Eleições 2004

Erundina quer combater desemprego e violência

Lourdes Silva

 

Disputando o executivo da Capital pela coligação PSB, PMDB e PMN, a ex-prefeita Luiza Erundina de Souza participou em 16 de julho do ciclo de palestras “A engenharia e a cidade”, promovido pelo SEESP. A iniciativa do sindicato, que convidou todos os candidatos a expor suas propostas e debatê-las com a categoria, tem o objetivo de contribuir para que o pleito seja de fato uma oportunidade para tratar dos problemas do município. Atividades semelhantes têm sido realizadas também pelas delegacias sindicais.

O principal problema da cidade, apontado pela ex-prefeita, é o desemprego, seguido pela violência. Na sua opinião, para enfrentar esses desafios, “é necessário que o município tome para si a responsabilidade de ter alguma iniciativa para o crescimento econômico e o desenvolvimento social sustentável”. Em relação ao primeiro, propõe a criação de um sistema de crédito solidário, com uma rede de bancos populares para financiar atividades produtivas. E explica: usará parte da receita orçamentária própria e a política tributária como indutores desse objetivo. A idéia é oferecer benefícios fiscais às que criarem vagas. Erundina pretende ainda subsidiar cooperativas de trabalho, acabar com a taxa de iluminação e reduzir a alíquota do ISS para 2%. A medida, segundo ela, atrairá investimentos anuais de R$ 3,5 bilhões à Capital. Na segurança pública, afirmou que visa parceria com os governos do Estado e Federal. O objetivo, disse ela, é unir as polícias militar e civil, a guarda metropolitana e os conselhos comunitários de segurança pública para prevenir e combater a criminalidade.

 

Problemas metropolitanos – Na opinião da candidata, temas como transporte devem ser tratados no âmbito da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), em parceria com o Estado e os demais municípios. Nesse campo, visa a integração tarifária e a participação da Prefeitura na expansão das linhas do metrô. Outra promessa é o “passe desempregado”. Também antevê uma ação conjunta para acabar definitivamente com as enchentes, “já que os rios atravessam várias cidades”. A mesma lógica serve para administrar o problema dos resíduos sólidos na Capital.
Na área da saúde, a receita é um consórcio englobando a RMSP e o Interior. Para administrar a cidade, quer criar um “fundo de compensação”, constituído com o excedente da receita das regiões com capacidade contributiva maior e pouca demanda, redistribuindo-o às mais carentes. Também pretende dar autonomia orçamentária, financeira, administrativa e política às subprefeituras. Aos funcionários públicos, afirma que será elaborado um plano de cargos, salários e carreira e uma escola municipal de administração para reciclar e formar permanentemente os quadros funcionais da Prefeitura, entre eles os professores. À educação, afirma que destinará 30% do orçamento, zerará o déficit de vagas nas escolas e transformará os CEUs (Centros Educacionais Unificados) num espaço para ensino fundamental, de segundo grau, técnico e para cursos avançados das universidades.

 

Palestras no Interior
Os engenheiros terão oportunidade de debater os problemas de seus municípios e as soluções com os candidatos às prefeituras de diversas cidades, nas palestras promovidas pelas delegacias sindicais do SEESP. Até o momento, estão agendadas:

Baixada Santista – 28/7 – Raul Christiano Sanchez (PSDB); 2/8 – Luiz Antonio Xavier (PSTU); 18/8 – Vicente Cascione (PTB); 23/8 – Paulo Corrêa Júnior (PDT); e 30/8 – Telma de Souza (PT). Serão realizadas na sede da delegacia sindical, às 19 horas. Informações pelo telefone (13) 3239-2050.

Bauru – 3/8 – Tuca Angerami (PDT); 10/8 – Caio Coube (PSDB); 17/8 – Antonio Sérgio Marsola (PPS); 24/8 – Luiz Carlos Valle (PSB); 31/8 – Estela Almagro (PT); 8/9 – Clodoaldo Gazzetta (PV); e 14/9 – Sandro Luiz Fernandes (PSTU). Acontecerão no auditório da Assenag, às 18h30. Informações pelo telefone (14) 3224-1970.

Campinas – 16/8 – Luciano Zica (PT); 19/8 – Jonas Donizette (PSB); 2/9 – Ricardo Xavier de Souza (PSDC); 9/9 – Hélio de Oliveira Santos (PDT); e 16/9 – Fernando Quércia (PL). Ocorrerão na sede da delegacia sindical, às 18h, exceto no dia 19, que será às 19h. Informações pelo telefone (19) 3251-8455.

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 238