Canteiro

 

Piracicaba discute segurança na construção
Acontece no dia 15 de julho o “I Fórum Público do Comitê Permanente Regional – Segurança na Indústria da Construção Civil”. O evento será realizado na Câmara Municipal de Piracicaba, entre 8h30 e 16h30, e discutirá o tema “Informalidade no trabalho da Indústria da Construção Civil – Analisando possibilidades de superação”. Entre as entidades que o promovem estão Sindiconti (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Piracicaba), Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e SEESP, representado por sua diretora na Delegacia Sindical em Piracicaba, Neuza Maria Galvão Cândido.

 

Seminário de transporte aquaviário no Guarujá
Fruto do seminário “A mobilidade e a integração do sistema de transportes hidroviários no Estado de São Paulo”, sediado no auditório do SEESP na capital paulista em maio último, está marcado para dia 15 de julho o “I Seminário de transporte aquaviário entre os municípios de interesse do litoral paulista”, no Guarujá/SP. Realizado pela Prefeitura Municipal da cidade e SEESP, o evento deverá apontar propostas à exploração do modal hidroviário na região. Contará com a participação de especialistas e autoridades.

 

Engenheiros do Estado ainda sem reajuste
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não cumpriu sua promessa de que os engenheiros e arquitetos seriam os primeiros a receber aumento salarial. Assumido em outubro de 2002, o compromisso foi esquecido – outras categorias já receberam o devido reajuste, enquanto os profissionais da categoria continuam com parcos vencimentos. Há mais de dez anos sem aumento, eles perderam seu poder aquisitivo e vêm lutando para recuperá-lo. Alckmin havia garantido que o reajuste estava previsto no orçamento de 2003, mas voltou atrás, alegando que a Lei de Responsabilidade Fiscal o impedia de concedê-lo. O argumento caiu por terra com a publicação no Diário Oficial do Estado, em 28 de maio último, do Relatório de Gestão Fiscal relativo ao período de maio de 2003 a abril de 2004. Esse comprovou a disponibilidade de verba para o aumento. Portanto, nada justifica que não seja dado. Não bastasse a demora nesse processo, estatutários queixam-se que os celetistas que atuam na administração direta chegam a receber até cinco vezes mais do que eles, no exercício da mesma função. Para esses engenheiros, corrigir tais distorções depende de vontade política.

 

Diretor do sindicato tem assento em comitê no Conselho Nacional das Cidades
Empossado em 14 de junho, em Brasília, titular no Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do Conselho Nacional das Cidades, Laerte Conceição Mathias de Oliveira já participou da primeira reunião desse, na seqüência de sua posse e no dia seguinte (15). No ensejo, foram definidas como medidas principais o barateamento das tarifas do transporte coletivo urbano; priorização desse em relação ao individual; incentivo à multimodalidade no transporte urbano, rompendo com a ênfase ao modo rodoviário e estimulando o ferroviário, hidroviário, cicloviário e transporte de pedestres; redução do número de mortos e feridos em acidentes de trânsito; garantia de acessibilidade a todos no espaço urbano, especialmente às pessoas com deficiência e aos portadores de restrição à mobilidade; planejamento e zoneamento do espaço urbano, de forma a aproximar os serviços essenciais do local de moradia, facilitando aos cidadãos o deslocamento não-motorizado; e ampliação do controle social sobre as questões de trânsito, transporte e mobilidade urbana. Para Mathias, o encontro foi proveitoso. “Houve troca de experiências dos diversos estados e praticamente todos os membros do Conselho estiveram presentes. A tendência, com o processo, é definir a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável, que será um ganho para o País.”

Projetos em discussão – Nos dias 15 e 16 de junho, o diretor do SEESP participou como suplente de reunião do Conselho Nacional das Cidades. Essa incluiu, entre os presentes, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e diversos secretários nacionais. No ensejo, tais autoridades apresentaram diversos documentos para debate nessa instância, como o anteprojeto de lei sobre a Política Nacional de Saneamento Ambiental, a proposta de reformulação da Lei Federal nº 6.760, que trata do parcelamento do solo, e o próprio PPA 2004-2007 (Plano Plurianual).

Na oportunidade, o Ministério das Cidades, por intermédio da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, lançou em parceria com o Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) o livro “Plano diretor participativo – guia para a elaboração pelos municípios e cidadãos”. A publicação servirá para orientar os governos locais e a sociedade na construção de seus planos diretores. A primeira parte do guia está disponível no site www.cidades.gov.br, no ícone da Secretaria Nacional de Programas Urbanos. O material completo poderá ser solicitado pelo e-mail programasurba-nos@cidades.gov.br.

A próxima reunião do Conselho Nacional das Cidades está prevista para os dias 1º, 2 e 3 de setembro, também em Brasília. Para essa, está pautado o tema “Transporte, trânsito e mobilidade urbana”.

 

Copa SEESP de xadrez
A terceira etapa desse evento, realizado pelo sindicato por intermédio de sua Delegacia em Rio Claro, ocorreu em Araras, no dia 30 de maio, com a participação de 114 enxadristas. O destaque ficou para Angélica Vantin. Com apenas nove anos de idade, ela foi campeã na categoria feminino. A fase seguinte da Copa SEESP de xadrez aconteceu em Limeira, no dia 27 de junho. Já a final está prevista para novembro.

 

Texto anterior

JE 236