Canteiro

 

Engenheiro XXI

Especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica
O Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (Universidade de Campinas) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica. Concebido para atender às necessidades dos profissionais que atuam em funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, o curso terá início em setembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 daquele mês. As vagas são limitadas. Maiores informações pelo site www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao ou telefones (19) 3788-4648/4557 e (19) 9133-1065.

 

Setor elétrico em debate no SEESP
A crise energética brasileira, as mudanças do setor pelo Governo Lula, matriz energética, política tarifária e qualidade do serviço estão entre os temas que serão discutidos no seminário “Política energética e desenvolvimento”. Promovido pelo SEESP, Federação Nacional dos Engenheiros, Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético) e Instituto Maurício Grabois, o evento acontece em 27 de agosto, a partir das 8h30, no auditório do sindicato. Entre os palestrantes, Maurício Tolmasquim, secretário executivo do Ministério de Minas e Energia; Ildo Sauer, diretor de gás e energia da Petrobras; Carmen Rocha, procuradora do Estado de Minas Gerais; e o consultor César Benjamin. Inscrições pelo telefone (11) 3113-2640.

 

Tranqüilidade aos usuários do Plano de Saúde do Engenheiro
Há mais de oito anos foi criado o Plano de Saúde do Engenheiro para colocar ao alcance dos associados serviços de qualidade por preços inferiores aos cobrados no mercado – chegam a custar 70% menos. A iniciativa é uma parceria entre o SEESP, a Semmler & Rodrigues Corretora de Seguros e operadoras de planos de saúde, odontológicos e de seguros de vida.

Hoje, são mais de 12 mil usuários atendidos por esse projeto, ao qual estão ligadas, entre outras empresas, Amil, Unimed e Notre Dame. Desse total, apenas cerca de 10% pertencem aos contratos ainda não-regulamentados. Os demais estão de acordo com a Lei 9.656/98, que rege o setor de saúde e todas as novas adesões de usuários titulares aos planos do SEESP são enquadradas nas normas atuais.

Entre os muitos benefícios que a opção oferece ao associado e seus familiares, está a tranqüilidade quanto aos reajustes, especialmente nesse momento, em que muitas pessoas estão preocupadas com eventuais interrupções no atendimento a consultas em São Paulo. É importante ressaltar que a correção de contratos coletivos por adesão é equivalente à de um plano empresarial. Isto é, previamente pactuada pelo SEESP e com as operadoras.

Também não devem se afligir os associados segurados pela Notre Dame, citada pela imprensa nas notícias sobre boicote médico. Segundo Cláudia Resende, diretora de relacionamentos com clientes da operadora, até o momento todos estão sendo atendidos normalmente. Além disso, afirma ela, “para conforto dos segurados está prevista nos planos a possibilidade de ressarcimento, de acordo com os limites contratados, o que garante a opção da livre escolha de médicos e a utilização de reembolsos em casos de necessidade”. Há ainda suporte de 53 centros clínicos de especialidades, oito pronto-socorros e sete hospitais para evitar problemas nos consultórios e central de atendimento médico 24 horas, com todas as informações aos usuários, inclusive agendamento de consultas. Ela informa também que as unidades na Avenida Juscelino Kubitschek e na Rua Augusta estão habilitadas a processar os reembolsos com maior agilidade.

 

Direito ao transporte público em pauta
Ocorreu nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo, o 1º Encontro Nacional do MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público). Estiveram reunidas autoridades, representantes de entidades e movimentos populares, bem como lideranças de todo o País. Presente com todo o seu secretariado, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, destacou, na abertura do evento, a importância da constituição de uma política de transporte sustentável para a Nação. O diretor do SEESP e presidente da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo), Emiliano Stanislau Affonso, discorreu sobre o tema “MDT e a política de sustentação econômica do transporte público”, que teve como relator Laerte Mathias de Oliveira, diretor do sindicato. Esse último representa o SEESP na Secretaria Executiva do movimento.

O evento apontou alguns dos objetivos do MDT, como a garantia de mobilidade para todos, barateamento das tarifas para inclusão social, investimentos permanentes, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente no transporte público, que deve ter prioridade no trânsito.

 

Campanha salarial na Telefônica
No dia 10 de agosto, foi aprovada em assembléia a pauta de reivindicações dos engenheiros. Neste ano, serão negociados somente os itens econômicos – os demais ficarão para 2005, uma vez que estão contemplados em um acordo bianual. A data-base da categoria é 1º de setembro.

 

Termelétricas darão prejuízo à Petrobras
O alerta foi feito em reportagem publicada no Jornal do Engenheiro em abril de 2000 (JE 146), logo após o lançamento do PPT (Programa Prioritário de Termeletricidade) pelo Governo Federal: os investidores privados teriam uma série de incentivos e a conta acabaria sendo paga pelo Estado. Mais de quatro anos depois, matéria publicada na revista Carta Capital (edição nº 302, de 4 de agosto) confirmou. Usinas termelétricas como TermoCeará, Eletrobolt e Macaé Merchant provocarão prejuízo à Petrobras que pode superar os R$ 6 bilhões até o final de 2007 – segundo relatórios técnicos encomendados pela companhia –, noticiou Carta Capital, que teve acesso aos estudos e pareceres. “O problema para a Petrobras está em uma cláusula, repetida em todos os contratos, que garante a remuneração dos investidores privados mesmo se as usinas não produzirem lucro”, diz a reportagem. A empresa não descarta uma disputa judicial com as termelétricas para rever esses contratos, sinalizou à Carta Capital o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer.

 

Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas
Vários diretores do SEESP participaram do 1º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. O evento aconteceu entre 28 e 30 de julho, na Praia Grande, litoral de São Paulo. Nele, discutiram-se as principais ações desenvolvidas pelos comitês e as dificuldades que enfrentam. Na ocasião, o secretário estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, lembrou que o sistema precisa ser integrado, pois os comitês de bacia não podem agir isoladamente.

 

Texto anterior

JE 239