JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação mensal do SEESP enviada aos seus associados

Edição 131 – 1 a 15 de Dezembro/1998 - Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

 

Envie seus comentários sobre matérias ou sugestões. clique aqui

 

CURSOS & EVENTOS

DEZEMBRO / 98

7 e 8

Formação de Auditor Ambiental ISO 14000
Treinamento profissional que visa capacitar os participantes e fornecer as ferramentas necessárias ao entendimento e auditoria das Normas de Sistema de Gestão Ambiental, tem duração de 16 horas. É promovido pela Fundação Vanzolini. Maiores informações pelos telefones (011) 818-5365 e 814-7366, ramais 370 e 393 ou home page: http://www.vanzolini.org.br

14

Filosofia 5S
O curso objetiva propiciar mudança dos hábitos e maior conscientização para a conservação e melhoria do ambiente de trabalho, produtos, serviços e processos visando a Qualidade Total. Também promovido pela Fundação Vanzolini, tem duração de 8 horas. Maiores informações pelos telefones (011) 818-5365 e 814-7366, ramais 370 e 393 ou home page: http://www.vanzolini.org.br

 

FEVEREIRO E AGOSTO / 99

USP/MBA – Conhecimento, Tecnologia e Inovação
O curso é orientado a profissionais de diversas áreas, incluindo os responsáveis por atividades ligadas à manufatura, logística, qualidade e manutenção ou à engenharia, desenvolvimento e pesquisa. Entre os seus objetivos estão selecionar projetos para aquisição de tecnologia e investimentos em novos produtos e processos e avaliar a contribuição da inovação para o sucesso da empresa. Compreende 400 horas de atividades regulares em classe, durante doze meses, desenvolvidas na Cidade Universitária, nas novas instalações da FEA/USP, mais 100 em estudos e pesquisas fora da sala de aula, visitas e elaboração do projeto individual. Maiores informações pelos telefones (011) 818-5844 / 5818 / 5973 / 5966.

 

EDITORIAL
Contra a desregulamentação


SÃO PAULO NO CONFEA

É hora de votar em mudanças


RECEITAS E DESPESAS
SEESP apresenta relatório financeiro


BENEFÍCIOS
Programe sua viagem de férias
Fique atento
Terapias alternativas
Boa saúde é fundamental
Unyfono de São Paulo
Tratamento psicológico


PONTO A PONTO
Novas diretorias são empossadas no interior
Hidrovia Tietê-Paraná em pauta
Pela garantia de data-base
Festa em Taubaté
Dia do Engenheiro discutirá tecnologia e desenvolvimento
Personalidade da Tecnologia


REPORTAGENS
Análise Econômica
"O pacote acertado com o FMI e Clinton é a velha cartilha recessiva que apenas agrava os problemas e afugenta os investidores em prazos mais curtos."

Privatização
Encerrado o processo de privatização da RFFSA, com a concessão da Malha Paulista, em 10 de novembro último, resta esperar que o transporte de carga receba os investimentos previstos pelo BNDES. As demissões ocorridas nas demais empresas devem se repetir na ex-estatal paulista.

Reestruturação
Com propostas renovadas e garantida a estrutura mínima ao seu funcionamento, o órgão interno do SEESP voltado à tecnologia começa a trilhar Novos Rumos.

 


 

 

 

Volta

JORNAL DO ENGENHEIRO - Publicação mensal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Diretora Responsável:
Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial: Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Carlos Augusto Ramos Kirchner, César Augusto Alves Rodrigues, Cid Barbosa Lima Jr., João Paulo Dutra, José Elias de Paiva Jr., Lupércio Ziroldo Antônio, Marcos Wanderley Ferreira, Paulo Augusto Soares, Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, Carla Assed Marino de Paiva, Fernando Gomes e João Guilherme Vargas Neto. Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro - Mtb 23.804. Repórteres: Rita Casaro, Soraya Misleh, Lourdes Silva. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza. Revisora: Soraya Misleh. 

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone 11 3113-2600 e-mail: imprensa@seesp.org.br