Engenheiro XXI

Parques científicos e tecnológicos: os novos rumos da inovação

 

As instalações do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), na Cidade Universitária, na Capital, vão abrigar, entre os dias 5 e 6 de agosto, o I Encontro Paulista de Parques Científicos e Tecnológicos em Áreas Urbanas. O objetivo dos debatedores é a discussão de modelos que propiciem o desenvolvimento das regiões, através da criação de “habitats de inovação” – áreas não-urbanas que hospedem empresas de alta tecnologia e representem aglomeração de conhecimento.

Além do Ipen, que mantém a coordenação geral através de sua chefe da Divisão de Inovações Tecnológicas, a física Desirée Moraes Zouain – doutora em Tecnologia Nuclear –, o comitê de organização do evento é também composto pelo Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas), que coordena o Parque Tecnológico de São Paulo; IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e USP (Universidade de São Paulo).
Zouain esclarece que esses modelos de aglomeração facilitam o acesso das empresas ao conhecimento, além de aprimorar seu relacionamento com universidades e centros de pesquisa. Mas, principalmente, garantem o desenvolvimento ou a recuperação dos ambientes em que se instalam. Como exemplo, cita o Porto Digital do Recife, cujo entorno degradado transformou-se em um importante pólo criador e disseminador de tecnologia da informação.

Esse será, inclusive, um dos exemplos apresentados, ao lado da Tecnópole de Porto Alegre e dos parques paulistas cujos projetos foram aprovados pelo Fundo Verde Amarelo gerido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. As experiências internacionais também estarão presentes.
O Cietec mostrará o modelo de desenvolvimento de suas 104 empresas incubadas. Também participam os representantes do Sebrae-SP e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O custo é de R$ 100,00 para profissionais e de R$ 50,00 para estudantes.

Mais informações no site: www.ipen.br/sar/evento_park/index.htm
E-mail: eventos@ipen.br
Telefone: (11) 3816-9141

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 238