Canteiro

 

Contra a privatização da CTEEP
Os engenheiros estão mobilizados na luta contra a desestatização da companhia. A possibilidade de venda será aberta caso a Assembléia Legislativa de São Paulo aprove projeto que altera a Lei nº 9.361/96. Essa criou o Programa Estadual de Desestatização, dispõe sobre a reestruturação societária e patrimonial do setor energético e obriga o Estado a se manter como acionista majoritário das companhias de transmissão. Encaminhado em 1º de fevereiro para ser votado em regime de urgência pelo governador Geraldo Alckmin, o projeto em questão visa permitir a alienação das ações do capital da CTEEP. O SEESP entende que as companhias de transmissão no Brasil têm função estratégica e a paulista, sendo a melhor, maior e mais lucrativa delas, deve continuar sobre o controle do Estado. Além da qualidade do serviço estar em jogo, eventual privatização pesará sobre os ombros dos trabalhadores e o bolso da população, como a história recente demonstra.

 

Consolidada parceria entre SulAmérica e SEESP
O seguro-saúde coletivo SulAmérica-SEESP é mais uma opção aos engenheiros – estendida também a arquitetos e tecnólogos de São Paulo. A novidade oferece qualidade no atendimento e preços vantajosos.

São três opções de planos de saúde (básico, especial e executivo), com cobertura nacional, condições especiais de redução de carência e preços até 60% inferiores ao feito individualmente. A rede médica referenciada conta, em todo o País, com 33 mil serviços, entre consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais (que incluem Incor, Hospital do Coração, Santa Catarina e Beneficência Portuguesa em qualquer dos planos).

As modalidades de atendimento são duas: na rede credenciada e no serviço médico de livre escolha do segurado. Na primeira, o usuário é atendido mediante a apresentação da carteirinha, sem qualquer pagamento. Na segunda, pode-se solicitar reembolso das despesas de acordo com o estabelecido em cada plano.

A administradora do seguro é a Access Clube de Benefícios, uma empresa especializada em administração de benefícios a associações e entidades de classe. Entre seus clientes, estão Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, Caasp-OAB (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Apamagis (Associação Paulista de Magistrados) e Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Trata-se de uma central de atendimento, complementar à estrutura da seguradora SulAmérica SEESP, para indicação de médicos, hospitais e laboratórios, solicitação de reembolso, movimentação cadastral etc.

Desde o dia 20 de novembro, quando passou a vigorar, a parceria já soma cerca de 1.300 adesões. Maiores informações estão disponíveis no site www.seespsegurosaude.com.br. No endereço, há também um simulador que calcula o valor do plano de saúde e demonstra quanto é possível economizar. Confira e aproveite.

 

Ação contra cobrança indevida do INSS
Aos associados interessados, o SEESP ajuizará ação contra o desconto do INSS sobre o 13º salário. Conforme determina a Lei nº 8.212/91, a contribuição previdenciária deve incidir sobre o montante total recebido pelo empregado. Portanto, em dezembro, deve ser somado o vencimento do mês com a gratificação, a qual integra o salário. Quando isso não acontece, o trabalhador acaba sendo onerado duplamente. O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que não pode haver cobrança do INSS em separado. Para integrar a ação que reverá valores pagos indevidamente, o filiado precisa apresentar os seguintes documentos: cópias simples de RG, CIC e carteira profissional (foto, qualificação e registro na empresa desde dezembro de 1995); hollerites ou contra-cheques relativos ao 13º salário de 1995 a 2004; comprovante de residência; custas iniciais de R$ 50,00; e assinatura do contrato e procuração, com firma reconhecida, ao SEESP. No final da ação, serão cobrados honorários de 7,5% sobre o total auferido. Detalhes no Departamento Jurídico do sindicato pelo telefone (11) 3113-2660 ou e-mail juridico@seesp.org.br.

 

Curso de aterramento elétrico
Nos dias 19 e 26 de fevereiro e 5 e 12 de março, das 8h às 17h, acontece no SEESP o curso de aterramento elétrico. Destinado a engenheiros eletricistas ou estudantes cursando os últimos semestres, abrange em seu programa conceitos fundamentais sobre o tema, o comportamento do solo quanto a sua resistividade elétrica, resistência e potenciais de aterramentos elétricos, medições, ligações ao terra e aterramentos elétricos em descargas atmosféricas. O coordenador do curso é o professor-doutor Luciano Martins Neto. O custo é de R$ 600,00. Mais informações com o Eng. Álvaro Martins pelo telefone (11) 5613-2316, em horário comercial.

 

Visita técnica
Em 1º de fevereiro, o GTTM (Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade) do SEESP realizou visita técnica às dependências do Complexo Cambuci da AES Eletropaulo. No ensejo, seus integrantes puderam conhecer um pouco da história do local centenário, bem como os laboratórios de ensaios físico-químicos e análise cromatográfica, oficinas de manutenção, centros de medição e operação do sistema trólebus. Esse último será tema de seminário a ser realizado pelo sindicato no dia 30 de março em sua sede.

 

Aeamesp tem nova diretoria
Em cerimônia ocorrida no Instituto de Engenharia no dia 20 de janeiro último, foi empossada a nova diretoria da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), que terá à frente o engenheiro Manoel da Silva Ferreira Filho. A proposta dessa gestão, eleita em 11 de novembro de 2004, é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito e intensificar a presença institucional da entidade, apoiando e participando de mobilizações em prol do transporte coletivo. O mandato é de dois anos.

 

Texto anterior

JE 249