede do SEESP. Será dividido em quatro temas: Contribuição sindical, Categoria profissional, Unicidade sindical e Proposta de Emenda Constitucional 369/2005 – essa altera os artigos 8º, 11, 37 e 114 da Carta Magna e possibilita mudança na legislação sindical vigente no País. O objetivo do evento é aprovar propostas de consenso entre os profissionais que serão apresentadas ao Ministério do Trabalho, informou Celso Atienza, vice-presidente do SEESP e presidente da CBP-SP (Central Brasileira de Profissionais, subsede São Paulo).

 

Engenheiros do Estado continuam mobilizados
Os engenheiros da administração direta do Estado de São Paulo continuam batalhando por melhores salários e condições de trabalho. Formas de ação, mobilização e encaminhamento das reivindicações são discutidos semanalmente em reunião entre esses profissionais. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, às 10 horas, na sede do SEESP (Rua Genebra, 25, 2º andar, São Paulo).

 

Sorocaba contra os acidentes do trabalho
A I Sempat (Semana Municipal de Prevenção ao Acidente do Trabalho) acontece de 1º a 7 de maio, na cidade de Sorocaba. A programação inclui passeio ciclístico, exposição de equipamentos de segurança no shopping center local, palestras e outras atividades. “PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)” será o tema apresentado na Câmara Municipal, no dia 4, às 19h, pelo engenheiro Celso Atienza, vice-presidente do SEESP. Segundo ele, o PPP determina as atividades, operações e suas conseqüências no ambiente de trabalho para obtenção de futura aposentadoria especial. Informações sobre as atividades pelo telefone (15) 3238-1136.

 

São Paulo prepara Conferência das Cidades
Aconteceu em 13 de abril a segunda reunião da comissão preparatória da 2ª Conferência Estadual das Cidades, agendada para o período de 1º de agosto a 2 de outubro de 2005. Na ocasião, foram eleitos 50 membros para compor essa comissão, respeitando a proporção dos seguintes segmentos: poder público, 21; movimentos sociais e populares, 13; empresários e sindicatos, cinco cada; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, três; organizações não-governamentais, dois; e conselhos estaduais de profissionais, um. Há ainda 50 suplentes, respeitando-se os mesmos critérios. Representam o SEESP os engenheiros Laerte Mathias de Oliveira (titular) e Balmes Vega Garcia (suplente).

 

Vacinação contra gripe
No dia 20 de maio, às 14h, os associados e seus familiares poderão vacinar-se contra a gripe na sede do SEESP, com desconto. Solicite informação sobre o preço e confirme sua presença pelo telefone (11) 3113-2662, com Anita.

 

Campanha pelo Plano Diretor
Está previsto para 17 de maio o lançamento da Campanha Nacional – Plano Diretor Participativo, segundo informou Raquel Rolnik, secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, em reunião com os dirigentes sindicais do SEESP, na sede da entidade, no dia 11 de abril. Pela proposta do Governo Federal, as cidades com mais de 20 mil habitantes terão que elaborar ou adequar seus planos diretores e aprová-los nas câmaras municipais até outubro de 2006. Deverão também fazê-lo, independentemente da população, as turísticas, as que pertencem às regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas, bem como aquelas que acolherão empreendimento de impacto ambiental e as que montaram seus planos diretores há mais de dez anos. Enquadram-se nessas situações 1.740 municípios brasileiros, 150 apenas no Estado de São Paulo.

A secretária aproveitou o encontro no SEESP para fazer um apelo à participação e afirmou que, para levar a tarefa a cabo, o Ministério das Cidades conta com parceiros, como a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), movimentos populares de moradia e o Fórum Nacional de Reforma Urbana.

O objetivo do esforço, salientou ela, é a distribuição mais justa dos benefícios e dos ônus do desenvolvimento urbano. “Gostaria de contar com o apoio e a militância dos engenheiros para que façamos disso uma oportunidade de mudar o patamar da gestão municipal neste País”, enfatizou

 

Texto anterior

JE 254