Associação dos Engenheiros de Bauru


Entidade auxilia comunidade

A Assenag atua na urbanização da cidade, considerada uma das mais favoráveis aos negócios, e oferece cursos e assistência médica e jurídica a 506 associados.


Há pouco mais de cinco anos, uma pesquisa da Simonsen Associados, publicada pela Revista Exame, apontava a cidade de Bauru, a 370 quilômetros da Capital, como a melhor para a realização de negócios. Atualmente, o município tem uma população de 330 mil habitantes, sendo 202 profissionais de nível superior a cada 10 mil habitantes, quatro universidades e uma faculdade.

É nesse cenário que a Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru), que completa 33 anos em agosto próximo, desenvolve um trabalho voltado à comunidade local. Segundo o engenheiro Jocelyn Fernandes Lopes Júnior, seu presidente para a gestão 1998-2000, "o papel essencial da entidade é atuar em prol dos 506 associados, auxiliando-os para uma colocação no mercado de trabalho ou na busca de um melhor emprego. Além de dar total assistência à população em situações referentes a enchentes, desmatamento ou ainda em um projeto de um novo bairro". Nesse último caso, contou ele, verificando a infra-estrutura, como asfalto, iluminação, tipo de lotes urbanizados, saneamento, a fim de dar ou não o aval ao projeto. "A associação atua sempre que necessário, discutindo, avaliando e criticando. Esse é o apoio, a ajuda tecnológica que damos à sociedade", garantiu. Exatamente por esse tipo de atuação, Lopes considera vital a aproximação entre a Assenag, o Sindicato e o Crea-SP. "É de suma importância que essas três entidades andem juntas em todos os sentidos: social, tecnológico, comercial e financeiro."

Nova sede

A nova sede da associação foi inaugurada em maio de 1998, estando em funcionamento o primeiro andar, que abriga a administração da entidade, a inspetoria executiva do Crea-SP e o salão de eventos. No segundo andar, que estará pronto em maio próximo, haverá três salas, uma para a presidência, uma para a diretoria e outra com capacidade para
40 pessoas, destinada à realização de cursos. "Conseguimos essa estrutura devido à atuação de todas as diretorias que estiveram à frente da Assenag nos últimos 12 anos, que adquiriram um terreno próprio bem-localizado e ousaram iniciar uma obra, com o objetivo de melhor atender o associado", afirmou Lopes.

Faz parte, ainda, da dinâmica da Assenag oferecer aos filiados e demais interessados cursos, palestras, seminários. No ano passado, aconteceram cursos de informática, inglês, hidráulica, entre outros. Para março, está programado o de Especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental, que será ministrado pela USP (Universidade de São Paulo), com promoção da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária). A duração será de um ano e terá a participação de 35 alunos. E os benefícios não param por aí: os associados dispõem de assessoria jurídica, assistência médica, área de lazer com churrasqueira e salão para festas.
 

Atual Diretoria - Gestão 1998/2000

Jocelyn Fernandes Lopes Júnior 
presidente

José Luiz Miranda Simonelli
vice-executivo

Marcos Wanderley Ferreira
vice-engenharia

Cláudio Antônio Berriel Ricci
vice-arquitetura

Luiz Bombonato Filho
vice-agronomia

Richard Gebara
1º tesoureiro

José Valério Neto
2º tesoureiro

César E. Ramos Pucci
1º secretário

José Fernando Veri
2º secretário

Departamento Social

Telma M.Germani Peres
José Carlos Cardoso Júnior
Jaime Simão
Carlos Fernando P. Marques
Departamento Cultural
Braz Melero
José Alfredo Pauletto Pontes
Emília Falcão Pires
Departamento de Patrimônio
Antônio Carvalho Buffa
José Mauro da C. Carneiro
Departamento de Esportes
Natalino Lourenço Júnior
Francisco de Assis Moura Júnior

 

 

Volta