Canteiro

 

SEESP e FNE debatem anteprojeto de lei do saneamento em Brasília
Juntamente com outras entidades, o SEESP, representado por Pierre Siqueira, e a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), por Cid Barbosa Lima Junior e José Homero Finamor Pinto, participaram no dia 31 de agosto, em Brasília, de seminário sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental. Último evento do gênero, foi realizado pelo Ministério das Cidades. No ensejo, o titular dessa pasta, Olívio Dutra, destacou a ampla consulta pública que marcou a elaboração do anteprojeto. Enfatizou, ainda, que esse está aberto a modificações, exceto nos eixos relativos a planejamento, regulação e controle social, em que não há espaço para negociações.

A maioria das entidades presentes teceu críticas ao texto apresentado, sendo que a principal foi quanto ao mecanismo que prevê o fim do subsídio cruzado, o que tende a liquidar empresas estaduais de saneamento, como a Sabesp. Por um lado, essas perdem capacidade de investimento nos locais menos rentáveis; por outro, correm o risco de ter cancelados os contratos de concessão com os municípios mais ricos.
As entidades defendem ainda que a política ao setor abranja, entre outros pontos, a universalização do acesso aos serviços de saneamento e o controle social da gestão das companhias estaduais e municipais.

 

Aprovado acordo com a Telefônica
No dia 2 de setembro, os engenheiros que atuam na empresa aprovaram em assembléias nas cidades de Campinas e São Paulo a proposta apresentada ao SEESP pela companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho 2004/2005. Essa inclui reajuste de 6,5%; incorporação da vantagem pessoal (antigo abono) aos salários a partir de 1º de setembro, incidindo sobre tal parcela o mesmo percentual; e Participação nos Lucros de 130% da remuneração do mês de dezembro. Além disso, o piso dos engenheiros passará a R$ 2.340,00. O acordo coletivo de trabalho tem vigência de um ano.

 

Delegado sindical suplente do SEESP é eleito na base leste da Sabesp
O engenheiro Celso Henrique de Azevedo foi escolhido para assumir o cargo, em pleito realizado no dia 26 de agosto. Seu mandato vai até 31 de dezembro de 2005.

 

Liberdade Brasil: pelo controle dos capitais financeiros
No dia 7 de setembro foi lançada no Grito dos Excluídos, em Aparecida do Norte, a campanha “Liberdade Brasil”. A iniciativa, fruto da organização de movimentos sociais e intelectuais, visa libertar o País da ditadura financeira, que o submete a grandes corporações capitalistas estrangeiras, em detrimento da população. Para se ter uma idéia, no ano passado, o Brasil pagou de juros cerca de R$ 150 bilhões. Tal montante representa cinco vezes mais do que os investimentos em Saúde, oito vezes mais que em Educação, 28 vezes mais que em Transportes, 47 vezes mais que em Segurança Pública, Energia e Preservação do Ambiente, 70 vezes mais que em Ciência e Tecnologia, 140 vezes mais que em Reforma Agrária, e 700 vezes mais que em Saneamento.

A campanha visa debater esses fatos com milhões de cidadãos a partir da formação de multiplicadores. Além disso, proporá o controle do fluxo de capitais, iniciativa bem-sucedida em vários países e o caminho para livrar o Brasil da dependência em que se encontra. No dia 19 de outubro, haverá plenária da campanha, a partir das 9 horas, no auditório da Apeoesp (Associação dos Professores do Estado de São Paulo), na Praça da República, 282. Contatos no Jubileu Brasil, pelo telefone (11) 5572-1518, no portal Planeta Porto Alegre, tel. (11) 3083-4368, ou e-mail fale@liberdadebrasil.net. Detalhes e programação das atividades da campanha no site www.liberdadebrasil.net.

 

V etapa da Copa de Xadrez SEESP
Essa ocorreu no dia 29 de agosto, na cidade de Cordeirópolis, e contou com a parceria do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal da localidade. O evento teve a participação de 94 enxadristas. O destaque ficou com a equipe de Cordeirópolis, que faturou 13 premiações, em várias categorias. O campeonato é uma realização da Delegacia Sindical do SEESP em Rio Claro em parceria com o Grupo Exclama de Xadrez. A próxima etapa está definida para acontecer no último domingo de setembro, na cidade de Rio Claro. Para acompanhar seu desenvolvimento, basta entrar no site www.xadrezrapido.com.

 

Texto anterior

JE 241