Participação qualificada

O lançamento do Conselho Sindical, em 29 de maio último, numa reunião realizada na Capital, com aproximadamente 500 sindicalistas, inclusive representantes do SEESP, constitui-se em positiva iniciativa da Delegacia Regional do Trabalho.

Conforme anunciado pelo delegado Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, a proposta visa garantir a participação efetiva do movimento de trabalhadores no Governo. Numa fórmula que incluirá membros indicados pelas entidades e pela DRT, o Conselho se formará com o objetivo de democratizar e fortalecer as relações entre esses atores. Além disso, pretende potencializar as ações sociais do órgão público, também com a participação do movimento sindical. Os temas em pauta são primeiro emprego, formação, qualificação e geração de renda, combate à fome, ao trabalho infantil, à discriminação e à precarização do trabalho. A pauta, como se vê, é extensa e estimulante.

Quanto à metodologia do trabalho, duas características essenciais também são muito positivas. A primeira, a idéia de se constituir conselhos regionais, de acordo com a distribuição das subdelegacias do trabalho, que somam 24 em todo o Estado. Isso possibilitará ações descentralizadas e voltadas mais adequadamente a cada região. O segundo aspecto positivo é a participação direta dos sindicatos de base. Diferentemente de outras iniciativas, em que as centrais têm merecido inserção privilegiada, nesse caso ocorre o inverso. Acertadamente, o delegado regional do trabalho ponderou que “quem vai à DRT” são os sindicatos, que participam do dia-a-dia de suas respectivas categorias.

A proposta, assim, anuncia-se como uma grande chance de participação qualificada ao movimento sindical. É preciso agora assegurar sua implantação e efetivação. A oportunidade, inédita em nossa história, deve ser aproveitada em favor dos trabalhadores, do avanço da democracia e da melhoria de nossas condições de vida.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Texto anterior