Canteiro

 

Profissionais liberais discutem sua situação face à reforma sindical
A primeira reunião de representantes desses trabalhadores para abordar suas propostas à reforma sindical aconteceu no dia 4 de abril, na sede do SEESP, menos de um mês após a instalação da Comissão da Câmara Setorial de Profissionais Liberais. No encontro, reforçou-se a necessidade de centrar fogo na PEC 369/05, que visa alterar artigos da Constituição Federal relativos à organização sindical e assim regulamentar as mudanças previstas em anteprojeto de lei. Para que os profissionais liberais tenham a garantia de que não serão atropelados pelas modificações, caso, apesar de todos os esforços, a PEC passe no Congresso, foi sugerido no encontro que sua situação seja definida já nessa primeira etapa, mediante a inserção de propostas que os contemplem nesse texto e não apenas no anteprojeto.

Além disso, os participantes – entre os quais de sindicatos dos engenheiros, sociólogos, arquitetos e médicos – decidiram fundamentar seu trabalho inicialmente no que for consenso. O principal deles é a defesa do sindicato por categoria – e não por ramo de atividade, como se pretende.

 

Sintaema reorganiza núcleo de afrodescendentes
O dia 31 de março marcou a retomada dos trabalhos do Núcleo de Afrodescendentes do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente) na cidade de Lins. O SEESP, através de sua delegacia na localidade, prestigiou o acontecimento.

 

Dia Mundial da Água em Lins
O sindicato também apoiou evento realizado pela Sabesp em Lins para comemorar o Dia Mundial da Água. Ocorrido em 22 de março, esse reuniu mais de mil crianças de 1ª a 4ª séries de escolas locais. O presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Lins, Milson César Pagliarini, acompanhou as atividades e compôs o palanque de autoridades, juntamente com o prefeito Waldemar Sandoli Casadei, os vereadores Edgar de Souza e Wagner Casadei, o superintendente da Sabesp, Izaias Storch, e demais convidados.

 

Exposição apresenta grandes obras de engenharia
Produzida pela Fundação Patrimônio Histórico da Energia, com o apoio desse sindicato e patrocínio da AES Tietê, a exposição “Engenheiro: profissão energia – Uma viagem fotográfica através de obras de engenharia” faz parte das comemorações dos 70 anos do SEESP.

Com caráter itinerante, já pôde ser vista em cidades como São Paulo, Caconde e São José do Rio Pardo e encontra-se em Mogi Guaçu até 27 de abril. Durante o ano passará, ainda, por Mococa, Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Bauru, Promissão, Araçatuba, Buritama e Fernandópolis, além de voltar à Capital paulista na primeira quinzena de maio.

 

Suspensas novas ações relativas ao 13º
O SEESP não dará entrada a novas ações de restituição da contribuição social incidente sobre o 13º salário. Assim, suspendeu o recebimento de documentação para tanto. A medida levou em conta o fato de, em 31 de março, terem sido julgadas improcedentes 7.821 ações do gênero. Como não há consenso sobre o tema nos tribunais superiores, o sindicato resolveu esperar que haja definições nesses fóruns antes de ingressar com novas ações. Às que já foram entregues e distribuídas pela entidade, será mantido o trâmite.

 

Data-base em 1º de maio
No dia 31 de março ocorreu a primeira reunião de negociação entre o SEESP e os sindicatos patronais e empresas com data-base em 1º de maio, pertencentes à indústria, comércio, construção civil de grandes estruturas e pesada, agricultura e serviços. Na oportunidade, o Sindmest (Sindicato Patronal das Empresas de Telecomunicações do Estado de São Paulo) reconheceu a data-base.

Consultoria – Já a primeira reunião com o Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) aconteceu no dia 12 de abril.

Assembléia na Comgás – Os engenheiros que atuam na companhia aprovaram em assembléia, no dia 12 de abril, sua pauta de reivindicações. A data-base é 1º de junho.

 

Texto anterior

JE 253