Utilidade

Refeição num passe de mágica

Lourdes Silva

 

Nada mais prático: despeja-se o macarrão instantâneo em água fervendo e em alguns minutos tem-se uma refeição, que até pode ser saborosa, a depender do paladar do comensal. Saber o que de fato se está ingerindo é bem mais complicado.

Nesta edição, a professora Glaucia Maria Pastore, coordenadora do Laboratório de Bioaromas da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade de Campinas) e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, revela os mistérios dos alimentos que se preparam num passe de mágica. Cada vez mais freqüentes nas prateleiras dos supermercados e nos anúncios publicitários, podem não ser tudo que a embalagem colorida faz crer ao consumidor.


E do pó fez-se a macarronada
Mais populares na categoria, as sopas e macarrões instantâneos têm em sua composição principalmente uma fonte de amido pré-cozido, o que torna muito rápido o seu preparo. A coloração é garantida por corantes artificiais. Aroma e sabor podem ser conseguidos adicionando-se temperos ou ervas à mistura, que leva também reforçadores artificiais de aroma. O processo de fabricação envolve basicamente a secagem, a desidratação e a mistura desses ingredientes. Quando se prepara o produto em casa, o pó misturado à água quente ganha consistência porque o amido se “gelatiniza”.


Rótulos misteriosos Mesmo para quem adquiriu o hábito de ler os rótulos dos alimentos, descobrir o que há dentro da embalagem pode não ser tão fácil, alerta a professora da Unicamp. Segundo ela, graças ao Código de Defesa do Consumidor, há avanços no que diz respeito a informações nutricionais, como lipídios, proteínas e valor calórico. No entanto, os fabricantes ainda informam os ingredientes utilizando siglas e termos de conhecimento quase exclusivo de especialistas. Por exemplo, os muito comuns glutamato monossódico e inosinato dissódico são os aditivos químicos que conferem sabor aos alimentos. São extraídos pelo processo de fermentação da cana-de-açúcar.


Pouco nutritivosPráticos e até saborosos, os alimentos instantâneos têm baixo valor nutritivo. “Funcionam mais como uma fonte de calorias, pelo teor de amido que possuem. Como são muito calóricos, são úteis em situações nas quais a pessoa está faminta e precisa de energia urgentemente.” Pelo mesmo motivo, consumidos em excesso, podem causar obesidade. Essa característica requer atenção especial às crianças, freqüentemente fãs do “macarrãozinho”. “Não é um alimento para que elas consumam regularmente, pois isso lhes privará de outros nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, como proteínas e vitaminas”, adverte Pastore.


Aditivos químicosOs alimentos instantâneos contêm aditivos químicos, como enaltecedores de sabor e conservantes. A depender de vários fatores, como quantidade ingerida, tipo de dieta, idade e estilo de vida, podem ser prejudiciais à saúde. Segundo a professora, “não é possível afirmar simplesmente que fazem mal ou que podem ser consumidos diariamente; mas é certo que comer uma ou duas vezes por semana não causa mal a ninguém”.


Diferenças Além dos instantâneos, fazem parte da vida contemporânea outras soluções práticas de alimentação. Os congelados são aqueles que sofreram redução de temperatura para serem conservados e, em geral, têm suas propriedades nutricionais mantidas, tornando-se mais recomendáveis. Os enlatados levam conservantes químicos para manterem-se em condições de consumo por mais tempo.


EmbalagensEssas são essenciais para garantir a conservação do alimento e, atualmente, representam setor estratégico para a indústria de alimentos. Podem ser feitas de material que permita a passagem de oxigênio ou não e que contenha substâncias que impeçam o crescimento de microrganismos. Está em voga o conceito de embalagem ativa, que contém substâncias de conservação, e inteligente, que indica o tipo de manuseio que o sistema distribuidor utilizou – por exemplo, se a refrigeração foi feita na temperatura correta. A embalagem ativa mais importante é a que faz controle de oxigênio. É utilizada para verduras ensacadas, chamadas minimamente processadas, que precisam manter o frescor e a cor. No caso das inteligentes, no Brasil há uma marca de cerveja cuja lata indica a temperatura em que ficou acondicionada.


Para saber mais sobre o tema:
http://www.abia.org.br
http://www.abea.com.br
http://www.sbcta.org.br

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 252