Canteiro

 

Presidente do SEESP recebe “Medalha Dourada”
Durante a festa em comemoração aos 70 anos do SEESP, realizada no dia 25 de outubro no Clube Pinheiros, na Capital paulista, Durval de Oliveira, grão-mestre do Grande Oriente Paulista, entregou a “Medalha Dourada” ao presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro. Essa é concedida somente em casos especiais, tendo sido agraciadas com ela personalidades como o governador do Estado, Geraldo Alckmin, bem como lojas maçônicas com mais de cem anos de fundação. O Grande Oriente Paulista tem tratados de reconhecimento no exterior, por exemplo em Portugal, França e Itália. É filiado à Comab (Confederação Maçônica do Brasil), que congrega 17 potências.

 

Sindicato ministra palestra na FEI
A Delegacia do SEESP no Grande ABC realizou no dia 29 de outubro último palestra sobre o Sistema Confea/Creas aos estudantes da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). No ensejo, a entidade distribuiu aos alunos a cartilha “O engenheiro e suas entidades de classe”. O objetivo é realizar tal palestra – cuja aceitação e interesse foram grandes – em todas as escolas de engenharia da região e preencher uma lacuna no que diz respeito a informações aos formandos sobre o assunto.

 

Debate no SEESP sobre reforma sindical
Como parte de uma programação ampla, acontece no auditório do sindicato, no dia 27 de novembro, a partir das 14 horas, debate sobre a reforma sindical pretendida pelo Governo. Está confirmada a participação do secretário nacional de Relações do Trabalho, Osvaldo Martinês Bargas, dos deputados Sérgio Miranda e Arnaldo Faria de Sá, bem como dos analistas Antônio Augusto de Queiroz (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e João Guilherme Vargas Netto. O evento deve contar ainda com a participação da CUT, Força Sindical e CGT e de outros parlamentares. Maiores informações pelo telefone (11) 3113-2641.

 

Eleitos delegados sindicais no Metrô
Em pleito ocorrido de 9 a 11 de novembro, o sindicato renovou seu quadro de representantes nessa empresa. Foram eleitos: Eduardo Ferreira da Silva, Renato Bassili José, Carlos Eduardo Contiere Campello e Alberto Francisco dos Santos Filho como suplente (Pátio Jabaquara); Safwat Fouad Selim Khouzam (Pátios Belém/Itaquera); Airton Bozzo e Joaquim Bueno como suplente (Pátio Capão Redondo); Carlos Augusto Rossi e Henrique Beletable Lampkowski (Canteiro Bresser); Mário de Mieri e Hélcio Kyoiti Suguiyama (Edifício CCO); Nestor Soares Tupinambá e Laércio Carlos de Abreu (Edifício Metrô I); Antonio Fioravanti, Antonio Garcia de Medeiros, Flávio Marques Malavolta, Mohamed Choucair e Adalberto Luiz Caetano de Souza como suplente (Edifício Cidade II); Carlos Henrique Tiveli Garbuio e Jessé José dos Santos (Canteiros GCC). O mandato é de dois anos. A posse será no dia 14 de dezembro.

 

Personalidade da Tecnologia 2004
Neste ano, a solenidade promovida pelo SEESP em comemoração ao Dia do Engenheiro – 11 de dezembro – acontecerá no dia 14. Como já é tradição, contará com a entrega do Prêmio Personalidade da Tecnologia 2004. Em sua 18ª versão, trata-se de homenagem àqueles que se destacaram durante o ano em suas áreas de atuação e, dessa forma, deram sua contribuição ao desenvolvimento do País. Os nomes escolhidos pelos engenheiros e selecionados pelo Conselho Tecnológico do SEESP são: Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp (Universidade de Campinas), que será agraciado em “Ensino e Pesquisa”; Maurício Botelho, presidente da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), na categoria “Indústria”; Aron José Pazin de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em “Bioengenharia”; Laércio José de Lucena Cosentino, presidente do Grupo Microsiga, em “Informática”; Nelson Zuanella, diretor-presidente da FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), em “Ciência e Tecnologia”; e Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa, ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em “Valorização Profissional”.

 

Jubileu de ouro da turma de Juiz de Fora
Estava marcado para 11 a 15 de novembro encontro da turma de 1954 da Escola de Engenharia de Juiz de Fora, que inclui associados ao SEESP, para comemorar seu jubileu de ouro. O evento, na Pousada Aconchego de Minas, incluía descerramento de placa oferecida pela faculdade em homenagem aos 50 anos dessa turma, da qual faz parte o ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco.

 

Seminário discute alternativas para reorientar a atuação dos movimentos de capitais
Como parte da iniciativa em favor do controle do fluxo de capitais, o movimento Liberdade Brasil, juntamente com a Fundação Heinrich Böll e o Weed – World Economy, Ecology and Development, realizará nos dias 24 e 25 de novembro seminário internacional intitulado “Fazer os mercados financeiros trabalharem para o desenvolvimento – alternativas para reorientar a atuação dos movimentos de capitais”. O evento reunirá economistas europeus e brasileiros que se opõem ao modelo neoliberal. Conta com a colaboração do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política – Grupo de Pesquisa em Moeda e Crédito da PUC-SP e será sediado no auditório da Cogeae (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão) dessa instituição, na Rua João Ramalho, 182, São Paulo/SP. A inscrição é gratuita. Maiores informações pelo telefone (21) 3852-1104 ou no site www.liberdadebrasil.net.

A iniciativa – Lançada no Grito dos Excluídos, em Aparecida do Norte, no dia 7 de setembro, a iniciativa “Liberdade Brasil” visa libertar o País da ditadura financeira, que o mantém refém de grandes corporações capitalistas estrangeiras. Para tanto, objetiva debater com os cidadãos fatos como o de a Nação ter pago de juros, somente no ano passado, R$ 150 bilhões, montante que representa muito mais que os investimentos feitos no período em áreas essenciais como educação, saúde e saneamento, transportes, ciência e tecnologia, reforma agrária, segurança pública, energia e preservação do meio ambiente. A iniciativa é fruto da organização de movimentos sociais e intelectuais.

 

Texto anterior

JE 245