Canteiro

 

Associados têm vantagens no Plano Único
Voltado à aquisição imobiliária, o produto foi lançado pelo Unibanco e pela Rodobens Negócios Imobiliários. Segundo essas empresas, é o mais fácil, simples e seguro existente no mercado. O interessado adquire uma ou várias cartas de crédito com valor entre R$ 40 mil e R$ 250 mil para compra do imóvel, com prazo de pagamento de até 100 meses. Não há juros, burocracia, comprovação de renda. A entrega é assegurada em até 36 meses, eliminando também a grande desvantagem dos consórcios, que é a incerteza quanto à contemplação da cota.

A alternativa para garantia da casa própria foi apresentada aos engenheiros no dia 23 de fevereiro, durante palestras de Rogério Estevão, diretor de Produtos Imobiliários do Unibanco, e Eduardo Gorayeb, diretor da Rodobens Negócios Imobiliários. Também estava presente Elbio Fernandez Mera, diretor da Fernandez Mera Negócios Imobiliários. “O produto é inédito no mercado e o cliente tem a certeza de que poderá comprar o imóvel em, no máximo, três anos, com a vantagem de poder dar lances, a partir do sexto mês, para antecipar o recebimento da carta de crédito, utilizando inclusive o FGTS. Como não há cobrança de juros, o custo é significativamente menor que nas demais modalidades de aquisição imobiliária”, explicou Estevão.

Os participantes pagam uma taxa mensal de gerenciamento (equivalente a 0,29% do valor da carta de crédito) e não há a incidência de juros. Ainda é possível escolher o imóvel novo ou usado para moradia, lazer ou investimento, desde que localizado em zona urbana. “Com esse novo plano, o consumidor tem mais flexibilidade, já que o valor financiado não fica atrelado a um determinado imóvel”, informou Gorayeb. “O cliente adquire o plano com idéia de comprar um apartamento em São Paulo, mas precisa morar em Belo Horizonte, por algum motivo, e não há empecilho algum”, completou.

Os associados ao SEESP terão ainda, como benefício adicional, isenção da taxa de inscrição de 1%, para adesões nos meses de março, abril e maio. Maiores informações no site www.planounico.com.br ou pelo telefone 0800 726-1166.

 

Aço no café da manhã
No dia 8 de março, o SEESP recebeu em sua sede, na capital paulista, o presidente da Cosipa, Omar Silva Júnior. Em café da manhã com os dirigentes do sindicato, o convidado – que foi agraciado em 2002 com o prêmio Personalidade da Tecnologia em Valorização Profissional – falou sobre a situação do mercado de aço no Brasil e no mundo e lembrou o pouco investimento nessa área no País, em ciência, tecnologia e engenharia. Ressaltou, ainda, que o Brasil não tem proteção para os seus produtos, ao contrário de outras nações. O presidente do sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, propôs a realização de um seminário para se discutir essa questão, idéia que foi bem recebida e deve ser amadurecida.

 

Seminário no SEESP discutirá sistema trólebus
No dia 30 de março, a partir das 9 horas, acontece na sede do sindicato seminário sobre o tema “Sistema trólebus no contexto do transporte público urbano”. Realizado pelo GTTM (Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade) do SEESP, de acordo com o coordenador desse, Laerte Mathias, o evento discutirá pontos cruciais, como a viabilidade do sistema trólebus no contexto atual e a tarifa horo-sazonal. Já confirmaram presença os secretários nacional, estadual e municipal de transportes e mobilidade urbana e o coordenador da Frente Parlamentar de Transporte Público da Câmara Federal, deputado Jackson Barreto. Inscrições pelo telefone (11) 3051-3159.

 

Campanhas salariais

Data-base em 1º de maio
Entre 7 e 10 de março ocorreram na sede do SEESP, na capital paulista, e em suas 25 delegacias sindicais no Interior do Estado as assembléias que deflagraram a campanha salarial 2005. Os engenheiros empregados na indústria, comércio, construção civil de grandes estruturas e pesada, agricultura, engenharia consultiva e setor de serviços aprovaram as suas pautas de reivindicações. A partir de 14 de março, essas seriam encaminhadas às empresas e entidades patronais com vistas ao início das negociações da data-base em 1º de maio. Reajuste com base no ICV–Dieese, 5% de produtividade e 12 dias livres por ano, sem perda de vencimento, para reciclagem tecnológica são, entre outros, importantes pontos dessas pautas.

Empresas de economia mista – Ainda com data-base em 1º de maio, essas já iniciaram suas campanhas salariais. Estavam agendadas para março as assembléias para aprovação da pauta de reivindicações dos engenheiros da Cetesb (no dia 10 ocorreu a de São Paulo e no dia 16 estava prevista a de Marília), SPTrans (dia 18), Sabesp, Metrô e Dersa (22). Os engenheiros da CDHU aprovaram a pauta de reivindicações, a qual seria protocolada na empresa até o dia 15 de março.

 

Conferência das Cidades em pauta
Aconteceu no dia 5 de março, na sede do SEESP, reunião da Articulação Estadual pelo Direito à Cidade. Na pauta, entre outros pontos, os planos diretores, prioridade nas políticas públicas das cidades e a II Conferência Nacional das Cidades, a se efetuar em novembro.
Estiveram presentes ao encontro cerca de 80 dirigentes de várias organizações. Representando esse sindicato, o diretor e conselheiro nacional das cidades, Laerte Mathias, lembrou que esse grupo foi um dos que impulsionaram a realização da 1ª Conferência das Cidades em 2003 e reforçou a importância da retomada desse trabalho.

 

Texto anterior

JE 251