Canteiro

 

II Ecovale tratará da preservação dos recursos naturais
Foi lançado em 17 de setembro o II Encontro de Meio Ambiente do Vale do Paraíba, que acontece de 20 a 22 de outubro, em Taubaté. O objetivo da atividade será apresentar propostas que assegurem a preservação dos recursos naturais, com medidas como a utilização de fontes alternativas de energia, coleta seletiva e reciclagem do lixo, garantia de saneamento básico e a despoluição dos rios. Foram programadas palestras com os temas: “Direito Ambiental”, “Licenciamento em face da legislação ambiental paulista”, “As fontes do Direito Internacional do Meio Ambiente”, “Mata viva e recomposição da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul”, “Áreas contaminadas e passivos ambientais”, “Novas tecnologias usadas na remediação in situ de solos”, “Sistemas de controle ambiental”, “Reciclagem – Análise do Ciclo de Vida”, “Pensamento sistêmico e Análise do Ciclo de Vida”, “Princípios da técnica e aplicações da Avaliação do Ciclo de Vida”, “Serviços de recuperação da capacidade de vazão do Rio Tietê, suas implicações com o meio ambiente e a sociedade civil organizada”, “Biotecnologia – evolução, riscos e benefícios”, “Efeitos potenciais das plantas transgênicas à biodiversidade e implicações para o Brasil” e “Transgenia – ciência a serviço da sociedade e do meio ambiente e riscos e impactos ambientais”. Também acontecerão exposições, mostra de trabalhos científicos e oficinas de educação ambiental aos alunos das escolas públicas da cidade, com peças teatrais e plantio de árvores. Informações e inscrições pelos telefones (12) 233-5411, 3631-4047 e no site www.ecovale.org.br.

 

Conselho das Cidades aprova anteprojeto de transporte
Durante a terceira reunião do Conselho das Cidades, realizada de 1º a 3 de setembro, em Brasília, foi aprovado o anteprojeto da Política Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, com os princípios e diretrizes para o setor. Segundo o conselheiro Laerte Mathias de Oliveira, também diretor do SEESP, um dos pontos importantes tratados na ocasião foi o barateamento das tarifas de ônibus e a qualidade dos transportes. Na ocasião, os representantes do Ministério das Cidades apresentaram proposta orçamentária para 2005, a revisão do PPA (Plano Plurianual) 2005-2008 e o orçamento em execução. Na avaliação de Laerte Mathias, “avançamos na aprovação de uma política nacional, ausente no Brasil há anos, mas há ainda muito a conquistar”. Conforme ele, isso é particularmente importante no que toca à organização da sociedade para pressionar os poderes legislativo e executivo para solucionar a grave crise de mobilidade que assola as metrópoles.

 

História fotográfica do SEESP
Como parte das comemorações dos 70 anos do SEESP, foi inaugurada no dia 21 de setembro, data do aniversário da entidade, a exposição fotográfica “História em imagens”. O presidente do sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, afirmou ser essa uma grande chance para que a categoria rememore uma longa história de lutas. Para Célia Sapucahy, organizadora da mostra, o projeto “foi uma oportunidade ímpar de conhecer um pouco mais a história do SEESP”. Os engenheiros e demais interessados podem ver gratuitamente a coleção de fotos, que fica exposta por tempo indeterminado, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no saguão de entrada da sede do SEESP. O endereço é Rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo/SP. Vale a pena conferir.

 

Estado paga reajuste em outubro
Cerca de 3 mil engenheiros da administração direta do Estado receberão 59% de reajuste salarial no mês de outubro sobre a folha de pagamento de setembro, como determina a Lei Complementar 957, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em 13 de setembro de 2004. Após amargar nove anos sem qualquer reajuste, esses profissionais comemoram a vitória, graças à mobilização dos engenheiros e ao apoio do SEESP. O interlocutor no extenso processo de reivindicação e negociação foi o secretário Antonio Duarte Nogueira, titular da pasta de Abastecimento e Agricultura, que anunciou finalmente o aumento em 1º de julho.

 

Texto anterior

JE 242