Engenheiro XXI

Curso investe nas formas de aplicação do alumínio

 

A Abal (Associação Brasileira do Alumínio) está empenhada em ampliar o consumo do material no País em, pelo menos, 8,5% durante 2004. Para atingir seus objetivos, a instituição atua na divulgação dos benefícios do uso do metal, além do desenvolvimento de novas tecnologias de aplicação e difusão.

Uma das iniciativas é a realização de cursos voltados a engenheiros e arquitetos, profissionais que, estima-se, utilizaram em seus projetos 87,8 mil toneladas de alumínio no ano passado. Nessa empreitada, com o apoio da Fupam (Fundação para a Pesquisa Ambiental) e da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP, a associação promove o curso sobre uso do alumínio na construção civil.

O coordenador do Comitê de Construção Civil da Abal, José Carlos Garcia Noronha, responsável pela pesquisa que gerou esse trabalho, esclarece que o alumínio apresenta vantagens competitivas sobre concorrentes, como aço e granito: “É 100% reciclável e não requer preparo oneroso da fachada. Quando pintado, pode dar conotação de madeira e tem durabilidade superior a 50 anos.” Ele cita como exemplos as instalações do Ginásio do Ibirapuera e Anhembi, construções com mais de 35 anos, e a Igreja de São Joaquino, em Roma, Itália, datada de 1897.

O curso acontece entre os dias 15 e 23 de junho, das 19h às 22h, e prevê uma visita técnica no dia 19. Serão abordados temas como a especificação correta do material a ser utilizado em diferentes estruturas; os componentes à base de alumínio e os métodos construtivos. As aulas serão ministradas no prédio da FAU, na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. O custo é de R$ 280,00 ou duas parcelas de R$ 150,00.

Mais informações no site www.abal.org.br ou pelo telefone (11) 5084-1544.

 

Texto anterior

Próximo texto

JE 234