ESPAÇO DO LEITOR


A VOZ QUE VEM DA SÉRVIA

Sou engenheiro de computação e analista de sistemas em Belgrado. Claro que, desde o início da guerra, eu não trabalho. Aqui, nós ainda não entendemos como a Otan e os Estados Unidos esperam derrubar Milosevic bombardeando pessoas inocentes. (...) Essa "política de Tomahawks" foi desastrosa. A Otan bombardeou e matou muita gente na Iugoslávia, incluindo Kosovo, onde criaram uma catástrofe humanitária. Eu não acredito que o exército iugoslavo esteja matando civis albaneses, eles estão lutando apenas contra o Exército de Libertação de Kosovo. Mas existem obviamente grupos paramilitares que estão forçando as pessoas a deixarem suas casas. Porém, muitas também estão deixando Kosovo devido aos ataques da Otan.

(...) Além disso, eles recusaram a oferta de paz do lado iugoslavo, ao que tudo indica, por motivos financeiros. Eles já lançaram mais de mil mísseis Tomahawk em nossas cidades. Só com eles, já gastaram mais de US$ 1,3 trilhão (com todo esse dinheiro poderiam alimentar a África inteira por dois anos). E ainda estão matando pessoas inocentes. Incendiaram o centro da cidade Aleksinac, onde muitas pessoas morreram; um quarteirão inteiro foi pelos ares em Cuprija. A Otan atacou o centro de Belgrado, atingindo dois prédios do Ministério. Perto dali, está a maior maternidade da Iugoslávia que também foi atingida durante o bombardeio. (...)

Todas essas pessoas gostariam de ver como Clinton e seu governo se sentiriam sob ataque, se seus filhos não pudessem sair sem medo de que algum míssel os acertasse... Eu ainda não posso acreditar que isso esteja acontecendo. É como um pesadelo. Eu espero que tudo isso termine logo. Nós apenas queremos viver como qualquer outro povo no mundo.

Dejan Andjelkovic
Pancevo, Sérvia

 

Volta