VAGAS NA TELEFÔNICA: VEJA QUEM ESTÁ APTO AOS CARGOS

A superintendente de Recursos Humanos da Telefônica, engenheira Iracema Mathias Nascimento, falou sobre o perfil ideal dos candidatos às 60 vagas abertas na empresa.

JE On Line:
Que formação deve ter o profissional?
Iracema Mathias Nascimento: Procuramos principalmente engenheiros de telecomunicações, mas não temos apenas profissionais com essa formação, porque existem poucas escolas. Admitimos também engenheiros eletrônicos ou eletricistas que se especializaram no setor. E não selecionamos por escola.

JE: Cursos de especialização são importantes?
Iracema: Isso sempre é bem-vindo, especialmente em segmentos em que é mais difícil formar técnicos dentro do mercado. Se ele for, por exemplo, um engenheiro da área de SDH, uma técnica de transmissão, uma formação mais profunda nesse assunto pode contribuir para uma função específica na área.

JE: A Telefônica está dando preferência a profissionais já experientes?
Iracema: Em algumas áreas, estamos buscando pessoas já prontas, o que não está sendo muito fácil, especialmente em mídia, ATM, SDH, que são as novas tecnologias. Estamos contratando outros num nível intermediário e, por fim, aqueles que pretendemos formar aqui. Nós dividimos de uma forma que possamos atender a demanda de hoje, o que redunda na carreira júnior, pleno e sênior.

JE:
A Telefônica dá preferência ao profissional com conhecimento mais específico ou genérico?
Iracema: Depende da posição que ele vai ocupar. Um generalista é aquele que sabe um pouquinho de cada coisa e isso é interessante se o engenheiro for trabalhar com soluções com clientes, quando vai precisar ter uma visão geral do cenário, lidar com pesquisa de mercado, conhecer marketing. Contudo, se ele vai atuar num segmento com focos de novas tecnologias, ele deve ter um profundo conhecimento naquilo.

JE:
Quais as perspectivas de carreira?
Iracema: Nós criamos a carreira em Y e ele tanto pode ascender como gestor estratégico ou como técnico, vai depender do perfil pessoal de cada profissional. No primeiro caso, o engenheiro pode ser um gerente e terá características fortes de gestão de grupo. No segundo, pode subir na carreira sem perder o foco da tecnologia.

JE:
É possível o engenheiro migrar de outras áreas para a de telecomunicações?
Iracema: É plenamente possível. Hoje temos muitas escolas, inclusive USP, Unicamp, Faap e São Judas, que oferecem cursos de especialização nesse segmento.

JE:
O que é importante no currículo?
Iracema: O engenheiro deve focar bastante o que empreendeu na sua carreira, especialmente nos últimos dois ou três anos. Excesso de cursinhos não agrega muito, a não ser aqueles que trouxeram real aporte de conhecimento. É fundamental que ele coloque a disposição em relação ao futuro.

JE:
Qual é o perfil do engenheiro ideal?
Iracema: É aquele com bom conhecimento técnico ou disponibilidade de aprender e um perfil empreendedor. Iniciativa é muito importante para que o técnico receba uma tarefa de um executivo e, com algumas diretrizes, saiba se virar, não se paralise diante das dificuldades, ofereça soluções. É preciso que ele tenha outras competências além da técnica, como capacidade de liderança, trabalho em equipe, estar pronto a novos desafios, conviver bem com a mudança. Deve ser bom de redação, saber fazer uma apresentação executiva, ter uma boa síntese num relatório.

EMPREGO À VISTA

Área de atuação: Projetos e implantação de equipamentos; administração de redes e serviços; programação e controle de investimento; projeto de rede externa; operação e manutenção; planejamento e desenvolvimento de tecnologias.

Principais atividades: Elaborar, coordenar e acompanhar o desempenho da planta de telecomunicações; supervisionar alarmes dos equipamentos de comutação, transmissão e infra-estrutura; administrar a rede inteligente; coordenar trabalhos de gestão de rede estadual e nacional, prestando atendimento aos clientes e disponibilizando informes estatísticos da evolução da rede e satisfação dos clientes; desenvolver e administrar aplicativos locais para controle informatizado e dar suporte aos usuários para elaboração de consultas e relatórios avançados em MS-Access baseado em informações de sistemas corporativos (SAP/R3, CSO, CADCEN, entre outros).

Conhecimentos necessários: Sistema de telecomunicações, conhecimento específico em comutação, transmissão e tráfego telefônico; conhecimento e domínio sistêmico dos diversos níveis da rede de telecomunicações; domínio do protocolo de sinalização SCCN7 baseado em recomendações da ITU-T; conhecimento das divisões funcionais, tais como: subsistema de usuário de telefonia e rede inteligente (SCCP, TCAP, INAP); desejável conhecer a arquitetura e topologia da rede inteligente; gestão, organização e métodos operacionais.

A Telefônica oferece "salário compatível com o mercado" e programa de benefícios incluindo: Plano médico, assistência odontológica com subsídio, associação dos empregados, descontos em medicamentos e em aparelhos auditivos, cesta básica, vale-refeição e seguro de vida.

Os interessados devem entrar em contato com a Bolsa de Empregos do SEESP, pelo telefone (11) 3113-2600, ramal 670

Volta