Canteiro

 

Campanha “contra o saque oficial”
Com o mote “Pela correção da tabela do Imposto de Renda – 56% já”, a CBP (Central Brasileira de Profissionais) lançou, em 17 de maio, a luta contra o que está sendo considerado “um saque oficial”. “A população em geral e a classe média brasileira em especial sofrem os efeitos de um aumento brutal da carga tributária, o que se reflete na queda progressiva da renda e empobrecimento de todos os trabalhadores”, explica o material distribuído pela central.

Segundo os organizadores, a não-correção das alíquotas do IR penaliza todos os contribuintes, na medida em que mantém congelados os limites de isenção e as deduções, ignorando os índices inflacionários. Para mudar tal situação, reivindica-se o reajuste anual e automático da tabela do IR, através de projeto de lei do Governo Federal a ser encaminhado, com urgência, para apreciação e aprovação ainda em 2004. Adesões ao movimento podem ser feitas pela Internet, no site www.cbpro.org.br/ camp_irrenda.htm.

 

Delegacia promove evento em São Paulo
Palestra e treinamento estão programados para acontecer no dia 4 de junho, das 9h às 17h30, na sede da Pial Legrand, em São Paulo, fabricante de materiais elétricos e patrocinadora do evento. O engenheiro Marcelo Luiz Rossetti e o tecnólogo Ricardo Alves Sacco abordarão assuntos sobre proteção nas instalações elétricas de baixa tensão, voz, dados, imagens, sistemas para instalações aparentes e outros. Também ocorrerá visita ao show-room da empresa, localizada na Avenida João Dias, 2.319, Santo Amaro. Essa iniciativa é da Delegacia Sindical do SEESP em Jacareí e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos na cidade. Informações e inscrições pelos telefones (12) 3952-4840 e 3952-8732. Vagas limitadas.

 

Aeamesp lança semana metroviária
No dia 24 de maio foi lançada a X Semana de Tecnologia Metroviária, que acontecerá de 21 a 24 de setembro próximo, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca. Segundo Emiliano Stanislau Affonso, presidente da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo) e diretor do SEESP, o tema deste ano será “A função social do transporte metropolitano no Brasil”. Estarão presentes especialistas do País e exterior.

 

Reunião de trabalho do Conselho da Cidade
Com o objetivo de iniciar a estruturação do CEC (Conselho Estadual das Cidades), estava marcada para 28 de maio, na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), reunião dos delegados desse conselho. Estava prevista a participação de Laerte Conceição Mathias de Oliveira, membro do CNC (Conselho Nacional das Cidades) e diretor do SEESP; Marcos Camargo Campagnone, membro observador paulista do CNC; Eduardo Trani, superintendente de Planejamento Estratégico da CDHU; e Iria Charão, coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades, do Ministério das Cidades. O CNC reúne-se pela segunda vez nos dias 14, 15 e 16 de junho, em Brasília.

 

Campanhas salariais

Assembléia aceita proposta do Metrô
Reunidos no dia 27 de maio, os engenheiros aprovaram a proposta feita no dia anterior em audiência de conciliação e instrução no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). O acordo estabelece: reajuste de 4,18% a partir de 1º de maio, conforme IPC-Fipe, com repercussão nos demais benefícios e cláusulas econômicas; abono de 20% sobre o salário; 24 meses de estabilidade pré-aposentadoria; manutenção do pagamento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica); 1% da folha de pagamento, nos próximos três meses, para fazer a movimentação de pessoal, em cumprimento ao Plano de Cargos e Salários; início da negociação para quitar parte da dívida dos passivos trabalhistas, parcelando-a em até 36 meses; restabelecimento do salário normativo dos engenheiros em R$ 2.373,00, superior ao piso da categoria de nove salários mínimos. Segundo Laerte Conceição Mathias de Oliveira, diretor do SEESP, “neste ano a negociação representou um significativo avanço, pois foram ainda criadas várias comissões para discutir assuntos de interesse dos profissionais”.

 

Reajuste de 5,6% na Cosipa
Reunidos em assembléia geral extraordinária no dia 25 de maio, os engenheiros da Cosipa decidiram aprovar uma das propostas apresentadas pela companhia no dia anterior, durante a quarta rodada de negociações para renovação do acordo coletivo de trabalho. Assim, eles terão um abono de R$ 500,00 no mês de maio e 5,6% de reajuste salarial, referente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), a partir de 1º de junho.

 

Fechado acordo na Sabesp
Em assembléia geral extraordinária no dia 27 de maio, os engenheiros que atuam na companhia decidiram suspender a greve que haviam iniciado no dia anterior e aprovar o acordo coletivo de trabalho. Esse inclui, entre outros itens, reajuste salarial de 4,18%, correspondente ao IPC da Fipe; garantia do nível de emprego em 98%; salário mínimo profissional em cumprimento à Lei 4.950-A/66 e à Constituição e não-desconto dos dias parados. Na assembléia, a categoria deliberou ainda continuar a luta pelo adicional por tempo de serviço, a melhoria do plano de remuneração e a reposição das defasagens salariais.

 

Texto anterior

JE 234