Canteiro

 
 SEESP participa de protesto contra alta de juros
Vários diretores e o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, participaram de ato contra a política de juros altos do Governo Federal. A manifestação, embalada pelo ritmo do samba, foi promovida pela Força Sindical em frente à sede do Banco Central, no dia 16 de fevereiro – data em que foi anunciado pelo Copom (Comitê de Política Econômica) o sexto aumento consecutivo da taxa selic, agora em 18,75%. Segundo a entidade organizadora, o protesto reuniu cerca de 400 pessoas, em grande parte representantes dos empresários e trabalhadores, nos diversos segmentos.

Entre as reivindicações, mudanças na política econômica e o afastamento do FMI (Fundo Monetário Internacional), medidas cruciais para o almejado crescimento do Brasil. Atualmente, tal é limitado pelos juros altos – que, justificados como ferramentas ao controle da inflação, na realidade, favorecem a especulação, mantêm o País vulnerável, propiciam o aumento da dívida pública e impedem que mais empregos sejam criados.

 

Aprovada pauta na CDHU
No dia 25 de fevereiro, os engenheiros que atuam nessa companhia aprovaram em assembléia a pauta de reivindicações visando o início das negociações para o acordo coletivo de trabalho. A data-base é 1º de maio.

 

Evento que promove a fé e a integração regional tem apoio do sindicato
Realizada pela Apreservita (Associação pela Preservação da Bacia do Rio Itararé) nos dias 12 e 13 de fevereiro, nas águas da Represa de Chavantes, na Bacia do Itararé, a 5ª Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes contou com o apoio do SEESP, Prefeitura Municipal de Fartura e comunidade católica local. Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram o evento, que incluiu procissões a pé e fluvial, missa campal, bênção dos barcos e dos cruzeiros. Entre as autoridades, cinco prefeitos de cidades da região. Além disso, houve a participação das equipes de canoagem dos municípios de Ribeirão Claro (PR) e Piraju (SP). Idealizador da procissão, Laerte Mathias, diretor do sindicato e presidente da Apreservita, destacou o aumento do número de participantes nas atividades religiosas, o desenvolvimento do turismo, a educação ambiental e a integração regional, com o encontro de autoridades de diversos municípios, promovidos na oportunidade.

 

Entidade prestigia ato pela volta de engenheiro seqüestrado
Através do seu vice-presidente Celso Atienza, o SEESP marcou presença na manifestação pela volta do Eng. João José Vasconcelos Júnior, efetuada no dia 19 de fevereiro último – um mês após o seu seqüestro no Iraque. Realizado em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista, o ato promovido por familiares e amigos do engenheiro reuniu cerca de 300 pessoas, conforme divulgado na imprensa. O sindicato aproveitou o ensejo para se solidarizar com os parentes de Vasconcelos e distribuir um manifesto, no qual lembra que o profissional é oriundo de um país “que condenou veementemente a invasão do Iraque”. E clama a que o engenheiro “seja devolvido ao convívio de sua família, amigos e colegas de trabalho são e salvo”, bem como que as autoridades não poupem esforços e recursos na busca desse objetivo.

 

Diretor do SEESP assumirá Subprefeitura
O engenheiro Eduardo Camargo Afonso, diretor adjunto da Delegacia Sindical do SEESP em Mogi das Cruzes, assumirá a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo. A indicação foi publicada em edital no Diário Oficial do Município no dia 19 de fevereiro.

 

Texto anterior

JE 250