CAMPANHA SALARIAL 


Engenheiros querem garantias

Nessas campanhas salariais, os engenheiros pleiteiam reajuste pelo ICV-Dieese e reposição automática sempre que a inflação atingir valor igual ou superior a 5%, no mesmo índice. Além disso, estão na pauta a manutenção das conquistas anteriores, dos níveis de emprego, a Participação nos Lucros e Resultados e o implemento das cláusulas de benefícios sociais. Essas reivindicações vão ao encontro da realidade nacional, e representam garantias fundamentais nos dias atuais.

Para obtê-las, é imprescindível a mobilização de toda a categoria, principalmente porque, além das dificuldades inerentes à privatização, nas estatais a posição geral tem sido rígida. Abaixo, o andamento das campanhas:

Pauta unificada

Aos setores de indústria, comércio, consultoria e construção civil foi aprovada pauta de reivindicações unificada. As negociações com a Fiesp (indústrias), FCESP (comércio), Sinaenco (consultoria), Sinduscon (construção civil) e Sindimaq (indústria de máquinas) já tiveram início. Até o fechamento desta edição, o Sinicesp (construção pesada) não havia se pronunciado sobre a pauta.

Data-base

Frente à recusa da Sabesp em iniciar negociações e garantir a data-base em 1º de maio, os engenheiros que trabalham nessa estatal decidiram em Assembléia Geral Extraordinária realizada em 27 de abril último entrar em estado de greve e, caso a empresa não altere sua postura, o SEESP ingressará com pedido de dissídio coletivo junto ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho), o qual poderá ser inclusive de greve. Já o Dersa reconheceu a data-base da categoria – também em 1º de maio – em mesa-redonda na DRT (Delegacia Regional do Trabalho), convocada pelo Sindicato e realizada em 28 de abril. Na Cetesb, no Metrô e na CDHU, por sua vez, os engenheiros também tiveram assegurada a data-base em 1º de maio, e estão em curso as negociações.

Energéticas

Com data-base em 1º de junho, estão começando as campanhas salariais nas empresas energéticas. Os engenheiros que trabalham na Comgás, CPFL, Cesp e Elektro definiram suas pautas de reivindicações em Assembléias Gerais Extraordinárias que ocorreram no mês de abril último.

Bancos

Definida também em assembléia da categoria, no dia 18 de março último, a pauta de reivindicações dos engenheiros que atuam no setor bancário em São Paulo – cuja data-base é 1º de junho – foi encaminhada ao respectivo sindicato patronal, visando o início das negociações.

Dissídio coletivo

A negociação entre a Ferroban e os sindicatos ferroviários e dos engenheiros vem ocorrendo desde o final do ano passado. Os representantes dos trabalhadores estão reivindicando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho por um período de dois anos e reajuste salarial pelo ICV-Dieese. Como a data-base na empresa é em 1º de janeiro, o Acordo Coletivo 1997/1999 vem sendo sucessivamente prorrogado pela companhia durante o processo de negociação (o último acerto expira no próximo dia 30).

Já com relação à CPTM, cuja data-base também é em 1º de janeiro, o SEESP, tendo em vista as dificuldades na negociação, recorreu à DRT (Delegacia Regional do Trabalho). Em mesa-redonda ocorrida no dia 8 de abril último, a empresa não apresentou qualquer contraproposta sobre itens econômicos e ainda demonstrou a pretensão de alterar conquistas anteriores, o que significaria retrocesso. O Sindicato dos Engenheiros rejeitou essa proposição. Encerrada a negociação, resta como alternativa ingressar com dissídio coletivo.

Contribuição fundamental

Como é possível observar, neste ano os desafios para se preservar conquistas anteriores e garantir outras têm sido ainda maiores, dada a situação vigente no País. Diante desse cenário crítico, a colaboração da categoria torna-se ainda mais importante. Uma forma de auxiliar é através do pagamento da contribuição assistencial. Parte integrante do Acordo Coletivo de Trabalho, visa assegurar seu cumprimento, bem como manter as campanhas salariais e as atividades do SEESP, o único que pode representar legal e coletivamente os engenheiros na defesa dos seus interesses nessa relação capital-trabalho. Portanto, precisa estar fortalecido, especialmente em momentos como o atual, e cabe aos profissionais do setor ajudá-lo nessa busca.

Volta