Engenheiro XXI

Workshop aborda inspeção de cabos de aço

 

O principal objetivo desse encontro é oferecer as atualizações implantadas no final de 2004 à norma ABNT – NBR 6327, relativa ao setor. Palestrante do evento, Gilberto Oliveira assegura que tais modificações fecharam brechas que permitiam a entrada de produtos importados destoantes dos padrões de qualidade nacionais. Ele lembra, contudo, que a norma não tem poder legal para coibir situações como essa. Aposta, porém, na força da disseminação das informações para que os critérios corretos sejam seguidos.

Imprescindíveis à execução de qualquer projeto, os cabos de aço estão presentes em várias etapas da produção, desde a movimentação dos materiais até o deslocamento dos trabalhadores, compondo um amplo universo que não pode ter falhas de manutenção.

Segundo ele, a questão é particularmente séria no Brasil, que está entre os países com maior número de acidentes na construção civil – o setor registra aproximadamente 26,4 mil por ano. Além disso, o mercado nacional vem aumentando a produção de cabos, hoje na ordem de 11 mil toneladas anuais. Embora significativo, está ainda distante de líderes mundiais como Coréia do Sul, com 100 mil toneladas, ou Estados Unidos e Japão, com aproximadamente 90 mil.

O especialista esclarece que os critérios para inspeção são basicamente visuais, já que o produto ostenta suas condições de desgaste. Por isso, a norma possibilita que fabricantes, usuários e setores de pesquisa possam empregar critérios para descarte e evitar acidentes.

O workshop fará a aplicação dos conhecimentos através de laboratórios com material de campo para avaliação das amostras. É uma iniciativa do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual) e das empresas Morsing – Carl Stahl. O custo é de R$ 499,00 + 5% de ISS. Ocorrerá no dia 26 de abril, das 8h30 às 18h na Rua Bela Cintra, 967, 8º andar, em São Paulo.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.iadi.org.br/novo/cursos ou pelos telefones (11) 6914-7100 e 3259-0505.

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 252