SEESP PREPARA-SE PARA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2002

A segunda edição do Fórum Social Mundial acontecerá entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2002, novamente em Porto Alegre. Mais que um congraçamento das forças progressistas do Planeta, o encontro pretende eleger propostas concretas de ação, segundo o que foi discutido na reunião do Conselho Internacional do Fórum, encerrada em 1º de novembro. Isso só aumenta a importância desse evento, que representou o renascimento da esperança por um mundo mais justo.

O FSM nasceu como contraponto à pomposa reunião do Fórum Econômico Mundial, tradicionalmente realizada em Davos, onde há anos os poderosos reúnem-se para traçar o destino da humanidade por meio das metas para a globalização econômica. Após a administração da pacata cidade suíça advertir que não sediaria a reunião para evitar o tumulto causado pelos protestos contra o neoliberalismo, os organizadores resolveram transferi-la para Nova York. Anunciada como um gesto de solidariedade, é mais provável que a medida vise aproveitar-se da escalada contra os direitos civis já instalada na cidade e do aparato policialesco para reprimir os manifestantes. Além disso, impossível não ver aí uma tentativa de calar as vozes dissonantes, que se sentirão intimidadas a se pronunciar tendo como pano de fundo a tragédia vivida pelos novaiorquinos.

Esse novo contexto internacional, em que os Estados Unidos mais uma vez se arrogam o papel de paladinos do bem e a da justiça, enquanto bombardeiam a já sofrida população afegã, reforça a importância do FSM. Em vez de recuar, aqueles que enxergam a necessidade de construir um outro mundo devem se organizar e buscar a unidade que transformará o sonho em realidade.

O SEESP participou do FSM 2001, enviando delegados e realizando oficinas que discutiram temas considerados fundamentais para as populações do mundo – água, energia, meio ambiente, habitação e direitos trabalhistas. Empenhado em promover as discussões preparatórias para Porto Alegre, o Sindicato integra o Comitê Paulista em Apoio ao Fórum Social Mundial, cujos eventos e reuniões acontecem em sua sede, na Capital. 

Evidentemente, no ano que vem, lá estaremos novamente, debatendo alternativas, propondo saídas e buscando caminhos para as mudanças que são não só necessárias, como urgentes. Estamos organizando nossa delegação e preparando nossas oficinas. Convictos de que um outro mundo é possível, levaremos ao Sul as propostas dos engenheiros de São Paulo para construí-lo.

 

Eng. João Paulo Dutra
Vice-presidente do SEESP

 

Saiba mais sobre o FSM acessando este sítio (www.seesp.org.br) ou:

www.fsmcomitepaulista.org
www.forumsocialmundial.org.br
www.portoalegre2002.org

Volta